SóProvas


ID
654772
Banca
COMPERVE
Órgão
UFRN
Ano
2008
Provas
Disciplina
Biologia
Assuntos

Ações para prevenção de doenças humanas como a poliomielite, a febre tifóide e a giardíase requerem conhecimentos sobre as relações entre o agente causador, o hospedeiro e o meio ambiente.

No que concerne ao modo de transmissão e às medidas preventivas comuns a essas três doenças, é correto afirmar que todas elas são

Alternativas
Comentários
  • poliomielite, também conhecida como pólio ou paralisia infantil, é uma doença viral altamente contagiosa, que afeta principalmente crianças pequenas. O vírus é transmitido através de alimentos e água contaminados, e se multiplica no intestino, de onde se pode invadir o sistema nervoso. Muitas pessoas infectadas não apresentam sintomas, mas continuam contaminando outras pessoas.[1] Causa paralisia e deformações no corpo. Está sendo erradicada em todo mundo com graças a campanhas de vacinação. Poliós (πολι?ς) significa cinza, myelós (µυελ?ς) se refere à espinal medula e o sufixo -ite é usado para inflamações.

    febre tifoide (pré-AO 1990: tifóide) é uma doença infectocontagiosa causada pela bactéria Salmonella typhi. Trata-se de uma forma de salmonelose restrita aos seres humanos e caracterizada por sintomas sistêmicos proeminentes, sendo endêmica em países subdesenvolvidos.A febre tifóide é uma doença distinta e não relacionada com o Tifo. É transmitida através da ingestão de alimentos ou água contaminada, o mais comum, ou então pelo contato direto com os portadores, através de um beijo por exemplo. Seja qual for a origem a única porta para a sua entrada é a via digestiva.
    Giardíase ou giardiose é a doença provocada pela infecção do intestino delgado pelo protozoário Giardia lamblia, popularmente conhecido como giárdia. A giardíase costuma ser assintomática, mas pode causar diarreia e má absorção intestinal de gorduras. A giardíase está presente em praticamente todo o mundo, mas afeta principalmente crianças em populações de baixo nível econômico e em regiões de clima tropical ou subtropical.A giardíase é causada principalmente pela ingestão de água ou alimentos contaminados por fezes contendo pelo menos 10 a 100 cistos de Giardia lamblia. A exposição deste protozoário ao suco gástrico ocasiona a transformação dos cistos em trofozoítas, que aderem à parede do intestino delgado (daí os nomes alternativos Giardia intestinalis e Giardia duodenalis). Cerca de 9 dias (de 6 a 15) após a infecção, a pessoa começa a eliminar cistos pelas fezes, que podem então contaminar outras pessoas.

    Discute-se ainda a importância da transmissão por contato próximo entre duas pessoas (por exemplo, em creches), ou com animais domésticos, ou ainda através de relações sexuais anais.

    O cisto da Giardia lamblia pode durar até 2 meses fora de um organismo, e pode ser encontrado sob a unha de algumas pessoas.

    [editar]