SóProvas



Questões de Testes de Auditoria


ID
26026
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Considerando as normas de auditoria do setor público federal, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • Acredito que nao seja o auditor interno e sim o auditor independente
  • "...Manual de Auditoria Interna - MAI...d) Confirmação externa – verificação junto a fontes externas ao auditado, dafidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas,consiste na CIRCULARIZAÇÃO das informações com a finalidade de obterconfirmações em fonte diversa da origem dos dados;"Logo o erro está na Circularização, que consiste em obter confirmações em fonte DIVERSAS da origem dos dados, e não direto "na fonte" dos dados, conforme indica o item C.http://www.conab.gov.br/conabweb/download/nupin/ManualdeAuditoriaInterna.pdf
  • Só para complementar o comentário de Aline, pois pode causar confusão. O erro não está na circularização, que DEVE ser feita, o erro está em "confirmar, na fonte" (ou seja, junto ao gestor). Na verdade, a confirmação deve ser feita junto a terceiros.
  • Conforme dispõe a IN 01/2001, Confirmação Externa é uma técnica de auditoria e corresponde à  verificação junto a fontes externas ao auditado, da fidedignidade das informações obtidas internamente. Uma das técnicas, consiste na circularização das informações com a finalidade de obter confirmações em fonte diversa da origem dos dados.

    Ou seja, o erro da alternatina C está em dizer que a circularização consiste em confirmar, na fonte, essas informações.
  • Gabarito C

    https://www.valor.srv.br/matTecs/matTecsIndex.php?idMatTec=794


ID
26032
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TRE-PA
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com as normas de auditoria governamental, assinale a opção incorreta.

Alternativas
Comentários
  • (E) O erro está em "fundamenta-se em amostras embasadas na experiência do servidor". Uma amostragem probabilística fundamenta-se em PRINCÍPIOS DA ESTATÍSTICA, não na "experiência" do servidor.
  • NBC 11.1111.11.1.4. Amostragem estatística é aquela em que a amostra é selecionada cientificamente com a finalidade de que os resultados obtidos possam ser estendidos ao conjunto de acordo com a teoria da probabilidade ou as regras estatísticas. O emprego de amostragem estatística é recomendável quando os itens da população apresentam características homogêneas.11.11.1.5. Amostragem não-estatística (por julgamento) é aquela em que a amostra é determinada pelo auditor utilizando sua experiência, critério e conhecimento da entidade.
  • A Cespe pecou no português. Erro crasso.......
    Convênio vultuoso?
    O correto é vultoso...
  • Marquei a letra A de cara como errada devido à palavra vultuoso.

  • Alberto e Regiane a questão fala apenas "de acordo com as normas de auditoria governamental", não de acordo com as normas da língua portuguesa!

    rsrsrr Rir pra não chorar...

    Cespe e suas gracinhas!!!

  • A Amostragem Por Julgamento ou Subjetiva ou Casual, que é  aquela que se baseia no julgamento pessoal do auditor, também pode ser chamada de Amostragem Não Estatística ou Não-Probabilística (e não probabilística como afirma a questão). Esse tipo de amostragem pode ser utilizada quando não há necessidade de inferir para a população os resultados dos exames sobre a amostra, quando há indicativo de fraude ou quando a população é muito pequena.


ID
79801
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCU
Ano
2007
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue os seguintes itens, que versam sobre auditoria
governamental.

Compete ao auditor interno verificar se as normas internas de execução do controle interno estão sendo cumpridas, utilizando-se, para tanto, dos procedimentos de auditoria. Nesse caso, se o auditor necessitar confirmar junto a terceiros as transações da empresa, ele deve efetuar teste de observância.

Alternativas
Comentários
  • A NBC T 12 amarra os procedimentos realizados no teste de observância: "12.2.3.2 - Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao eu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos":a) inspeçãob) observaçãoc)INVESTIGAÇÃO e CONFIRMAÇÃO - obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações dentro ou fora da entidade.
  • O procedimento de confirmação junto a terceiros chama-se circularização e não faz parte dos testes de observância. O gabarito está errado.

  • "Tenha cuidado para não confundir testes de auditoria e procedimentos de auditoria. Os testes de auditoria são de 2 tipos: observância e substântivos. Para realizar cada um desses testes você pode diferentes procedimentos de auditoria (observação, inspeção, circularização, revisão analítica etc.).

    O que diferencia os dois tipo de teste é o objetivo deles e não os procedimentos que são aplicados a eles. Sabe-se que:

    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da entidade.

    Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento.
    Ou seja, para obter segurança de que os controles internos estão funcionando você pode circularizar certos tipos de informações com terceiros. Da mesma forma, é possível circularizar outros tipos de informações que lhe permitam obter evidências da exatidão e validade dos dados.

    Certamente alguns procedimentos de auditoria tem aplicação mais restrita em alguns tipos de teste (ex.: é difícil imaginar como um procedimento de análise de contas pode ser utilizado em um teste de observância). Contudo, deve ficar claro que testes e procedimentos são definições distintas e que, em princípio, você pode usar um mesmo procedimetos para testes de observância e sustantivos.
    Respondendo a questão, toda vez que um auditor estiver verificando "se as normas internas
    de execução do controle interno estão sendo cumpridas", estaremos diante de testes de observância, independente dos procedimentos utilizados."

    Por Davi Barreto - professor e auditor do TCU.
  • completamente MAL redigida essa questão. Essa banca é um NOJO!

  • Certo.

     

    Comentários:

     

    De acordo com a NBC TI 01 (Da Auditoria  Interna, “Os procedimentos  da Auditoria Interna constituem exames e

    investigações, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter subsídios 

    suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações à administração da  entidade.”
    Os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela

    administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores

    da entidade. Na sua aplicação, devem ser considerados os seguintes procedimentos:
    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e 

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das

    transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

     

    Assim, podemos afirmar que, se o auditor necessitar confirmar junto a terceiros as transações da empresa, ele deve

    efetuar uma confirmação, que é um dos testes de observância considerados na norma.

     

     

    Gabarito: C

     

    Prof. Claudenir Brito

  • A questão é maldosa, pois quando o enunciado diz que auditor realizou confirmação de transações da empresa junto a terceiro, se trata de procedimento de circularização, típico dos testes substantitivos, induzindo o candidato ao erro. No entanto, a questão deixa claro que o procedimento foi empregado com o fim de verificar a aderencia do controle interno, ou seja se as normas do controle interno estão sendo cumpridas. Dessa forma se o teste visa avaliar o C.I não deixa dúvidas de que se trata de teste de observancia.

  • Questão pra revisar sempre!
    não sabia disso que o colega esplanou genialmente: "Tenha cuidado para não confundir testes de auditoria e procedimentos de auditoria. Os testes de auditoria são de 2 tipos: observância e substântivos. Para realizar cada um desses testes você pode diferentes procedimentos de auditoria (observação, inspeção, circularização, revisão analítica etc.)".
    Marquei errado pq jurava que seria uma pegadinha com a circularização! 

  • Verificar se as normas internas de execução do controle interno =  teste de observância.

  • Teste de Observância é gênero, do qual Circularização é a espécie.

  • Qual a finalidade do auditor ? Verificar se as normas internas de execução do controle interno estão sendo cumpridas -> nesse caso trata-se de teste de observância.

    O procedimento utilizado, conciliação, não exclui a execução do teste de observância pelo auditor, pois o fim é a verificação do controle interno.

    Cuidado com a revisão analítica, pois esta é (em regra) específica nos testes substantivos.

    Gab. C


ID
431218
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
FHS-SE
Ano
2009
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com base nos conceitos e aplicações da auditoria, julgue os itens
a seguir.

Entre os testes a serem efetuados pela auditoria de pessoal em um órgão da administração, é pertinente a verificação da compatibilidade dos cargos dos servidores com o regimento do referido órgão, bem como do nível exigido dos servidores com a natureza das funções exercidas.

Alternativas
Comentários
  • Essa disposição é pra atender à qualificação adequada, treinamento e rodízio de funcionários. Disposição acerca do controle interno na administração pública.
  • Quantidade suficiente- afetada pela avaliação do auditor

    Qualidade adequada- ​ baseada na opinião do auditor


ID
659491
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
ANS
Ano
2005
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

No que diz respeito à classificação da auditoria governamental e
à avaliação de controles, julgue os itens que se seguem.

Por meio do teste substantivo, o sistema de controle externo verifica com precisão a adequação do funcionamento do sistema de controle interno.

Alternativas
Comentários
  • Errado

    Testes de observância
    visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Testes substantivos
    visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
  • Primeiramente quem avalia a adequação do funcionamento do sistema de controle interno são os testes de observância, ademais, através destes testes busca-se razoável segurança.
  • ERRADO - a questão possui 2 erros: 1º) é por meio do Teste de Controle (antigo teste de observância) que se verifica a adequação do funcionamento do SCI, e 2º) não há precisão, mas razoável e subjetiva garantia (subjetiva tendo em vista que é segurança para o auditor a partir das análises próprias dele e da sua experiência).

