SóProvas


ID
653014
Banca
CEFET-BA
Órgão
PC-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) O exame de microcomparação com os projéteis disparados possibilita a identificação individual de uma espingarda.

( ) A microcomparação entre projéteis coletados em diferentes locais de crime pode propiciar o estabelecimento de uma correlação entre os respectivos eventos.

( ) A identificação indireta de uma arma de fogo pode ser feita mediante o confronto balístico das deformações examinadas nos estojos da munição disparada.

A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Analisando as assertivas:

    ( ) O exame de microcomparação com os projéteis disparados possibilita a identificação individual de uma espingarda. 

    Falso. As espingardas são armas de "alma lisa"  que utilizam munição de projéteis múltiplos, ou seja, não possuem estrias no interior do cano, que servem para fazer o projétil girar sobre seu próprio eixo e ganhar momento angular, garantindo assim a estabilidade do projétil durante o trajeto.  Essas estrias no interior do cano é que possibilitam a microcomparação entre os projéteis disparados, já que elas criam ranhuras específicas nos projéteis disparados pela arma.  

    ( ) A microcomparação entre projéteis coletados em diferentes locais de crime pode propiciar o estabelecimento de uma correlação entre os respectivos eventos. 

    Verdadeiro. Com a microcomparação dos projéteis pode ser constatada a utilização de uma mesma arma de fogo em dois locais de crime diferentes, estabelecendo-se uma relação entre os eventos (ex.: mesma autoria).

    ( ) A identificação indireta de uma arma de fogo pode ser feita mediante o confronto balístico das deformações examinadas nos estojos da munição disparada. 

    Verdadeiro. Cada arma de fogo deixa uma espécie de "assinatura" nos estojos acionados em seu interior, e estas ranhuras e deformações podem ser comparadas com auxílio de microscópio, possibilitando a identificação indireta da arma.
  • Mega Objetivo:

    Espingarda NÃO POSSUI RAIA, logo, não é possível deixar suas características nos "projétis"
  • Na balística forense, para armas de fogo, existem dois métodos de identificação: identificação direta e a identificação indireta. Na identificação direta ou imediata, o exame é realizado nela própria, ou seja, das suas características e peculiaridades distintivas. Já na identificação indireta ocorre o exame é feito através de estudo comparativo de características deixadas pela arma nos elementos de sua munição. Na identificação indireta, usam-se métodos comparativos macro e microscópicos nas deformações verificadas nos elementos da munição da arma questionada ou suspeita.

  • Espingarda = alma lisa = não dá pra fazer microcomparação balística. 

  • Empirismo; interdisciplinaridade (saberes parciais que se entegram e cooperam entre si)

    Abraços

  • Tecnicamente a marco do percussor fina na ESPOLETA e não no estojo. Mas por eliminação dava para acertar a questão.

  • A 1ª está ERRADA pois a espingarda é uma arma com cano de alma lisa, conforme preconiza o Art. 3º, V, f da Portaria nº 001-DLog, de 17 de janeiro de 2006. Tal fato não permite comparação entre os projéteis, pois nestes não há marcas deixadas pelo cano;

    A 2ª é VERDADEIRA pois é possível identificar projéteis disparados pela mesma arma, desde que seja de cano de alma raiada, ou seja, tenha ranhuras que deixam marcas nos projéteis;

    A 3ª acredito que esteja ERRADA por conta do termo "estojo" utilizado ("deformações examinadas nos estojos da munição disparada"), a parte da munição que passa pelo cano e fica com as marcas das raias é o projétil e não estojo.

    COM ISSO, ACREDITO QUE ESTA QUESTÃO SEJA PASSÍVEL DE ANULAÇÃO, POIS O GABARITO SERIA: F, V, F

  • a título de explicação, também podem haver marcar características nos estojos, uma vez que o extrator deles pode deixar marcas específicas, principalmente quando seu funcionamento não estiver perfeito. acredito que é por essa razão que está correta assertiva

  • A identificação indireta de uma arma de fogo pode ser feita mediante o confronto balístico das deformações examinadas nos estojos da munição disparada.

    ERRADO!!! O Certo seria PROJETIL, e não ESTOJO.

  • Na identificação indireta, usam-se métodos comparativos macro e microscópicos nas deformações verificadas nos elementos da munição. Nas armas de alma raiada, a análise é nas deformações contidas no projétil, e nas armas de alma lisa, a identificação é feita nas deformações impressas no estojo. Logo, a assertiva III está correta!