OPÇÃO A - ERRADA: A Era Vargas caracterizou-se pela reforma do aparelho do Estado sob uma orientação burocrática.
OPÇÃO B - ERRADA: A criação do DASP foi a primeira grande tentativa de reforma do aparelho do Estado, uma gestão pública burocrática em 1936/37. Por tanto, antes da década de 40, PREVALECIA o patriarcalismo na administração pública.
OPÇÃO C - CORRETA: Durante o regime militar dos anos 70, prevalece o crescimento da administração indireta. O Decreto-Lei n. 200/67 fundamenta metade da afirmação pois, na tentativa de superação da rigidez burocrática, colocou ênfase na descentralização e na demarcação entre adm direta e indireta, promovendo a transferência de atividades de produção de bens e serviços para autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista. A profissionalização de seu alto escalão - segunda afirmação - regido pelo regime celetista está diretamente ligado ao fato de que, "Nas unidades descentralizadas foram utilizados empregados celetistas, submetidos ao regime privado de contratação de trabalho. O momento era de grande
expansão das empresas estatais e das fundações. Através da flexibilização de sua administração buscava-se uma maior eficiência nas atividades econômicas do Estado, e se fortalecia a aliança política entre a alta tecnoburocracia estatal, civil e militar, e a classe empresarial (...) ao invés de se preocupar com a formação de administradores públicos de alto nível selecionados através de concursos públicos, preferiu contratar os escalões superiores da administração através das empresas estatais." (Bresser Pereira, 1996 - Revista do Serviço Público, 47).
OPCÃO D - ERRADA: Avaliação de desempenho é uma diretriz do modelo gerencial e não do burocrático.
OPÇÃO E - ERRADA: Alguém pode sem dificuldade analisar essa opção melhor, mas marcaria errado pela pegadinha do princípio do mérito. Esse princípio já está presente no modelo burocrático weberiano, rompendo com o clientelismo do modelo patriarcalista. Não confundido com os preceitos de mérito pessoal, presentes no modelo gerencial através da diretriz de avaliação de desempenho. É minha opinião.
GABARITO LETRA C
c) Durante o regime militar dos anos 70, prevalece o crescimento da administração indireta e com ela a profissionalização de seu alto escalão, regido pelo regime celetista. (CORRETA)
JUSTIFICATIVA: "No regime militar percebe-se uma dupla característica: uma forte centralização política de poder e de recursos no nível federal, e uma descentralização no nível administrativo, através da Administração indireta (descentralização funcional). A Administração indireta era mais ágil e podia contratar diretamente quadros de pessoal sob o regime da CLT." (Augustinho Paludo, "Administração Pública", p. 89)
c) Durante o regime militar dos anos 70, prevalece o crescimento da administração indireta e com ela a profissionalização de seu alto escalão, regido pelo regime celetista.
Realmente é verdade! No modelo administrativo do tempo dos militares, os altos escalões e grandes administradores do serviço público eram cooptados diretamente (sem concurso) do setor privado.
Regime Jurídico Único, colocando os servidores das autarquias e fundações públicas como estatutários só foi devidamente implementado após a CF/88.
Resposta: C.