    Caros colegas que comentaram acima, favor notar a alteração das nomenclaturas ocorridas em 2011:

    Risco de Amostragem:

    1- Nos Testes de Controle (antigo teste de observância): FEITO NA FASE DE PLANEJAMENTO

    a) subavaliação da confiabilidade: (erro TRANQUILO) auditor não confia no controle interno, mesmo ele sendo bom. Por isso termina tendo mais trabalho apenas para verificar ao final que o controle interno era realmente bom.

    b) superavaliação da confiabilidade (erro GRAVE): auditor confia no controle interno, termina fazendo menos avaliações, correndo o risco de deixar os erros e fraudes passarem despercebidos na auditoria.

     

    2- Nos Procedimentos Substantivos (antigo “testes substantivos”): FEITO NA FASE DE PLANEJAMENTO

    a) rejeição incorreta: (erro TRANQUILO) auditor rejeita uma conta que “aparentemente” está errada. Mas ao final verifica que estava correta.

    b) aceitação incorreta: (erro GRAVE) auditor aceita, sem perceber, uma conta que possui erros, deixando passar um erro/fraude.


ID
669481
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na auditoria da administração pública, os testes realizados com o objetivo de obter evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelo sistema contábil e administrativo do ente público são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra B
    De acordo com a IN SFC/MF n° 01/2001 dispõe que em atendimento aos objetivos da atividade, o auditor deve realizar, na extensão indicada na ordem de serviço os testes (substantivos) nas circunstâncias, para obter evidências qualitativamente aceitáveis que fundamentem, de forma objetiva, seu trabalho.
    As evidências  (notas fiscais, faturas, manuais de operação da empresa, cálculos desenvolvidos pelo auditor, extratos bancários, entrevistas) de audiroria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que fundamentam, a um grau de razoável de convencimento, a opinião do auditor.

    Fonte: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/AU_04_Ricardo.pdf
    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade. Por intermédio dos testes substantivos, o auditor apura se os saldos das contas indicam adequadamente a situação do patrimônio e suas variações, procurando identificar se há contas com saldos subavaliados ou superavaliados.
    Os testes substantivos são divididos em:
    1 - testes de transações e saldos;
    2 - procedimentos de revisão analítica.
    Nos testes de transações e saldos, o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados, de forma que as contas apresentem uma avaliação correta dos elementos patrimoniais e de suas variações no período considerado. Com a adoção dessa medida, o auditor poderá indicar no parecer se as informações divulgadas nas demonstrações contábeis são adequadas quanto ao conteúdo.
    A quantidade de transações e saldos que o auditor examinará depende da avaliação que ele tenha feito dos controles internos, durante os testes de observância. Se os controles internos forem ruins, a quantidade de testes substantivos será maior. Caso os controles internos sejam bons, a quantidade de testes substantivos será menor.
  • LETRA B

    Testes de observância ou aderência
    visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

    Testes substantivos
    visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.


    Fé!

  • testes de observância (=testes de controle) visam à obtenção de razoável segurança de que os CONTROLES INTERNOS estabelecidos pela administração estão em EFETIVO FUNCIONAMENTO, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.

    Os testes substantivos (=procedimentos substantivos) visam à obtenção de evidência quanto à SUFICIÊNCIA, EXATIDÃO E VALIDADE DOS DADOS produzidos pelos sistemas de informação da entidade.



ID
698278
Banca
FCC
Órgão
TRE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na auditoria governamental, os testes que têm por objetivo certificar uma segurança razoável de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e estão sendo cumpridos corretamente são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • A banca utilizou a nomenclatura antiga, de acordo com a revogada NBC T 11. Antes, os testes que tinham por objetivo avaliar os controles internos eram denominados TESTES DE OBSERVÂNCIA. Hoje, com a entrada em vigor da NBC TA 200, esses testes passaram a ser denominados de TESTES DE CONTROLE.
  • Os testes de observância, ou exames de aderência, visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Os testes de observância ou exames de aderência podem ser divididos em:
    1 - flagrantes - quando os testes de observância dos procedimentos de controles internos são realizados no momento da ocorrência do fato que se deseja comprovar;
    2 - retrospectivos - quando os testes de observância dos procedimentos de controles internos são realizados após a ocorrência do fato que se deseja comprovar.
    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade.
    Por intermédio dos testes substantivos, o auditor apura se os saldos das contas indicam adequadamente a situação do patrimônio e suas variações, procurando identificar se há contas com saldos subavaliados ou superavaliados.
    Os testes substantivos são divididos em:
    1 - testes de transações e saldos;
    2 - procedimentos de revisão analítica.

    Fonte: AUDITORIA INDEPENDENTE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS - RICARDO J. FERREIRA
  • Testes de Observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Gabarito: letra C.


    GabaG 
  • Gabarito (C) IN 01-06/04/01
    Seção II - Auditoria / Procedimentos e técnicas, pág-33, Item 8. a)
    a) testes de observância: visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle
    interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
  • a) Procedimentos substantivos: são os procedimentos de auditoria planejados para detectar distorções relevantes no nível de afirmações.

    b) Revisão analítica consiste na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios.

    c) Teste de controle/estes de observância/exames de aderência: procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles internos na prevenção ou detecção e correção de distorções relevantes no nível de afirmações.

    d)  Testes de detalhes  fornecem evidências nas quais o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados.

    e)   Inspeção: Envolve o exame de registros ou documentos  internos ou externos, em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias, ou o exame físico de um ativo.

  • Letra C.

     

    Comentários:

     

    Em relação aos testes executados em uma auditoria (observância e substantivos), as questões são simples. Se a análise

    a ser realizada pelo auditor é para verificar os controles internos do órgão auditado, temos uma aplicação dos testes

    de observância. Se estivéssemos buscando verificar a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo
    sistema contábil, nesse caso estaríamos aplicando os testes substantivos.

     

     

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito


ID
939697
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
IBAMA
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir.

A realização de testes de observância tem por objetivo garantir que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração pública e o sistema contábil das entidades públicas estejam em efetivo funcionamento.

Alternativas
Comentários
  • ERRADO
    Procedimentos de auditoria contábil
    Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para fundamentar sua opinião sobre as demonstrações contábeis auditadas.
    São compostos por:
    Testes de observância - visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno, estabelecidos pela administração, estão em efetivo funcionamento e cumprimento.
    Testes substantivos - visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.
  • Gente, a questão está errada porque os testes de observância não GARANTEM que o controle interno esteja em efetivo funcionamento. Esses testes somente TESTAM o controle interno para ver se ele está em efetivo funcionamento.
  • O erro está em dizer que nos testes de observância é verificado o sistema contábil das entidades.

    O teste de observância é realizado na fase de planejamento de uma auditoria, enquanto o teste substantivo - que verifica o sistema contábil - é realizado na fase de execução.

  • Ver comentário de  Carol Alvarenga

  • Questão :


    Considerando a legislação e as normas gerais do Sistema de Planejamento e Orçamento Federal e do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal, julgue os itens a seguir :


    A realização de TESTES de observância tem por objetivo garantir que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração pública e o sistema contábil das entidades públicas estejam em efetivo funcionamento.


    GABARITO : ERRADO .


    ARGUMENTAÇÃO :


    A realização de TESTES de observância tem por objetivo : TESTAR os procedimentos do controle interno estabelecidos pela administração pública e do sistema contábil .

  • Testes de observância: Tenta obter segurança razoável e verifica os controles internos do órgão auditado.


    Teste de substantivos: Tenta obter evidências e verifica os valores quanto a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil.

  • O erro não está em "garantir". A banca CEBRASPE se vale do senso de espanto do candidato com esses termos, de forma proposital, pois sabe que ele tende a marcar o item como errado em função de macetes que, no caso dela, produzem efeito contrário. O erro, no meu entendimento, está em falar do sistema contábil - o qual diz respeito aos testes substantivos, e não testes de observância (também chamados de testes de controle / testes de aderência ou testes de procedimentos), visto que esses últimos visam apenas checar se os controles internos da organização estão em perfeito funcionamento (por exemplo: averiguar se administradores estão seguindo políticas internas da empresa).

    Resposta: errado.


ID
952108
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
MC
Ano
2008
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca dos tipos de auditoria em órgãos públicos e das especificidades dos controles internos, julgue os itens de 41 a 48.

Como o auditor interno geralmente não dispõe de conhecimentos aprofundados em informática, a Norma Brasileira de Contabilidade faculta ao auditor a possibilidade de consulta técnica a profissional da área. Essa consulta deve ser documentada e incorporada ao programa de auditoria para justificar a profundidade e abrangência dos testes aplicados nos sistemas de processamento de dados contábeis.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO: ERRADO
    12.2.5 – PROCESSAMENTO ELETRÔNICO DE DADOS – PED

    12.2.5.1 – O auditor interno deve dispor de conhecimento suficiente dos recursos de PED e dos sistemas de processamento da Entidade, a fim de avaliá-los e planejar adequadamente seu trabalho.
    12.2.5.2 – O uso de técnicas de auditoria interna que demande o emprego de recursos de PED, requer o auditor interno as domine completamente, de forma a implementar os próprios procedimentos ou, se for o caso, orientar, supervisionar e revisar os trabalhos de especialistas.
    Fonte:NBC T-12 
    http://www.portaldecontabilidade.com.br/nbc/t12.htm


ID
1088710
Banca
FGV
Órgão
CGE-MA
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O procedimento de auditoria planejado para avaliar a efetividade operacional dos controles na prevenção ou detecção e na correção de distorções relevantes no nível de afirmações, é denominado

Alternativas
Comentários
  • A29. Os testes de controle são definidos para avaliar a eficácia operacional dos controles na prevenção, detecção e correção de distorções relevantes no nível da afirmação. A definição de testes de controles para obtenção de evidência de auditoria inclui a identificação de condições (características ou atributos) que indiquem a realização de controle, e condições de desvio que indiquem desvios da execução apropriada. A presença ou ausência dessas condições pode então ser testada pelo auditor.

