SóProvas


ID
654751
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Durante o vôo, os mosquitos necessitam de uma grande quantidade de energia, para realizar movimentos rápidos e exaustivos dos músculos de suas asas.

Apesar de apresentarem circulação aberta, os mosquitos conseguem movimentar suas asas com grande velocidade porque

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - C

    Os insetos possuem o sistema respiratório traqueal. São 'canos' (traqueas) multibifurcadas que ligam todas as estruturas internas a espiráculos no exoesqueleto. Tal fato permite uma eficiente troca gasosa que confere alto suprimento a atividade muscular, excretória, circulatória e ganglionar nervosa.

  • Alternativa C

    O sangue dos insetos não tem função respiratória, é incolor. Não necessitam, portanto, do sistema circulatório para manterem o voo.
  • Túbulos de Malpighi grosso modo seriam os rins.
    A atividade celular produz continuamente uma série de substâncias inúteis, ou mesmo tóxicas, que devem ser eliminadas do corpo, substâncias estas que recebem o nome de excretas ou excreções. Para tanto, existem os sistemas excretores, como, por exemplo, os túbulos de Malpighi, presentes nos insetos, miriápodes e algumas espécies de aranhas.

    Os túbulos de Malpighi são sacos alongados e cilíndricos, localizados na parte posterior do corpo do animal, tendo uma de suas extremidades conectada ao tubo digestivo na faixa de transição entre os intestinos médio e posterior, e outra que finaliza em fundo cego. O número dos túbulos varia conforme a espécie, sendo, em geral, múltiplos de dois.

    Tais estruturas possuem uma extremidade livre que é mergulhada no hemocélio (uma cavidade originada do sistema circulatório), ocorrendo a filtração por meio de suas paredes. Esse tipo de sistema excretor não conta com uma unidade filtrante (como os néfrons são para os rins, por exemplo): nas células que formam as paredes do tubo acontece o transporte ativo de íons (principalmente sódio e potássio), ácido úrico e outras substâncias presentes na hemolinfa, e transporte passivo  de água por pressão osmótica. Em seguida, o filtrado é transportado até o reto com ajuda dos músculos dos tubos, onde algumas quantidades de sais e água são reabsorvidas. Por causa da diferença de pH nas diversas regiões do túbulo (quanto mais próximo do reto, mais alcalino), o ácido úrico precipita, sendo incorporado às fezes e eliminado posteriormente sob a forma de pasta semi-seca de cor esbranquiçada, extremamente concentrada.

    Em linhas gerais, o principal produto da excreção pelos túbulos de Malpighi são cristais sólidos de ácido úrico, substâncias praticamente insolúveis em água, o que minimiza as perdas desse líquido. A economia de água num processo de excreção é uma propriedade importante desses seres, uma vez que, facilita a adaptação dos mesmos ao meio terrestre.

  • O sistema respiratório dos Insetos é Traqueal, sistema de tubos que percorre o corpo, ramificando-se e difundindo o ar do interior das células, mas não tem nenhuma ligação com o sangue.

    LETRA C

    APMBB