SóProvas


ID
659014
Banca
FGV
Órgão
PC-RJ
Ano
2008
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

No contexto dos processadores de texto existentes no mercado, existe uma extensão no nome de arquivo como alternativa ao formato .doc, para utilização em casos da necessidade de se transferirem documentos de texto formatados entre aplicativos, mesmo que sejam executados em plataformas diferentes.

Tanto o Word 2003 BR do MSOffice como o Writer do pacote BrOffice.org 2.3 permitem o emprego dessa outra extensão, indicada como um formato de arquivo que vários processadores de texto entendem, sendo utilizado com freqüência quando o documento é criado em um processador de texto mas editado em outro.

Essa extensão é conhecida por:

Alternativas
Comentários
  • Letra C.
    A extensão FLA é do software Adobe (Macromedia) Flash, animação durante a criação. O formato PDF é Portable Document Format, do software Adobe Acrobat (o Reader apenas lê, o Acrobat cria, assim como o Writer em Exportar como PDF..., o Word 2007 em Publicar, o Word 2010 em Salvar como). O STD sugere algo como Standard, porém é a extensão do IBM SAFS com o Rational Functional Tester. E TXT é o texto sem formatação, editável pelo Bloco de Notas.
  • RTF- Rich text format é suportado por MSWord & Open Office Writer.
  • No MS-Word é possível gravar documentos em formato RTF (Rich Text Format). O Rich Text Format ou RTF é um formato criado pela Microsoft com o objetivo de realizar a transferência de documentos entre diferentes programas, e não só para o Word.
    O que acontece é que os diferentes editores de texto existentes no mercado não compartilham um modelo universal de formatação, o que resulta em incompatibilidades quando da transferência/troca de documentos entre eles. Exemplo: um documento do Writer não poderá ser lido no Word; já o contrário mostra-se possível.
    Isso porque, ao digitar uma dada palavra qualquer, por exemplo, o editor de texto correlacionará tal palavra a uma data estrutura de programação, isto é, essa palavra será convertida em linguagem de máquina; e cada editor de texto trabalha com seu próprio formato de programação, com sua prápria "linguagem"... ou seja?! caos!
    Enfim, a Microsoft (mto esperta!), para facilitar a vida de geral, criou o formato RTF com a pretensão de garantir um formato básico, elementar, capaz de ser compreendido universalmente (ser "lido" pelos principais editores) e com o mínimo de distorções (perdas).

     Bons estudos!


  • Trata-se do RTF.

    Por que não pode ser o TXT? Porque a questão diz que são documentos de texto formatados (Letra C).

    RTF e TXT. O primeiro preserva a formatação e o texto do documento e o segundo preserva somente o texto do documento.

  • Aprendendo com os comentários kkkk