SóProvas


ID
656863
Banca
FAPEC
Órgão
PC-MS
Ano
2006
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Sobre as afirmações abaixo, assinale a alternativa correta.

Alternativas
Comentários
  • No QC, não há a tira e a figura abaixo

    Abraços

  • Resposta [ D ]

    Polissemia é um conceito da área da linguística com origem no termo grego polysemos, que significa "algo que tem muitos significados". Uma palavra polissêmica é uma palavra que reúne vários significados.

    Só que a polissemia desaparece quando ocorre a semântica contextual.

  • Por que a A está incorreta?

  • Discurso direto

    O discurso direto caracteriza-se por ser aquele em que o narrador reproduz as palavras de outra pessoa ou personagem. Um discurso direto pode aparecer no meio do texto. Para isso, utiliza recursos de pontuação como uso das aspas, dois pontos ou travessão, para demonstrar que a fala é de outrem.

    EX: Na cerimônia de colação de grau, os formandos em Direito disseram: "Prometo cumprir meus deveres e defender com firmeza e honestidade."

    Discurso Indireto

    No discurso indireto o interlocutor diz o que a outra pessoa ou personagem falou. Ele o faz com as suas próprias palavras.

    É o tipo de discurso comum no dia a dia, narrado na terceira pessoa, que dispensa o uso de travessão. 

    EX: Na cerimônia de colação de grau, os formandos em Direito disseram que vão cumprir seus deveres defender com firmeza e honestidade.

    O discurso indireto livre é caracterizado pela junção dos discursos direto e indireto. Assim, há intervenções do narrador e da fala dos personagens.

    Nesse tipo de discurso as falas dos personagens e do narrador podem ser confundidas quando não existirem marcas para mostrar a mudança do discurso. Isso porque no discurso indireto livre, diferentemente dos outros discursos, não há indicações de separação da fala do narrador da fala da personagem, que são feitos por meio de verbos de elocução, conjunções ou sinais de pontuação. 

    No discurso indireto livre o narrador assume o lugar da outra pessoa do discurso, assumindo sentimentos e pensamentos, inserindo-os na sua própria narrativa.  

    EX: João fez o que julgava importante. Não estava arrependido, mas sentiu um alívio. Talvez não tenha sido suficientemente justo com os seus sentimentos.

    EX: O despertador não tocou hoje. Nossa, vou chegar atrasado!

    Portanto, o erro da alternativa E é afirmar que as palavras do personagem não são reproduzidas.

    Fonte: Educamaisbrasil.com.br