    Fonte: NBC TA 500 - Evidência de Auditoria

  • Embora a questão peça apenas a definição da norma, é importante destacar outras definições, senão vejamos:

    Os Testes de Controle visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento. Os testes de controle são também denominados de testes de procedimentos, testes de aderência ou testes de observância.

    Conforme nos ensina Silvio Aparecido Crepaldi, em seu livro Auditoria Contábil, Teoria e Prática, os testes de controle destinam-se a provar a credibilidade dos procedimentos de controles da empresa.

    Por fim, cabe destacar a definição de testes de controle contida no livro de William Boynton e outros, intitulado Auditoria: 

    - Testes de controles são realizados para fornecer evidências sobre a eficácia do desenho e da operação das políticas e procedimentos da estrutura de controles internos.


    Fontes: - Prof. Marcelo Aragão

    - NBC TI 01 - Da Auditoria Interna

  • Boa Thiago 


ID
1458181
Banca
FCC
Órgão
MPE-AM
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Conforme as Normas de Auditoria Governamental - NAG, emitidas pelo Instituto Rui Barbosa, em 2010, para o controle externo brasileiro, o exame praticado pelo profissional de auditoria governamental com a preocupação de obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público. A ênfase é na obtenção de evidências detalhadas. Tal procedimento, planejado para detectar distorções relevantes, que visam a identificar operações ou saldos anormais por meio de comparação de saldos ou da evolução dos dados ao longo do tempo, é conhecido como

Alternativas
Comentários
  •  Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade, dividindo-se em:

    a) testes de transações e saldos; e

    b) procedimentos de revisão analítica.


    11.2.6.2 – Na aplicação dos testes de observância e substantivos, o auditor deve considerar os seguintes procedimentos técnicos básicos:

    a) inspeção – exame de registros, documentos e de ativos tangíveis;

    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução;

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações junto a pessoas ou entidades conhecedoras da transação, dentro ou fora da entidade;

    d) cálculo – conferência da exatidão aritmética de documentos comprobatórios, registros e demonstrações contábeis e outras circunstâncias; e

    e) revisão analítica – verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

  • alguem sabe responder???  

  • item 4406.2 da NAG

  • 4406.2 – Teste substantivo: o exame praticado pelo profissional de auditoria governamental com a preocupação de obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público. A ênfase é na obtenção de evidências detalhadas

  • 4406.2 – Teste substantivo: o exame praticado pelo profissional de auditoria governamental com a preocupação de obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público. A ênfase é na obtenção de evidências detalhadas.


ID
1583893
Banca
FCC
Órgão
TCE-CE
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Em determinada empresa pública estadual, está planejado para o mês de agosto de 2015 a realização de auditoria interna nas contas do ativo imobilizado da empresa. Assim, para alcançar os objetivos da auditoria serão aplicados testes de auditoria. Segundo a NBC TI 01, visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade os testes de auditoria denominados de

Alternativas
Comentários
  • Letra (b)


    Segundo a NBC TI 01, os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à  suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.


  • Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.

    Fonte: Estratégia Concursos - Auditoria - Apostila 01 - Pag 18 - Professor Rodrigo Fontenelle


    gabarito letra (B)

  • 12.1.2.1 – Os procedimentos de auditoria interna são os exames, incluindo testes de observância e testes substantivos, que permitem ao auditor interno obter provas suficientes para fundamentar suas conclusões e recomendações.

    12.1.2.2 – Os testes de observância visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

    12.1.2.3 – Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.

    12.1.2.4 – As informações que fundamentam os resultados da auditoria interna são denominadas de "evidências", que devem ser suficientes, fidedignas, relevantes e úteis, de modo a fornecerem base sólida para as conclusões e recomendações.

  • Conforme a NBC TI 01, os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
     

    GABARITO: B

  • NBC TI 01, os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.


ID
1713955
Banca
FGV
Órgão
TJ-RO
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

As técnicas de auditoria constituem um conjunto de processos e ferramentas operacionais destinadas à obtenção de evidências, as quais devem ser suficientes, adequadas, relevantes e úteis para conclusão dos trabalhos. Quando um auditor necessita verificar se determinadas atividades e operações estão sendo executadas conforme os padrões preestabelecidos, uma técnica recomendada é o (a):

Alternativas
Comentários
  • Poxa! Acho que o site ta doido
  • Sim!!! Tá ficando cada vez pior ¬¬
  • No tablet tá uma porcaria, no PC também não está "lá essas coisas", tentei pesquisar "embargos de declaração" digitando "emb" ele não acho, depois digitei "dec" ele achou (fiz a busca na disciplina processo do trabalho, caso tenham o interesse de testar).
  • o Qc não está marcando as questoes que já fiz. Assim fica difícil me localizar. Por favor, caso o site esteja passando por alguma manutenção, considero responsável avisar aos seus assinantes. Atenciosamente
  • Está demorando muito para aparecer a resposta!
  • Tá difícil mesmo, tá lento, tá travando. Fica aparecendo "esta página não responde". Enviei reclamações ao SAC e consertaram minhas questões resolvidas que estavam zeradas. Mas não assumem que site está lento por falta de provedor mais eficiente.
  • Também to passando por esses mesmo problemas! E na versão antiga não dá pra responder as mensagens!
  • Lixo lixo lixo. Pensarei seriamente em divulgá-lo agora, sempre indiquei ele em favorecimento quanto ao TEC e tal. Mas pelo andar da carruagem está cada vez pior o novo QC, ao invés de colocarem algumas funções do novo no clássico, não, inventam esse layout lixo, e de forma geral bagunçado, lerdo e com alguns bugs. Francamente, paguei e pago caro. Na renovação da assinatura, pensarei seriamente se compensa continuar, assim tendo que partir para o concorrente. Infelizmente. . FODA!!! VERSÃO CLASSICA 4REVER =)
  • Poxa! entrei esse ano no QC. Não tenho ideia de como era o antigo, mas pelo jeito era bem melhor. O pessoal da vanguarda aí: Danilo, Juarez e outros tem mais voz, puxem a orelha do administradores do site! kkkk Eu tô enchendo a caixa de e-mail deles com reclamações. rsrs
  • A gente lá tem voz !!!! Manda em PN kkk. Simplesmente na plataforma antiga eles criaram a plataforma nova e de nada adiantou reclamarmos. Desde então eles só divulgaram o site com a url qconcursos e não a questõesdeconcursos. Então os novatos nem chegaram a conhecer a maravilhosa plataforma antiga. Sei que temos a faculdade de optar entre elas, mas mais cedo ou mais tarde será obrigatória o uso da nova.
  • que drama...rs
  • FGV usou de muita maldade nessa questão. O tal do teste flagrante nada mais é do que o famoso teste de "inspeção", que compõe os testes de observância ou também chamado "aderência". Essa nomenclatura (teste flagrante) só encontrei no manual de auditoria do Município de Contagem - MG... Enfim, vivendo e aprendendo com a FGV.


    Conforme o manual de Auditoria do Município de Contagem: O teste flagrante é quando o auditor confirma a aderência no ato do procedimento, testemunhando sua execução.

    http://www.contagem.mg.gov.br/arquivos/downloads/manual_auditoria.pdf


    Gabarito(e)

  • "As principais Técnicas de Auditoria são:

    Observação das atividades e condições – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Ex: acompanhamento de um inventário que está sendo realizado por determinado órgão auditado."


    Controle Interno e Gestão de Riscos p/CGM-RJ
    Teoria e exercícios comentados
    Prof. Claudenir Brito
  • Letra E.

     

    As principais Técnicas de Auditoria constantes na IN 01/2001 são:


    • Indagação Escrita ou Oral

    • Análise Documental 
    • Confirmação Externa 
    • Exame dos Registros
    • Correlação das Informações Obtidas
    • Inspeção Física
    • Observação das atividades e condições - Observação das atividades e condições – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação. Ex: acompanhamento de um inventário que está sendo realizado por determinado órgão auditado.
    • Corte das Operações ou “Cut-Off” 

     

    Prof. Claudenir Brito

     

  • Gab E

    Contribuindo...

    VII. Observação das Atividades e Condições:

    – verificação das atividades que exigem a aplicação de testes flagrantes, com a finalidade de revelar erros, problemas ou deficiências que de outra forma seriam de difícil constatação.

    Os elementos da observação são:

    a) a identificação da atividade específica a ser observada;

    b) observação da sua execução;

    c) comparação do comportamento observado com os padrões; e

    d) avaliação e conclusão.

