SóProvas


ID
65521
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TJ-DFT
Ano
2008
Provas
Disciplina
Psicologia
Assuntos

Julgue os itens subseqüentes, relativos à emergência de uma crise
durante o processo psicoterápico.

As crises durante o trabalho psicoterápico são crises emergenciais, resultantes de crises existenciais internas ou externas, as quais exigem abordagens especializadas.

Alternativas
Comentários
  • Por favor, alguém que tenha entendido está questão poderia comentá-la?
  • Acredito que o termo especializadas deva ter assumido um sentido muito restrito, conduzindo dessa forma a questão ao erro.

    Para mim, questão passível de recurso, se bem que redigir recurso para questões de psicologia é muito complicado, são muito subjetivas algumas questões, muitos pensadores que falam de forma diferente e com termos diferentes, as bancas não adotam um pensador ou uma linha de pensamento majoritária, acredito que é um erro terrível para nós concurseiros e para a psicologia que vive recortada de pedaços de teorização.
  • Acredito que o erro está em dizer que as crises durante o processo psicoterápico são emergenciais e exigem abordagens especializadas.  Em outra questão do CESPE o tema foi abordado assim:

    As crises durante o processo psicoterápico são muito corriqueiras, pois fazem parte do processo. Mesmo representando um momento doloroso a passar, essas crises não constituem anomalia, mas o sinal de que se atingiu um ponto muito significativo para o paciente. (certa)

  • Nessa questão, o termo crise está colocado como crise de angústia ou como a angústia propriamente dita que surge nos momentos em que os pontos mais importantes, e que são causadores de angústia para o paciente, são atingidos durante um processo terapêutico. Essa angústia não precisa ser tratada de forma especializada (o que sugere até um encaminhamento do paciente para outro profissional, sendo isso um equívoco), mas deve ser manejada pelo próprio psicanalista ou psicólogo conforme a direção do tratamento.
    Outro ponto é que quando a questão diz  "resultantes de crises existenciais internas ou externas", está falando sobre crises internas ao processo psicoterapêutico, o que seria explicado pela transferência e contratransferência, e crises externas ao processo terapêutico decorrentes da própria vida da paciente fora do consultório. Por isso é tão importante considerar o enunciado da questão: "Julgue os itens subsequentes, relativos à emergência de uma crise durante o processo psicoterápico".



    Acredito que o termo crise esteja 

  • Olá!

    Segue o ítem:

    As crises durante o trabalho psicoterápico são crises emergenciais, resultantes de crises existenciais internas ou externas, as quais exigem abordagens especializadas.

    De fato, as crises durante o processo terapêutico tomam um aspecto emergencial devido ao grau de comprometimento do sofrimento psiquíco do paciente. Tais crises, tanto podem advir de fatores desencadeados internamente, assim como de fatores externos que trazem o conflito psiquico. Contudo, em um setting terapêutico é natural que haja crises e nesse sentido qualquer abordagem deverá ser capaz de atuar emergencialmente.

    Considero que a questão apresenta erro ao afirmar que durante uma crise emergencial haverá a necessidade de uma abordagem especializada. Nesse sentido é um total contra senso, pois emergência é emergência e não se pode esperar uma intervenção de outro profissional senão aquele que está envolvido no processo terapêutico, ainda que em outro momento se ache oportuno encaminhá-lo para outra especialidade.

    Bons estudos!

    Avante,

    Fé em Deus!!!