ERRADO - a questão possui 2 erros: 1º) é por meio do Teste de Controle (antigo teste de observância) que se verifica a adequação do funcionamento do SCI, e 2º) não há precisão, mas razoável e subjetiva garantia (subjetiva tendo em vista que é segurança para o auditor a partir das análises próprias dele e da sua experiência).
Caros colegas que comentaram acima, favor notar a alteração das nomenclaturas ocorridas em 2011:
Risco de Amostragem:
1- Nos Testes de Controle (antigo teste de observância): FEITO NA FASE DE PLANEJAMENTO
a) subavaliação da confiabilidade: (erro TRANQUILO) auditor não confia no controle interno, mesmo ele sendo bom. Por isso termina tendo mais trabalho apenas para verificar ao final que o controle interno era realmente bom.
b) superavaliação da confiabilidade (erro GRAVE): auditor confia no controle interno, termina fazendo menos avaliações, correndo o risco de deixar os erros e fraudes passarem despercebidos na auditoria.
2- Nos Procedimentos Substantivos (antigo “testes substantivos”): FEITO NA FASE DE PLANEJAMENTO
a) rejeição incorreta: (erro TRANQUILO) auditor rejeita uma conta que “aparentemente” está errada. Mas ao final verifica que estava correta.
b) aceitação incorreta: (erro GRAVE) auditor aceita, sem perceber, uma conta que possui erros, deixando passar um erro/fraude.