SóProvas


ID
65425
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Pedagogia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes com relação ao planejamento de
ensino e seus elementos constitutivos.

A priorização das técnicas e dos equipamentos de ensino e a interdependência dessas técnicas com a habilidade a ser desenvolvida são características de um planejamento de acordo com a abordagem crítica.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    - Prática docente crítica e construtiva;

    O ensino crítico é engendrado no processo de ensino, que se desdobra em fases didáticas coordenadas entre si que vão do conhecimento dos conceitos científicos ao exercício do pensamneto crítico, no decurso das quais se formam processos mentais, desenvolve-se a imaginação, formam-se atitudes e disciplina mental.

    O texto fala-se de tecnicismo educacional:" A didática instrumental está interessada na racionalização do ensino, no uso de meios e técnicas mais eficazes".

    Para compreendermos melhor; classificação das tendências pedagógicas:

    Cunho liberal:

    * Pedagogia Tradicional
    * Pedagogia Renovada e
    * tecnicismo educacional

    Teorias críticas da Educação:
    São tendências de cunho progressista interessadas em propostas pedagógicas voltadas para o interesse da maioria
    da população:
    *Pedagogia Libertadora
    *Pedagogia crítico-social dos conteúdos.

    Libâneo explica!!
    Portanto tecnicismo e planejamento de acordo com a abordagem crítica, são de tendências diferentes uma de cunho liberal e outra progressista.
     

  • Gabarito E - A tendência da pedagogia crítico-social dos conteúdos propõe uma síntese superadora das pedagogias tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta (LIBÂNEO, 1990). Esta valorização consiste na preparação do educando para o mundo adulto, por meio da aquisição de conteúdos culturais universais, mas reavaliados frente às realidades sociais. Essa maneira de apreender os conteúdos, que estão ligados à realidade, passa da experiência imediata e desorganizada para o conhecimento sistematizado, permitindo ao educando elementos de análise crítica que o ajude a romper com a ideologia dominante. A prioridade dessa teoria é a unidade entre teoria e prática social e não em técnicas e equipamentos.
  • Questão muito boa.

  • Abordagem tecnicista.