-
Dúvida: alguém sabe em qual livro a FCC se baseou pra dizer que o TENS deve produzir uma dor suportável?
-
Quem sabe? Na verdade, a dor suportável é o limite máximo da intensidade regulada, sendo o limite mínimo a percepção do estímulo.
-
na verdade a FCC deveria ter dito como era a dor e qual o tipo de tens utilizado, questão mal formulada!
-
QUESTÃO REALMENTE MUITO MAL FORMULADA. O TENS CAUSA "FORMIGAMENTO" ...TANTAS PERGUNTAS A SEREM FEITAS...
-
DOR SUPORTÁVEL? Sinceramente, usar a dor como parâmetro p/ TENS é um absurdo. Imagina a cena: " Olha seu Fulano, quando o senhor estiver sentindo dor o senhor me avisa, mas tem que ser uma dor suportável, ok?" PQP.
-
dor suportavel?discordo totalmente!ao meu ver a sensaçao é de formigamento!
questao mao formulada!
-
verdadeiramente o resultado deveria ser uma sensação de formigamento de leve a moderado, pois é como enuncia Jones Agne sobre esse assunto
-
o TENS burst atua nas fibras de pequeno diametro (dolorosas) por isso que deve ser a intensidade maxima possivel suportavel pelo paciente
com essas informações daria pra matar a questao mesmo sendo mt mal formulada.
-
Não especificou o tipo de TENS; e o TENS causa a sensasão de formingamento, questão mal formulada.
-
Contrairritaçao: mecanismo de analgesia do TENS tipo breve-intensa.
sensaçao: parestesia forte, toleravel.
eletrodos no local da dor
pouco tempo de aplicaçao
-
Questão mal formulada e confusa. Pois o Tens causa sensação de formigamento, que por vezes pode ser ou não interpretado como dor pelo paciente, o que poem essa questão com um certo relativismo.
-
Eyzaguirre, C. & Findone, S. J. (1977), definem a teoria da “porta” da dor ou “contra-irritação” como um fenômeno baseado no fato de que a estimulação mecânica indolor de uma região corpórea que acabou de sofrer uma lesão dolorosa, provoca uma diminuiçãosubjetiva na sensação da dor.
Atesoria da “contra-irritação” e o avanço da teoria do portal da dor: substância P, inibição dos sinais nocioceptivos pela liberação de encefalina, corno dorsal - ME
-
Resposta: letra A
Referência: Eletroterapia Explicada e Eletroterapia Prática Baseada em Evidência.
Uma forte parestesia elétrica não-dolorosa é mediada por aferentes de diâmetro largo e uma parestesia elétrica levemente dolorosa é mediada pelo recrutamento de aferentes de diâmetro pequeno. A meta da TENS breve-intensa é ativar aferentes cutâneos Aô de pequeno diâmetro, emitindo a TENS sobre os nervos periféricos que se originam no local da dor em uma intensidade que seja apenas tolerável para o paciente. A presença de uma contração muscular
fásica forte, não-dolorosa, provavelmente é resultado da excitação de
ergorreceptores musculares.
-
Podemos usar o TENS convencional-intensidade sentitiva, o TENS acupuntura-intensidade motora, ou o TENS breve-intensa-intensidade no nivel doloroso. Os tres trazem analgesia pela teoria de fechamento da comporta medular (hiperpolarizacao da membrana, impedindo o envio de potencial de açao, e portanto, do sinal de dor ao SNC). O TENS acupuntura associa tambem a liberacao de endorfinas pela contracao muscular realizada. O tens breve-intensa tambem traz a regulacao central da dor, como a Camila colocou, na substancia P.
Ou seja. MAL FORMULADA PRA CARAMBA A QUESTAO!
-
Desculpem-me a minha ignorância, mas antes de decidir pelas modulações do TENS eu não teria que saber que tipo de dor é - aguda, sub-aguda e crônica - para que daí eu comece a pensar em como atuar? Até porque pelo pouco que li, dor sem diagnóstico aparente não é contraindicação para o TENS?
Desde já, obrigado.