SóProvas


ID
659467
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No conceito normatizado de auditoria no setor público,
encontram-se diversos elementos elucidativos de sua abrangência
e limitação. No que se refere ao estabelecimento desse conceito
no setor público e suas limitações, julgue os itens seguintes.

A auditoria governamental avalia a gestão pública mediante o confronto das situações encontradas com critérios definidos pela entidade auditada.

Alternativas
Comentários
  • ?  critério  (o  que  deve  ser):  é  a  norma  adotada,  pela  qual  o  auditor  mede  a condição  deficiente.  São  as  metas  que  a  entidade  está  tentando  atingir  ou  as normas relacionadas com o atingimento das metas. São uni dades de medida que permitem a avaliação da condição atual. Os critérios para isso podem ser:

    ?  disposições  por  escrito:  leis;  regulamentos;  instruções  em  forma  de  manual; diretrizes; objetivos; políticas; normas etc.; 
    ?  bom-senso; 
    ?  experiência do auditor; 
    ?  instruções verbais; 
    ?  experiências administrativas; 
    ?  práticas geralmente aceitas
  • Acertiva Errada
    Na Apresentação do Manual do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal encontramos:

    "A finalidade básica desta Instrução Normativa é a definição de conceitos, diretrizes gerais e o estabelecimento de normas e procedimentos aplicáveis ao Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, particularmente quanto à definição das finalidades, organização, competências, tipo de atividades, objetivos, forma de planejamento e de execução das ações de controle e relacionamento com as unidades de auditoria interna das entidades da administração Indireta Federal, visando principalmente alcançar uniformidade de entendimentos e disciplinar as atividades no âmbito do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal."
    A parte que demarquei define alguns critérios que serão adotados quando da auditoria. Portanto, podemos inferir destes que tais critérios são definidos pelo orgão fiscalizador e não a entidade auditada.

     
  • O critério é a situação ideal que se baseia nos controles internos, na legislação aplicável, nos princípios fundamentais, nas boas práticas administrativas e nas metas e objetivos. Portanto, os critérios não são estabelecidos pela entidade auditada. 
  • critérios (normas legais e técnicas = o que deveria ser) X condição (situação encontrada = o que é).

    Bons estudos.

  • VAMOS PEDIR COMENTÁRIO DO PROFESSOR

  • Quase certo! De fato, auditar é confrontar uma situação encontrada com o critério, mas esse critério é definido pelo auditor e não pela entidade auditada.

    Se a entidade auditada definisse o critério, o próprio auditado é que diria como deve ser avaliado! Estranho, não?

    Assim, questão errada. O critério não é definido pela entidade auditada.

    Resposta: Errado

  • Gab. E

    Exemplo:

    A auditoria externa verifica se a entidade auditada está em conformidade com o disposto do art. 22, §8º da Lei 8.666/93 (vedada combinação de modalidades licitatórias). Se não estiver, a auditoria externa apura responsabilidades e faz as recomendações cabíveis para sanear o erro.

    Lembrando que:

    Condição - A situação encontrada pelo auditor durante a execução do trabalho de auditoria (combinação de modalidades licitatórias).

    Critério de auditoria - Referencial a partir do qual o auditor faz seus julgamentos e fundamenta sua opinião. Podem ser técnicos, operacionais ou normativos (art. 22, §8º da Lei 8.666/93). Como visto, não é estabelecida pela entidade auditada.

    Achado ou constatação - Discrepância entre a situação encontrada e o critério de auditoria.