    Fonte: Gran Cursos.

    Bons estudos.


ID
1755616
Banca
VUNESP
Órgão
SEFAZ-SP
Ano
2013
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

O acompanhamento, pelos auditores externos, do inventário físico de estoques de matéria-prima, produtos em processo, produtos acabados e material auxiliar de uma indústria metalúrgica em uma determinada data-base, para efeito da auditoria das demonstrações contábeis, é um teste

Alternativas
Comentários
  • Letra D - teste de observância - controle de fato sendo obedecido, aderência aos controles.

  • Estratégia (Comentário):

    Chave para chegar ao gabarito é a frase “acompanhamento, pelos auditores externos, do inventário físico...”. Quando se acompanha procedimento executado por terceiros, aplica-se: o procedimento de observação.

    Não há, nas assertivas, tal resposta. Dentre todas, as únicas que se referem a procedimentos de auditoria são as letras B, C e D. Precisamos então saber que, a observação é uma das espécies dos testes de observância – motivo pelo qual nosso gabarito é a letra D.


ID
1809061
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
DPU
Ano
2016
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca dos procedimentos e testes de auditoria no setor público, julgue o seguinte item. 

Ao realizar auditoria no SIAFI, o auditor pode aplicar testes substantivos para verificar se os valores licitados foram corretamente registrados pela contabilidade da auditada.

Alternativas
Comentários
  • Testes substantivos: visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade e são divididos em testes de transações e saldos e procedimentos de revisão analítica.

  • Substantivo = Sistema

  • Certo.

     

    Outra questão ajuda fixar.

     

    (FCC/TRE-SP/2012) Na auditoria governamental, os testes que têm por objetivo certificar uma segurança razoável de que os
    procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e estão sendo
    cumpridos corretamente são denominados testes:

    a) substantivos;
    b) de revisão analítica;
    c) de observância;
    d) de detalhes;
    e) de inspeção.

    Comentários:

    Em relação aos testes executados em uma auditoria (observância e substantivos), as questões são simples. Se a análise a ser realizada pelo
    auditor é para verificar os controles internos do órgão auditado, temos uma aplicação dos testes de observância. Se estivéssemos buscando
    verificar a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil, nesse caso estaríamos aplicando os testes
    substantivos.

     

    Gabarito: C

     

     

    Prof. Claudenir Brito

  • De acordo com o disposto na NBC TI 01, os testes substantivos
    visam a obtenção de evidência quanto a suficiência, exatidão e validade
    dos dados produzidos pelos sistemas de informação da entidade.
    fonte: Prof. Claudenir Brito www.estrategiaconcursos.com.br
     

  • Enquanto os testes de observância visam à obtenção de razoável segurança de que os procedimentos de controle interno estabelecidos pela Administração estão em efetivo funcionamento e cumprimento, os testes substantivos visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelos sistemas contábil e administrativo da entidade.
    Assim, podemos concluir que os testes aplicados para a verificação dos valores licitados e seu correto registro pela contabilidade da entidade auditada podem ser classificados em testes substantivos.

     

    Prof. Claudenir Brito

  • Testes de observância: Tenta obter segurança razoável e verifica os controles internos do órgão auditado.


    Teste de substantivos: Tenta obter evidências e verifica os valores quanto a suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil.

  • GABARITO: CERTO

      

    Para quem for fazer a Prova do TCDF - Auditor

      

    MANUAL DE AUDITORIA DO TCDF

      

    TESTES SUBSTANTIVOS / TESTES COMPROBATÓRIOS

      

      

    4.12.6 Procedimentos

    Por meio dos procedimentos, serão realizados testes de auditoria, que se dividem em: 

      

    a) Testes de procedimento: consiste em selecionar uma operação e acompanhar o seu fluxo ao longo de todo o seu processamento e controle, de forma a assegurar e confirmar o entendimento do auditor sobre o sistema — aplica-se comumente na documentação e avaliação de controles internos;

       

    b) Testes de observância: são os testes destinados a obter razoável, embora não absoluta, segurança de que os controles internos, nos quais o controle externo se apoia, estão funcionando adequadamente ou seja, visa a avaliação da confiabilidade do sistema de controle interno. São conhecidos, também, como testes de controle;

       

    c) Testes Substantivos: são os exames que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil, administrativo ou operacional do auditado. Esses exames são (também conhecidos como testes comprobatórios).

       

     

    5. EXECUÇÃO DE AUDITORIAS

    No processo de execução da auditoria, especialmente em situações em que os sistemas de informações e controles gerenciais apresentam fraquezas, a equipe de auditoria pode necessitar ir além de exames de procedimentos e conduzir testes substantivos para auxiliar e determinar a proporção em que a economicidade, a eficiência e a eficácia têm sido afetadas.

       

    5.1 OBTENÇÃO DE EVIDÊNCIAS

    A utilização exclusiva de testes substantivos ocorre, tão somente, quando não for possível confiar nos sistemas de controle interno. Conforme já salientado, a quantidade de testes substantivos depende, exclusivamente, do grau de confiança depositado nos sistemas de controle interno.

      

     

       

     

      

     

      

     

     

  •  Testes Substantivos: são os exames que visam à obtenção de evidências quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil, administrativo ou operacional do auditado. Esses exames são (também conhecidos como testes comprobatórios).

  • Existem dois tipos de testes de auditoria:

    • Testes de Controle (Testes de Observância): Como o nome diz, visa testar os controles do órgão. Antigamente, eram chamados de “Testes de Observância”.
    • Procedimentos Substantivos: Avalia afirmações, transações e informações contidas nos sistemas da entidade. É dividido em testes de detalhes (transações, saldos de contas) e Procedimentos Analíticos (relações entre dados financeiros e não financeiros, flutuações, etc).

    Como o SIAFI é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Assim, é um sistema. 

    Os testes de auditoria na modalidade procedimentos substantivos visam justamente avaliar afirmações e transações, além das informações contidas nos sistemas da entidade. 

    Como o SIAFI é um sistema, o teste adequado para avaliar as informações contidas nele são mesmo os procedimentos substantivos.  

    Resposta: Certo

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre testes de auditoria!

    Existem dois tipos de testes de auditoria:

    - Testes de Controle (Testes de Observância): Como o nome diz, visa testar os controles do órgão.

    Antigamente, eram chamados de “Testes de Observância".

    - Procedimentos Substantivos: Avalia afirmações, transações e informações contidas nos sistemas da entidade. É dividido em testes de detalhes (transações, saldos de contas) e Procedimentos Analíticos (relações entre dados financeiros e não financeiros, flutuações, etc.).

    Como o SIAFI é o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal. Assim, é um sistema.

    Os testes de auditoria na modalidade procedimentos substantivos visam justamente avaliar afirmações e transações, além das informações contidas nos sistemas da entidade.

    Como o SIAFI é um sistema, o teste adequado para avaliar as informações contidas nele são mesmo os procedimentos substantivos.


    Gabarito do Professor: CERTO.

ID
1829833
Banca
FCC
Órgão
Prefeitura de São Luís - MA
Ano
2015
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Durante os trabalhos de auditoria, um Auditor de Controle Interno necessitou fazer testes de observância para garantir a razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento. Os testes foram realizados para os seguintes casos:

I. Verificação de registros.

II. Acompanhamento de procedimentos quando da sua execução.

III. Verificação de ativos tangíveis.

Os testes realizados para esses casos são denominados, respectivamente, 

Alternativas
Comentários
  • NBC TI 01 – DA AUDITORIA INTERNA

    a) inspeção – verificação de registros, documentos e ativos tangíveis;
    b) observação – acompanhamento de processo ou procedimento quando de sua execução; e

    c) investigação e confirmação – obtenção de informações perante pessoas físicas ou jurídicas conhecedoras das transações e das operações, dentro ou fora da entidade.

  • b) Inspeção, observação e inspeção.


ID
2407444
Banca
Marinha
Órgão
Quadro Técnico
Ano
2014
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Como se denomina o conjunto de todos os itens (pessoas e objetos) que interessam ao estudo de um fenômeno coletivo, segundo alguma característica?

Alternativas

ID
2850064
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TCE-MG
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Ao verificar a racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas em um órgão público são aplicados, o auditor governamental realiza o exame de

Alternativas
Comentários
  • NAG 1000 - Normas Gerais

    1109 – EFICIÊNCIA: é a racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas governamentais são aplicados.

    Atenção quanto ao conceito de economicidade, já que são relativamente parecidos, mas não se confundem.

    1106 – ECONOMICIDADE: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema.

  • 1106 – ECONOMICIDADE: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviços, mantendo-se um nível adequado de qualidade.

    1107 – EFETIVIDADE: refere-se ao resultado real obtido pelos destinatários das políticas, dos programas e dos projetos públicos. É o impacto proporcionado pela ação governamental.

    1108 – EFICÁCIA: diz respeito ao grau de realização de objetivos e de alcance das metas.

