SóProvas


ID
65500
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

A partir de 1952, o DSM-IV (Manual Diagnóstico e Estatístico
dos Distúrbios Mentais, em sua quarta revisão) substituiu os
conceitos de psicose, neurose e perversão pela noção de distúrbio.
Na segunda revisão de classificação das doenças (CID-10), a
OMS definiu os distúrbios mentais e do comportamento segundo
os mesmos critérios do DSM-IV. Considerando essas
classificações, dois pacientes, um diagnosticado com distúrbio
dissociativo e outro, com diagnóstico de perturbação do curso do
pensamento, podem apresentar, respectivamente

personalidade múltipla e melancolia.

Alternativas
Comentários
  • ERRADOOs transtornos dissociativos são sinônimos transtornos de conversão, segundo o CID-10. Não está relacionado a personalidades múltiplas."Os transtornos dissociativos ou de conversão se caracterizam por uma perda parcial ou completa das funções normais de integração das lembranças, da consciência, da identidade e das sensações imediatas, e do controle dos movimentos corporais. Os diferentes tipos de transtornos dissociativos tendem a desaparecer após algumas semanas ou meses, em particular quando sua ocorrência se associou a um acontecimento traumático. A evolução pode igualmente se fazer para transtornos mais crônicos, em particular paralisias e anestesias, quando a ocorrência do transtorno está ligada a problemas ou dificuldades interpessoais insolúveis. No passado, estes transtornos eram classificados entre diversos tipos de “histeria de conversão”."
  • Esta incorreta pois a personalidade multipla é um tipo de transtorno dissociativo, mas a melancolia não se relaciona com a perturbação do curso do pensamento.
  • Samira, o transtorno de personalidades múltiplas é considerado um caso de transtorno dissociativo sim. Já a melancolia trata-se da tristeza vaga, permanente e profunda, podendo nascer devido a causas físicas ou morais e que leva o sujeito que sofre da mesma a sentir-se triste e a não desfrutar dos prazeres da vida.


  •  

    Transtorno Dissociativo de Identidade

    CID-10: F44.81

     

    DSM-5 - CRITÉRIO A:

    "Ruptura da identidade caracterizada pela presença de dois ou mais estados de personalidade distintos, descrita em algumas culturas como uma experiência de possessão. A ruptura na identidade envolve descontinuidade acentuada no senso de si mesmo e de domínio das próprias ações, acompanhada por alterações relacionadas no afeto, no comportamento, na consciência, na memória, na percepção, na cognição e/ou no funcionamento sensório-motor. Esses sinais e sintomas podem ser observados por outros ou relatados pelo indivíduo."

    (DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014, p. 292).

     

    Abçs.

  • cuidado com essas questões antigas....elas não nos dizem muita coisa hoje em dia. No DSM-5 não consta melancolia.