SóProvas


ID
653020
Banca
CEFET-BA
Órgão
PC-BA
Ano
2008
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Identifique com V as afirmativas verdadeiras e com F, as falsas.

( ) Tecnicamente, o tiro só é acidental quando efetuado sem o acionamento do gatilho.

( ) A simples comparação visual do projétil já permite a identificação individual da arma.

( ) Chamuscamento, esfumaçamento e tatuagem são indicativos de tiro à curta distância.

A alternativa que contém a seqüência correta, de cima para baixo, é a

Alternativas
Comentários
  • Questão com pegadinha, muito BOA!!

    Primeira Opção - CORRETA
    É necessário estabelecer a diferença entre disparo acidental e tiro acidental, pois disparar é colocar o mecanismo de disparo da arma em movimento. E, para que um disparo acidental produza um tiro acidental, é necessário que ocorra a detonação e deflagração de um cartucho e a projeção de um projétil através do cano da arma, sendo que nem todo disparo dá origem a um tiro, mas todo tiro é precedido do disparo do mecanismo da arma. Daí o tiro acidental ser todo tiro que se produz em circunstâncias anormais, sem o acionamento regular do mecanismo de disparo, devido a defeitos ou falta do mecanismo de segurança da arma.

    Segunda Opção - FALSA
    Dentre os elementos de munição mediante os quais é possível a identificação mediata das armas de fogo, os projéteis são os que possuem maior soma de características indiciárias, permitindo, geralmente, o estabelecimento do nexo causal entre a lesão ou o dano material produzidos por um ou mais tiros da arma considerada, sendo os mais freqüentemente submetidos ao exame pericial.
    Geralmente o projétil encontra-se no corpo da vítima ou no local do crime, sendo mais freqüente o primeiro caso.
    Em qualquer das hipóteses, o perito balístico irá examinar o projétil, verificando seu peso, formato, comprimento, diâmetro, composição, calibre, raiamento, estriações laterais finas e deformações.
    O calibre da arma serve para demonstrar a medida do cano, a raiação indica o tipo de arma e a estriação lateral fina individualiza a arma.
    O perito ao estudar o raiamento deverá observar a sua correspondência com a arma suspeita, mencionando o seu número, a sua largura, o seu aspecto se estas são dextroversas ou sinistroversas, ou seja, se são obliquamente dirigidas para a direita ou para a esquerda.

    Terceira Opção - CORRETA
    Tiro a curta distância: mostram forma arredondada ou ovalar, orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo (passagem do projétil pelos tecidos, atritando e contundindo e limpando neles suas impurezas) , halo de tatuagem (impregnação de grânulos de pólvora incombustos), orla de esfumaçamento (depósito de fuligem), zona de queimadura (zona de chama), aréola equimótica (sufusão hemorrágica de rotura de pequenos vasos ) e zona de compressão de gases (depressão da pele pela ação mecânica da coluna de gases que segue o projétil).


    FONTE: http://jus.com.br

  • Zonas: chamuscamento (próximo, 5 cm); esfumaçamento (médio, 30cm); tatuagem (mais distante, 50 cm).

    Abraços

  • incidente de tiro--------- sem danos materiais ou pessoais

    acidente de tiro---------- com danos materiais ou pessoais

    tiro acidental----------- não há o acionamento regular do gatilho ( necessariamente há o acionamento da espoleta)

    disparo acidental----- há o acionamento regular do gatilho ( independe do acionamento da espoleta)

  • indique a fonte das respostas, por favor

  • KD A FONTE???

  • KD A FONTE???

  • Ta bom examinador, eu vou tirar a minha arma do coldre e sem querer eu aciono o gatilho, nesse caso o disparo foi intencional ne? É cada questão que vou te contar.

  • https://www.youtube.com/watch?v=k-CMolPJ7JI

    Achei uma explicação dessa questão.

  • Devemos fazer a distinção entre tiro acidental e tiro involuntário. O primeiro é provocado sem acionamento regular do mecanismo de disparo, ao passo que tiro involuntário pressupõe ação do atirador no mecanismo de disparo, mesmo que essa ação seja involuntária, não intencional.

  • INCIDENTE DE TIRO

    • sem danos materiais ou pessoais

    ACIDENTE DE TIRO

    • com danos materiais ou pessoais

    TIRO ACIDENTAL

    • Disparo produzido em circunstâncias anormais, sem o acionamento intencional e regular dos mecanismos de disparo.
    • Normalmente, os tiros acidentais ocorrem devido a defeitos ou falhas nos mecanismos gerais e de segurança da arma.

    DISPARO ACIDENTAL

    • Acionamento regular do gatilho por parte do atirador, sem o propósito para isso

    FONTE: infoarmas.com.br/disparo-acidental-x-tiro-acidental/

  • a) Tiro acidental é aquele resultante do disparo da arma de fogo que não foi causado pela ação humana nos mecanismos de acionamento do gatilho. O gatilho foi acionado, mas não foi o ato humano que realizou esse acionamento. Segundo Rabello (Rabello, 2011, p. 228), tiro acidental é “Todo tiro que se produz em circunstâncias anormais, sem o acionamento regular do mecanismo de disparo, devido a defeitos ou falta de segurança do mecanismo da arma”

    b) Tiro involuntário é aquele produzido pelo normal acionamento do gatilho por meio dos mecanismos de acionamento da arma, porém, o atirador não tinha intenção alguma de realizar o disparo.

    c) Acidente de tiro é aquele em que um mecanismo da arma falhou e ocorreu dano no atirador ou mesmo na arma. Esse funcionamento anormal prejudica o atirador e/ou o seu armamento, como no caso da arma, literalmente, explodir durante o tiro.