    1109 – EFICIÊNCIA: racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas governamentais são aplicados. Refere-se à extensão em que a unidade econômica maximiza seus benefícios com um mínimo de utilização de tempo e recursos. Preocupa-se com os meios, os métodos e os procedimentos planejados e organizados, a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis

  • Todos os 4 E's (economicidade, efetividade, eficácia e eficiência) representam conceitos distintos.

    Porém, as definições de economicidade e eficiência podem causar confusão.


    A ECONOMICIDADE, segundo as NAG, é ALTERNATIVA mais racional para a SOLUÇÃO de um determinado PROBLEMA.

    Já a EFICIÊNCIA, também segundo as NAG, é a própria RACIONALIDADE com que os RECURSOS alocados a

    determinados PROGRAMAS governamentais são aplicados.

  • Eu tô rindo mas é de nervoso! 

    Em 25/03/2019, às 21:01:32, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 18/02/2019, às 21:40:09, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 15/01/2019, às 20:50:48, você respondeu a opção C.Errada!

    Em 09/01/2019, às 13:40:34, você respondeu a opção E.Certa!

    Em 02/01/2019, às 19:01:28, você respondeu a opção C.Errada!

  • MAG RJ

    68.1. Economicidade: capacidade de minimizar custos dos recursos

    utilizados na consecução de uma atividade sem o comprometimento dos padrões de

    qualidade;

    95.1. Eficiência: capacidade de otimizar determinado processo visando

    ao menor uso de recursos na execução de uma atividade ou tarefa em determinado

    período de tempo;

    95.2. Eficácia: diz respeito ao grau de alcance das metas programadas,

    num determinado período de tempo;

  • Eficiência =tempo +recursos.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão de auditoria sobre análises que o auditor governamental realiza. 

    Bom, esta questão usou como fundamento as Normas de Auditoria Governamental (NAG), hoje já praticamente em desuso, pela proeminência das NBASP.

    Tanto as NAG quanto as NBASP foram emitidas pelo Instituto Rui Barbosa (IRB), que é meio que a escola corporativa dos Tribunais de Contas do Brasil.

    Pois bem, segundo a NAG 1000, que estabelecia normas gerais para os Tribunais de Contas do Brasil:

    1106 – ECONOMICIDADE: refere-se à alternativa mais racional (binômio preço x qualidade) para a solução de um determinado problema. Quando relacionado às aquisições, refere-se à oportunidade de redução de custos na compra de bens ou serviços, mantendo-se um nível adequado de qualidade.

    1107 – EFETIVIDADE: refere-se ao resultado real obtido pelos destinatários das políticas, dos programas e dos projetos públicos. É o impacto proporcionado pela ação governamental. 

    1108 – EFICÁCIA: diz respeito ao grau de realização de objetivos e de alcance das metas. 

    1109 – EFICIÊNCIA: racionalidade com que os recursos alocados a determinados programas governamentais são aplicados. Refere-se à extensão em que a unidade econômica maximiza seus benefícios com um mínimo de utilização de tempo e recursos. Preocupa-se com os meios, os métodos e os procedimentos planejados e organizados, a fim de assegurar a otimização da utilização dos recursos disponíveis

    Vale a pena mencionar que na definição de Economicidade, as NAG também utilizam a expressão "racional". A diferença é que, na economicidade, a racionalidade é utilizada na resolução de um problema. Já na eficiência, a racionalidade é utilizada na aplicação de recursos.

    Na prática, não faz muito sentido essa diferenciação, mas como a gente usa o que está escrito...


    Gabarito do professor: E
  • EFICIÊNCIA: Racionalidade dos recursos aplicados. Meios. Relação entre uso de insumos e ações.

    EFICÁCIA: Alcance de resultados.

    EFETIVIDADE: Impacto social.

    ECONOMICIDADE: Relação do custo e qualidade.

    Créditos pra colega Sheyla Rabelo, na questão Q948569.

  • EFICIÊNCIA: Racionalidade dos recursos aplicados. Meios. Relação entre uso de insumos e ações.

    EFICÁCIA: Alcance de resultados.

    EFETIVIDADE: Impacto social.

    ECONOMICIDADE: Relação do custo e qualidade.

    Créditos pra colega Sheyla Rabelo, na questão Q948569.


ID
2856607
Banca
FGV
Órgão
Prefeitura de Niterói - RJ
Ano
2018
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na seleção da área temática e do objetivo a ser avaliado na Auditoria Operacional, deve-se considerar sua contribuição para a melhoria do funcionamento da Administração Pública.


Entre os critérios técnicos a serem considerados, está

Alternativas
Comentários
  • No critério de planejamento de auditoria, deve-se considerar a matriz de riscos para seleção da área a ser auditada. Basicamente, a Matriz de Risco apresenta nos seus eixos escalas de probabilidade de ocorrência e impacto corporativo para um dado fator de risco

  • Relevancia, materialidade, tempestividade e confiabilidade são criterios subjetivos.

  • Gab: C-  o risco, ou seja, a probabilidade de ocorrência de eventos futuros incertos com potencial para influenciar o alcance dos objetivos de uma organização. 

  • GAB: LETRA C

    Fonte: Guilherme Sant Anna - Estratégia

    Complementando!

    Questão vai mais a fundo nos aspectos relacionados à Auditoria Operacional, exigindo conhecimento dos critérios técnicos a serem considerados na seleção de seus objetos de auditoria.

    De acordo com o Manual de Auditoria Operacional do TCU (2010, p.15):

    Critérios de seleção

    27 Realizadas as escolhas estratégicas, o próximo passo do processo de seleção de objetos de auditoria é definir os critérios que serão usados para selecionar objetos específicos de auditoria.

    28 O principal critério de seleção é a capacidade de a auditoria agregar valor, por meio de sua contribuição para a avaliação e a melhoria da gestão pública (ISSAI 3000/3.2, 2004). Outros critérios podem ser usados, entre os quais se destacam os citados nos normativos da Intosai e do TCU: materialidade, relevância e vulnerabilidade (ISSAI 3000/3.2, 2004; BRASIL, 2005). Esses critérios estão fortemente relacionados, mas são apresentados separadamente de forma a facilitar a compreensão de como operacionalizar o processo de seleção.

    Materialidade

    32 O critério de materialidade indica que o processo de seleção deve levar em consideração os valores envolvidos no objeto de auditoria, pois a auditoria deve produzir benefícios significativos.

    Relevância

    34 O critério de relevância indica que as auditorias selecionadas devem procurar responder questões de interesse da sociedade, que estão em debate público e são valorizadas.

    Vulnerabilidade

    36 No contexto do processo de seleção, as vulnerabilidades são situações ou propriedades intrínsecas do objeto de auditoria que podem estar associadas à ocorrência de eventos adversos (ABNT, 2009).

    Há também o critério “RISCO” que significa a probabilidade de ocorrência de eventos futuros incertos com potencial para influenciar o alcance dos objetivos de uma organização. Portanto, alternativa correta é a letra C.

    Em relação às demais alternativas - “a” e “b” estão com os conceitos invertidos. Já as alternativas “d” e “e” (tempestividade e confiabilidade) apresentam características da informação contábil-financeira.

  • Fala pessoal! Tudo bem? Professor Jetro Coutinho na área, para comentar esta questão sobre critérios de seleção de auditoria operacional.

    Bom, para escolher qual área será auditada por uma Auditoria Operacional, deve-se estabelecer alguns critérios para selecionar os objetivos específicos de e auditoria. Para isso, temos duas fontes de estudo: A ISSAI 3200 e o Manual de Anop do TCU.

    A ISSAI 3200 nos diz que:

    A seleção de temas de auditoria pode resultar da avaliação de riscos, da análise de problemas e de considerações acerca da materialidade. Riscos são a probabilidade e o impacto de um evento com o potencial para afetar o alcance dos objetivos de uma organização. Materialidade diz respeito não apenas aos aspectos financeiros, mas também aos sociais e/ou políticos, tais como o número de pessoas afetadas por uma lei ou reforma, transparência e boa governança.
    Em complemento a ISSAI, o Manual de Auditoria Operacional do TCU traz mais alguns outros critérios: 
    Agregação de Valor: Refere-se a produzir novos conhecimentos e perspectivas sobre o objeto de auditoria.
    Materialidade: Indica que o processo de seleção deve levar em consideração os valores envolvidos no objeto de auditoria, pois a auditoria deve produzir benefícios significativos.
    Relevância:indica que as auditorias selecionadas devem procurar responder questões de interesse da sociedade, que estão em debate público e são valorizadas.
    Vulnerabilidades: são situações ou propriedades intrínsecas do objeto de auditoria que podem estar associadas à ocorrência de eventos adversos.

    Com isso em mente, vamos às alternativas:
    a) Incorreta. Relevância tem a ver com a importância que o debate tem na sociedade e não com os recursos envolvidos (que é aspecto da materialidade).
    b) Incorreta. Materialidade te a ver com aspectos financeiros, sociais ou políticos. Áreas estratégicas são áreas de alto interesse do público em geral, por isso, tem a ver com a relevância.
    c) Correta. Conforme a definição de risco da ISSAI 3200
    d) Incorreta. Não é considerado critério de seleção de áreas temáticas, mas sim um dos padrões do relatório de auditoria operacional.
    e) Incorreta. Não é considerado critério de seleção de áreas temáticas, mas sim um dos requisitos tanto para os critérios quanto para as evidências em auditoria operacional.

