SóProvas


ID
655708
Banca
NC-UFPR
Órgão
PC-PR
Ano
2007
Provas
Disciplina
Economia
Assuntos

O êxodo rural, no Paraná, é um fenômeno que se intensificou a partir da década de 70 do século XX. Sobre as suas causas e conseqüências, é correto afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Na década de 70 realmente houve um grande êxodo rural no Paraná, cuja a mecanização da agricultura destacou-se e liberando mão-de-obra sem especialização para os centros urbanos.

    Atualmente
    O Censo Agropecuário 2007 vai mostrar forte tendência de queda no exôdo rural no Paraná – fenômeno que marcou a história do estado nas últimas três décadas. Segundo dados já registrados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o total de estabelecimentos agropecuários se aproxima dos 369 mil contados pelo Censo Agropecuário de 1996. Naquela época, o Paraná acumulava redução de 180 mil unidades produtivas em 25 anos.

    Com 87% dos dados apurados, o IBGE já contou 330 mil estabelecimentos agropecuários no Paraná. Ainda devem ser preenchidos de 30 a 40 mil questionários, estima o coordenador do censo no estado, Jorge Mryczka. Ele tem mais de 20 anos de experiência em pesquisas agropecuárias e afirma que a contagem vai chegar a cerca de 370 mil unidades produtivas no meio rural.

  • Êxodo rural é o termo pelo qual se designa a migração do campo por seus habitantes, que, em busca de melhores condições de vida, se transferem de regiões consideradas de menos condições de sustentabilidade a outras, podendo ocorrer de áreasrurais para centros urbanos.

    Abraços