SóProvas


ID
656026
Banca
FCC
Órgão
TJ-PE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Serviço Social
Assuntos

No Brasil, no século XXI, a instituição família é referência a mudanças e padrões difusos de relacionamentos. A partir dessa afirmação, ao realizar trabalho com famílias, o assistente social deve considerar que

Alternativas
Comentários
  • A questão refere-se ao texto de Cynthia A Sarti: Famílias enredadas, presente no livro: 
    ACOSTA, Ana Rojas &
    VITALE, Maria Amália Faller (org.). Família: redes, laços e políticas públicas. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

  • O Item A é o correto

    O item b é incorreto, porque segundo Sarti a CF/88 que institue a quebra da chefia conjugal masculina, tornando a sociedade conjugal compartilhada em direitos e deveres pelo homem e pela mulher;(pag.24)

    O item C é incorreto pois o ECA dessacraliza a família a ponto de introduzir a idéia da necessidade de se proteger legalmente qualquer criança contra seus próprios familiares, ao mesmo tempo em que reitera "a convivência familiar" com um "direito" básico dessa criança.(pag.24)

    O item D é incorreto pois a CF/88 reiterando no ECA/90 afirmam o FIM da diferenciação entre filhos legítimos e ilegítimos.

    O item E é incorreto e o item A é o correto,
    porque " VIVEMOS UMA ÉPOCA COMO NENHUMA OUTRA, EM QUE A MAIS NATURALIZADA DE TODAS AS ESFERAS SOCIAIS, A FAMÍLIA, ALÉM DE SOFRER IMPORTANTES ABALOS INTERNOS TEM SIDO ALVO DE MARCANTES INTERFERENCIAS EXTERNAS. ESTAS DIFICULTAM SUSTENTAR A IDEOLOGIA QUE ASSOCIA A FAMÍLIA À IDÉIA DE NATUREZA, AO EVIDENCIAREM QUE OS ACONTECIMENTOS A ELA LIGADOS VÃO ALÉM DE RESPOSTAS BIOLOGICAS UNIVERSAIS ÀS NECESSIDADES HUMANAS, MAS CONFIGURAM DIFERENTES RESPOSTAS SOCIAIS E CULURAIS, DISPONÍVEIS A HOMENS E MULHERES EM CONTEXTOS HISTÓRICOS ESPECÍFICOS. (pág.21)
  • É importante ressaltar que no ECA está expressamente vedado a diferenciação entre os filhos havidos ou não do casamento ou por adoção.