    Gabarito do professor: Letra C.
  • Dentro da fase do planejamento no processo de Auditoria, deve-se definir o escopo do que vem a ser auditado, levando em consideração a capacidade agregar valor segundo os critérios da relevância, da materialidade, do risco e da oportunidade. Segundo o MAnop, a materialidade leva em consideração os aspectos quantitativos, divergindo do enunciado na alternativa 'b', que menciona aspectos qualitativos. No item 'a' a questão novamente inverte os conceitos tratando o critério relevância como se tratasse dos aspectos quantitativos, quando fala em recursos.. Restando apenas a alternativa risco, gabarito da questão.


ID
2887864
Banca
COVEST-COPSET
Órgão
UFPE
Ano
2017
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

De acordo com o que preconiza a auditoria governamental com aos achados e evidências de auditoria, analise as informações a seguir.


1) Achados e evidências de auditoria referem-se a fatos e procedimentos pertinentes à fase de execução dos trabalhos, resultantes da aplicação dos programas elaborados para as diversas áreas em análise.

2) Evidência em auditoria é o conjunto de fatos comprovados, suficientes, competentes e pertinentes, obtidos durante os trabalhos de auditoria, através de observações, inspeções, entrevistas e exames dos registros, que sustentam as conclusões do auditor.

3) As técnicas de auditoria constituem o conjunto de procedimentos a serem adotados no desenvolvimento dos trabalhos de auditoria.

4) Os controles internos constituem o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados, utilizado com vistas a assegurar que os objetivos dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fincados pelo poder público.


Estão corretas:

Alternativas
Comentários
  • Fiquei com a seguinte dúvida referente à afirmação nº 4.

    4) Os controles internos constituem o conjunto de atividades, planos, métodos e procedimentos interligados, utilizado com vistas a assegurar que os objetivos dos órgãos e entidades da administração pública sejam alcançados, de forma confiável e concreta, evidenciando eventuais desvios ao longo da gestão, até a consecução dos objetivos fincados pelo poder público.

    Acredito que esta proposição esteja incorreta, tendo em vista que, o controle interno ou sistema de controle interno, tem o propósito de assegurar RAZOÁVEL garantia de que os objetivos da organização sejam atingidos.

    Se alguém puder me ajudar, ficarei grato.

  • Fala pessoal! Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre auditoria governamental!

    Vamos aos itens!

    1 - Correto. A finalidade da fase de Execução é a evidenciação, isto é, o auditor precisa aplicar as técnicas de auditoria previstas no programa de auditoria para coletar evidências. Com base nestas evidências, o auditor compara a situação encontrada com o critério escolhido. Se a situação encontrada discrepar do critério, teremos um achado.

    2 - Correto. Perfeito! O auditor pode aplicar técnicas de auditoria (como as observações, entrevistas, exames, etc.) para obter as evidências. As evidências é que darão suporte para as conclusões do auditor.

    3 - Correto. Exatamente isso! Por meio das técnicas (também chamadas de procedimentos), o auditor obtém as evidências durante o desenvolvimento da auditoria (especificamente na fase de Execução).

    4 - Correto. Apesar de o setor público possuir objetivos, podem existir riscos que impeçam o alcance desses objetivos. Para diminuir a probabilidade e o impacto dos riscos, as organizações públicas implantam controles internos. Assim, ao reduzir os riscos, os controles internos aumentam a probabilidade de alcance dos objetivos.

    Portanto, todos os itens estão corretos.


    Gabarito do Professor: Letra D.
  • O item I está incorreto. Evidências e achados podem eventualmente serem obtidos na fase de planejamento.


ID
3097063
Banca
Quadrix
Órgão
CREA-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Julgue o item, relativo ao tópico de auditoria e às leis básicas que regem a contabilidade pública.


O auditor de instituições públicas não poderá realizar uma auditoria restrita a apenas um projeto ou à ação de determinado órgão, devendo incluir, em seu exame, o rol completo de despesas da unidade orçamentária sob auditoria.

Alternativas
Comentários
  • NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL (NAGs)

    NAG 1000 – NORMAS GERAIS

    1102.1 – AUDITORIA GOVERNAMENTAL: exame efetuado em entidades da administração direta e indireta, em funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades e operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais, serviços, sistemas e sobre a guarda e a aplicação de recursos públicos por outros responsáveis, em relação aos aspectos contábeis, orçamentários, financeiros, econômicos, patrimoniais e operacionais, assim como acerca da confiabilidade do sistema de controle interno (SCI). É realizada por profissionais de auditoria governamental, por intermédio de levantamentos de informações, análises imparciais, avaliações independentes e apresentação de informações seguras, devidamente consubstanciadas em evidências, segundo os critérios de legalidade, legitimidade, economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética, transparência e proteção do meio ambiente, além de observar a probidade administrativa e a responsabilidade social dos gestores da coisa pública.

  • A questão versa sobre delimitação do escopo de uma auditoria governamental.

    De acordo com a classificação da pelas Normas Auditoria Governamental (NAGs)[1], a auditoria governamental divide-se em:

    Auditoria de Regularidade:

    "exame e avaliação dos registros; das demonstrações contábeis; das contas governamentais; das operações e dos sistemas financeiros; do cumprimento das disposições legais e regulamentares; dos sistemas de  controle  interno;  da  probidade  e  da  correção  das  decisões  administrativas adotadas pelo ente auditado, com o objetivo de expressar uma opinião" (grifou-se)

    Frisa-se que a auditoria de regularidade abarca a auditoria contábil e auditoria de cumprimento legal (conformidade)

    Auditoria Operacional:

    "exame de funções, subfunções, programas, ações (projetos, atividades, operações especiais), áreas, processos, ciclos operacionais,serviços e sistemas governamentais com o objetivo de se emitir comentários sobre o desempenho dos órgãos e das entidades da Administração Pública e o resultado das  políticas,    programas  e  projetos  públicos,  pautado  em  critérios  de economicidade, eficiência, eficácia, efetividade, equidade, ética e proteção ao meio ambiente, além dos aspectos de legalidade" (grifou-se)

    Conforme podemos verificar acima, as auditorias de caráter operacional e de caráter regularidade possuem finalidades distintas, o que, por si só, já tornaria a questão incorreta.

    Além disso, com base no OBJETIVO de cada auditoria, os auditores envolvidos na fiscalização DELIMITAM O ESCOPO, de modo que este seja suficiente a satisfazer os objetivos do trabalho, conforme versaram as Normas de Auditoria do Tribunal de Contas da União[2]:

    "O escopo envolve a definição das questões de auditoria, a profundidade e o detalhamento dos procedimentos, a delimitação do universo auditável (abrangência), a configuração da amostra (extensão) e a oportunidade dos exames" (grifou-se).

    Logo, ao contrário do que afirmou a questão, podem ocorrer auditorias governamentais restritas à execução de um projeto/programa de governo à cargo de um órgão, sem que isso abarque o rol completo de despesas da unidade orçamentária sob auditoria.

    Inclusive, os auditores devem ter cautela na delimitação do escopo de auditoria, tendo em vista que existe um cronograma para execução dos trabalhos e um objetivo a ser alcançado. Nesse sentido, um escopo de auditoria bastante amplo pode representar um risco a consecução desse trabalho.

    GABARITO DO PROFESSOR: ERRADA


    REFERÊNCIAS: [1] Instituto Rui Barbosa. Normas de Auditoria Governamental - NAGs aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro. Tocantins, 2011; [2] Brasil. Tribunal de Contas da União. NORMAS DE AUDITORIA DO TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Revisão Junho 2011, Brasília 2011;
  • E ai, tudo bom?

    Gabarito: Errado

    Bons estudos!

    -É praticando que se aprende e a prática leva á aprovação.


ID
3290332
Banca
Quadrix
Órgão
CRO-GO
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Acerca dos aspectos gerais do exercício de auditoria interna  e  de  auditoria  no  âmbito  do  Setor  Público,  julgue o item.  

Os testes de controle destinam‐se a verificar e a comprovar a regularidade na aplicação das normas e a certificar a confiabilidade e a adequação dos procedimentos do sistema de controle interno.

Alternativas
Comentários
  • NORMAS DE AUDITORIA GOVERNAMENTAL – NAGs

    4406 – No processo de execução dos trabalhos de auditoria governamental, especialmente em situações em que os sistemas de informações e os controles apresentam deficiências, o profissional de auditoria governamental deve, além

    de aplicar os testes de controle, adotar os testes substantivos para auxiliar e determinar a extensão dos trabalhos. Nesse sentido, os testes estão assim classificados:

    4406.1 – Teste de controle: aquele que se destina a verificar e comprovar a regularidade na aplicação das normas e certificar a confiabilidade e a adequação dos procedimentos do sistema de controles internos (SCI).

    4406.2 – Teste substantivo: o exame praticado pelo profissional de auditoria governamental com a preocupação de obter competente e razoável evidência comprobatória da validade e propriedade material do tratamento de eventos e transações pelo ente público. A ênfase é na obtenção de evidências detalhadas. 

    CERTO

  • A questão cobra conhecimento sobre a definição dos testes de controle em auditorias no setor público.

    Conforme as Normas de Auditoria Governamental, o teste de controle é “aquele que se destina a verificar e comprovar a regularidade na aplicação das normas e certificar a confiabilidade e a adequação dos procedimentos do sistema de controles internos (SCI)” [1].

    Assim, o teste de controle é o procedimento de auditoria que tem o objetivo de avaliar a eficácia e efetividade do funcionamento dos controles internos. Por exemplo, o gestor estabelece um controle interno de segregação de funções para reduzir o risco de erro na fiscalização de contratos administrativos. Diante desse controle interno, cabe ao auditor testar se a operacionalidade da segregação de função está alcançando o objetivo almejado.



    Gabarito da professora: CERTO.



    Referências:

    [1] Normas de Auditoria Governamental – NAGs - Aplicáveis ao Controle Externo Brasileiro. Instituto Rui Barbosa. Tocantins. 2011.

    [2] NBC TA 330 – Resposta do Auditor aos Riscos Avaliados. Conselho Federal de Contabilidade. 2016.


ID
3389491
Banca
FUNDATEC
Órgão
Prefeitura de Porto Alegre - RS
Ano
2019
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

NBC TA 530 aplicável à auditoria das demonstrações contábeis, ao tratar de amostragem em auditoria, estabelece os requisitos para a definição da amostra, tamanho e seleção dos itens para teste, bem como para a execução dos procedimentos de auditoria. De acordo com a referida norma, é INCORRETO afirmar que:

Alternativas
Comentários
  • NBC TA 530

    6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra

    Gab. A

  • Quanto as outras alternativas, com base na NBC TA 530:

    b) 7. O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível mínimo aceitável

    c) 9. O auditor deve executar os procedimentos de auditoria, apropriados à finalidade, para cada item selecionado.

    d) 8. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada

    e) 10. Se o procedimento de auditoria não for aplicável ao item selecionado, o auditor deve executar o procedimento em um item que substitua o anteriormente selecionado

  • Fala pessoal! Tudo beleza com vocês? Professor Jetro Coutinho aqui, para comentar esta questão sobre amostragem de auditoria segundo a NBC TA 530. 

    A questão pede para acharmos a incorreta. Então, vamos às alternativas.

    A) Incorreta. E já encontramos nosso gabarito. Ao definir uma amostra o auditor deve considerar tanto a finalidade do procedimento (isto é, a razão utilizada para a amostragem e como a amostragem será útil para a auditoria) quanto às características da população dos dados. Esta é a redação do item 6 da NBC TA 530:

    6. Ao definir uma amostra de auditoria, o auditor deve considerar a finalidade do procedimento de auditoria e as características da população da qual será retirada a amostra.


    B) Correto. O tamanho da amostra vai determinar se o risco de amostragem é alto ou não. O tamanho da amostra deve refletir o risco que o auditor deseja correr. De forma geral, quanto maior o tamanho da amostra, menor o risco de amostragem.

    Olhe só o item 7 da norma:

    7. O auditor deve determinar o tamanho de amostra suficiente para reduzir o risco de amostragem a um nível mínimo aceitável.


    C) Correto. Não dá para desvincular os procedimentos e a finalidade de cada um deles na auditoria. Repare no item 9 da NBC TA 530:

    9. O auditor deve executar os procedimentos de auditoria, apropriados à finalidade, para cada item selecionado.


    D) Correto. A grande vantagem de realizar amostragem estatística é utilizar o método estatístico e não o julgamento profissional. Por isso, ao retirar o viés do auditor, a amostragem permite que cada unidade tenha a mesma chance de ser selecionada.

    Este é o comando do item 8 da norma:

    8. O auditor deve selecionar itens para a amostragem de forma que cada unidade de amostragem da população tenha a mesma chance de ser selecionada.


    E) Correto. Se decidir usar amostragem estatística e o item selecionado pela amostra não puder sofrer o procedimento de auditoria, deve-se substituir o item. Tal é o comando do item 10 da norma:

    10. Se o procedimento de auditoria não for aplicável ao item selecionado, o auditor deve executar o procedimento em um item que substitua o anteriormente selecionado.

    Como a questão pede a incorreta, o nosso gabarito é a letra A.


    Gabarito do Professor: Letra A.

ID
3396550
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
SEFAZ-DF
Ano
2020
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação a planos, procedimentos e amostragem de auditoria, julgue o item a seguir.


Ao utilizar informações comparáveis de períodos anteriores para estabelecer relações plausíveis entre dados financeiros e dados não financeiros da entidade auditada, o auditor está aplicando um procedimento analítico de auditoria.

Alternativas
Comentários
  • GABARITO - CERTO

     

    NBC TA 520: “procedimento analítico significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.” “A1. Os procedimentos analíticos incluem, por exemplo, levar em consideração comparações de informações contábeis e financeiras da entidade: informações comparáveis de períodos anteriores”.

  • Segundo a NBC TA 330, são realizados procedimentos analíticos substantivos para detectar distorções relevantes no nível de afirmações, são utilizados, entre outros, os procedimentos e testes que avaliam informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros e são examinadas relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou difiram significativamente dos valores esperados.

    Q988181

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento da NBC TA 520 – Procedimentos Analíticos, do Conselho Federal de Contabilidade. 
    Ao ler o enunciado é possível identificar que a Banca pretende saber se o candidato conhece o conceito de procedimento analítico
    Segundo a norma, o termo procedimento analítico “significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros." 
    A norma destaca, ainda, que os procedimentos analíticos podem considerar comparações de informações contábeis e financeiras da entidade, a saber:
    “• informações comparáveis de períodos anteriores; (grifo nosso) 
    • resultados previstos pela entidade, tais como orçamentos ou previsões, ou expectativas do auditor, como uma estimativa de depreciação; 
    • informações de entidades do mesmo setor de atividade, como a comparação entre índices de vendas e contas a receber com as médias do setor ou com outras entidades de porte comparável do mesmo setor." 
    Assim sendo, com as informações apresentadas é possível verificar que a afirmação está correta. 
    Gabarito: CERTO.
  • Aprendemos que os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.Os procedimentos analíticos, como o nome sugere, envolvem análises, cálculo de índices, linhas de tendência.

    A NBC TA 530 afirma, ainda, que os procedimentos analíticos podem considerar comparações de informações contábeis e financeiras da entidade, a saber:

    • informações comparáveis de períodos anteriores;

    • resultados previstos pela entidade, tais como orçamentos ou previsões, ou expectativas do auditor, como uma estimativa de depreciação; 

    • informações de entidades do mesmo setor de atividade, como a comparação entre índices de vendas e contas a receber com as médias do setor ou com outras entidades de porte comparável do mesmo setor.

    Gabarito: CORRETO.

  • Procedimento analítico “significa avaliações de informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros." 

  • PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA

    NBC TA 500(R1) - Procedimentos analíticos (Revisão Analítica);

    A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não-financeiros.

    Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam consistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    ◙ Procedimentos de Auditoria:

    1. Inspeção:

    • exames de registros e documentos;

    • Internos ou externos;

    • Em forma de papel, em forma eletrônica ou em outras mídias;

    • EXAME FÍSICO de um ativo;

    2. Observação:

    • Exame do PROCESSO OU PROCEDIMENTO executado por outros;

    3. Confirmação externa:

    • RESPOSTA escrita de TERCEIRO (a parte que confirma) ao auditor;

    • Em forma escrita, eletrônica ou em outra mídia;

    • Não precisam se restringir apenas a saldos contábeis;

    4. Recálculo:

    • Verificação da EXATIDÃO MATEMÁTICA de documentos ou registros;

    • Pode ser realizado manual ou eletronicamente;

    5. Procedimentos analíticos:

    • Avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não-financeiros;

    • Investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos (ATIPICIDADES);

    6. Indagação:

    • BUSCA DE INFORMAÇÕES junto a pessoas com conhecimento, financeiro e não-financeiro, dentro ou fora da entidade;

    7. Reexecução:

    • EXECUÇÃO INDEPENDENTE pelo auditor de procedimentos ou controles que foram originalmente realizados como parte do controle interno da entidade;

    Fonte: Tonyvan de Carvalho, TEC;

  • Aprendendo o jogo do CESPE!!!

    PROCEDIMENTOS ANALÍTICOS OU REVISÃO ANALÍTICA

    Procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros

    (CESPE/PC-PE/2016) As normas de auditoria independente aplicáveis às demonstrações contábeis estabelecem como método para a obtenção de evidências de auditoria o procedimento analítico, que é definido como a avaliação das informações contábeis obtidas por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros.(CERTO)

    (CESPE/SEFAZ-RS/2019) A realização de comparações entre informações e entre indicadores contábeis e a análise de relações entre contas e de relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros são procedimentos característicos da revisão analítica.(CERTO)

    (CESPE/CGE-CE/2019) Segundo a NBC TA 330, para detectar distorções relevantes no nível de afirmações, são utilizados, entre outros, os procedimentos e testes que avaliam informações contábeis por meio de análise das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros e são examinadas relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou difiram significativamente dos valores esperados. Tais procedimentos ou testes são denominados procedimentos analíticos substantivos.(CERTO)

    (CESPE/SEFAZ-DF/2020) Ao utilizar informações comparáveis de períodos anteriores para estabelecer relações plausíveis entre dados financeiros e dados não financeiros da entidade auditada, o auditor está aplicando um procedimento analítico de auditoria.(CERTO)

    Gabarito: Certo.

    "Seja o personagem principal das aventuras que você sempre sonhou."

  • Questão traz a definição quase literal do chamado procedimento analítico (ou revisão analítica). Veja o que diz a NBC TA 500:

    Procedimentos analíticos

    A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    Gabarito: “CERTO”.

    Fonte: Prof. Guilherme Sant Anna, Tonyvan de Carvalho Oliveira


ID
5098612
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

A respeito das técnicas, dos procedimentos e dos objetivos da auditoria interna no contexto da administração pública, julgue o item a seguir.

A fiscalização é uma técnica de controle mais simples do que a auditoria e busca comprovar, entre outros aspectos, se os programas de governo correspondem às especificações estabelecidas.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A fiscalização é uma técnica de controle mais simples que a auditoria e visa comprovar se o objeto dos programas de governo existe, se corresponde às especificações estabelecidas, se atende às necessidades para as quais foi definido e se guarda coerência com as condições e características pretendidas, além de observar se os mecanismos de controle administrativo são eficientes.

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    Artigo 4 do Decreto 3591/200.

    Art. 4 O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1 A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2 A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

    Essa questão extrapola os conhecimentos exigidos no edital de Auditoria Governamental.

    Já em relação a auditoria interna, o edital apenas exige “auditoria interna segundo o IIA”.

  • Gabarito preliminar: Certo

    Manual do SCI (IN 01/2002): "1. As atividades a cargo do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal são exercidas mediante a utilização de técnicas próprias de trabalho, as quais constituem-se no conjunto de processos que viabilizam o alcance dos macro-objetivos do Sistema. As técnicas de controle são as seguintes:

    a) auditoria; e

    b) fiscalização

    Seção II – Auditoria

    1. A auditoria é o conjunto de técnicas que visa avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito público e privado, mediante a confrontação entre uma situação encontrada com um determinado critério técnico, operacional ou legal.

    Seção III - Fiscalização 

    1. A fiscalização é uma técnica de controle que visa a comprovar se o objeto dos programas de governo existe, corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido e guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle administrativo são eficientes."

    *O manual explica o que é fiscalização e o que é auditoria, mas não afirma que uma é mais simples que a outra. Seria uma inferência da banca a partir das definições expostas acima?

  • A respeito das técnicas, dos procedimentos e dos objetivos da auditoria interna no contexto da administração pública, julgue o item a seguir.

    A fiscalização é uma técnica de controle mais simples do que a auditoria e busca comprovar, entre outros aspectos, se os programas de governo correspondem às especificações estabelecidas.

    GAB. DEFINITIVO "CERTO".

    JUSTIFICATIVA:

    A fiscalização é uma técnica de controle mais simples que a auditoria. Visa comprovar se o objeto dos programas de governo existe, corresponde às especificações estabelecidas; se atende às necessidades para as quais foi definido; e se guarda coerência com as condições e características pretendidas. Observa também se os mecanismos de controle administrativo são eficientes. O ato de fiscalizar é a aplicação do conjunto de procedimentos, capazes de permitir o exame dos atos da Administração Pública, visando avaliar as execuções de políticas públicas pelo produto, atuando sobre os resultados efetivos dos programas do Governo Federal na verificação e confirmação das metas executadas.

    Fonte: https://cdn.cebraspe.org.br/concursos/tc_df_20_ace/arquivos/TCDF_ACE_JUSTIFICATIVAS_ALTERAO_MANUTENO_DE_GABARITO.PDF [QUESTÃO 81]

  • Esta questão é daquelas que extrapola o conteúdo do edital. Ela cobra os conhecimentos do artigo 4º do Decreto 3.591/2000, mesmo o Decreto não estando previsto no conteúdo do concurso.

    Apesar de ser uma questão para o TCDF, a banca cobra um Decreto federal, que não é aplicável nem ao TCDF nem mesmo à Controladoria do DF. Enfim, vai saber o que se passa na cabeça do examinador...

    Enfim, mas como não adianta brigar com a banca, segue o conteúdo do Decreto:

    Art. 4º O Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal utiliza como técnicas de trabalho, para a consecução de suas finalidades, a auditoria e a fiscalização.

    § 1º A auditoria visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado.

    § 2º A fiscalização visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes.

    Ou seja, segundo o Decreto, de fato, a fiscalização visa comprovar se os programas de governo correspondem às especificações estabelecidas. Justamente por este escopo menor da fiscalização, temos que a fiscalização é mais simples que a auditoria. 

    Resposta: Certo

  • Para solucionar a questão o candidato deve ter conhecimento do Decreto n.º 3.591, de 06 de setembro de 2000, que dispõe sobre o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal.

    De acordo com o decreto, a auditoria “visa a avaliar a gestão pública, pelos processos e resultados gerenciais, e a aplicação de recursos públicos por entidades de direito privado". Já a fiscalização “visa a comprovar se o objeto dos programas de governo corresponde às especificações estabelecidas, atende às necessidades para as quais foi definido, guarda coerência com as condições e características pretendidas e se os mecanismos de controle são eficientes".

    Em que pese não estar explícito no conceito, a atividade de fiscalização pode ser considerada mais simples do que a auditoria pelo fato de não haver a necessidade de avaliar a gestão pública.


    Gabarito do Professor: CERTO.
  • É por essas e outras que a CESPE perdeu e segue perdendo os grandes concursos de 2022!!


ID
5098645
Banca
CESPE / CEBRASPE
Órgão
TC-DF
Ano
2021
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Com relação à execução de auditoria governamental, julgue o item seguinte.

A revisão analítica consiste na realização de análises comparativas e envolve, entre outros, o emprego de indicadores de desempenho. Seu objetivo é avaliar o comportamento de valores significativos, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

Alternativas
Comentários
  • CESPE. JUSTIFICATIVA: CERTO. A revisão analítica consiste na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas. 

    Tudo que há de bom: https://linktr.ee/pedrohtp

    bons estudos!

  • Certo

    Segundo a NBC TA 500(R1):

    A revisão analítica (atualmente designada por procedimentos analíticos) consiste na avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos, ou seja, eles são utilizados quando há atipicidades ou anormalidades. Isso é realizado por meio da “verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas”.

     

  • A revisão analítica (também chamada de procedimentos analíticos) é uma técnica de auditoria que objetiva verificar o comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situações ou tendências atípicas. 

    O objetivo da técnica é utilizar inferências lógicas para chegar a conclusões. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    Assim, se a despesa com pessoal de um órgão cresceu 50% de um ano para o outro, mesmo sem aumento da remuneração dos servidores concedido por lei, tal situação pode indicar que o órgão está pagando despesas com pessoal sem base legal.

    Resposta: Certo

  • Ponto chave de revisão analítica: comparação entre dados financeiros e não financeiros

  • certa

    NBC TA 500(R1) define procedimento analítico/revisão analítica da seguinte forma:

    A21. Os procedimentos analíticos consistem em avaliação das informações feitas por meio de estudo das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Os procedimentos analíticos incluem também a investigação de flutuações e relações identificadas que sejam inconsistentes com outras informações relevantes ou que se desviem significativamente dos valores previstos.

    Q662136 - Procedimentos Analíticos são avaliações de informações contábeis, por meio de análises das relações plausíveis entre dados financeiros e não financeiros. Procedimentos analíticos compreendem, também, o exame necessário de flutuações ou relações identificadas que são inconsistentes com outras informações relevantes ou que diferem, significativamente, dos valores esperados.

    Q236270 - A revisão analítica é um procedimento que consiste na verificação do comportamento de valores significativos, mediante índices, quocientes, quantidades absolutas ou outros meios, com vistas à identificação de situação ou tendências atípicas.

    Q849703 - Na aplicação dos procedimentos de revisão analítica, o auditor deve considerar: O objetivo dos procedimentos e o grau de confiabilidade dos resultados alcançáveis. A natureza do órgão/entidade e o conhecimento adquirido nas auditorias anteriores. A disponibilidade de informações, sua relevância, confiabilidade e comparabilidade.

  • De acordo com o enunciado, o candidato deve demonstrar conhecimento acerca da técnica em auditoria contábil denominada revisão analítica.


    Trata-se de realizar comparações entre os números do balanço (inclusive mediante o uso de índices contábeis) e, desta maneira, verificar a razoabilidade de alguns desses números apresentados ao auditor.


    A revisão analítica não é composta de comparações indiscriminadas. Um fundamento lógico essencial preside a sua utilização: existem relações quantitativas, na realidade auditada, que são esperáveis, pela natureza intrínseca das realidades que esses números medem.


    Para fins de embasamento teórico recomendo a seguinte bibliografia:


    JUND, Sergio. Auditoria: conceitos, normas, técnicas e procedimentos. São Paulo: Impetus, 2002.



    Gabarito do Professor: CERTO.