SóProvas


ID
659908
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

No desenvolvimento de software em espiral (Boehm), cada loop está dividido em quatro setores. NÃO se trata da denominação de um destes setores:

Alternativas
Comentários
  • LETRA A

    O modelo espiral descreve um fluxo de atividades cíclico e evolutivo constituído de quatro estágios.
    1. No estágio 1 devem ser determinados objetivos, soluções alternativas e restrições.
    2. No estágio 2, devem ser analisados os riscos das decisões do estágio anterior. Durante este estágio podem ser construídos protótipos ou realizar-se simulações do software.
    3. O estágio 3 consiste nas atividades da fase de desenvolvimento, incluindo design, especificação, codificação e verificação. A principal característica é que a cada especificação que vai surgindo a cada ciclo - especificação de requisitos, do software, da arquitetura, da interface de usuário e dos algoritmos e dados - deve ser feita a verificação apropriadamente.
    4. O estágio 4 compreende a revisão das etapas anteriores e o planejamento da próxima fase. Neste planejamento, dependendo dos resultados obtidos nos estágios anteriores - decisões, análise de riscos e verificação, pode-se optar por seguir o desenvolvimento num modelo Cascata (linear), Evolutivo ou Transformação. Por exemplo, se já no primeiro ciclo, os requisitos forem completamente especificados e validados pode-se optar por seguir o modelo Cascata. Caso contrário, pode-se optar pela construção de novos protótipos, incrementando-o, avaliando novos riscos e replanejando o processo.
    Fonte: http://engenhariadesoftware.blogspot.com/2007/03/o-modelo-espiral.html
  • São 4 quadrantes dentro do modelo espiral:

    1-PLANEJAMENTO DAS PRÓXIMAS ETAPAS
    2-DETERMINAÇÃO DOS OBJETIVOS, ALTERNATIVAS e RESTRIÇÕES
    3-AVALIAÇÃO ALTERNATIVA ONDE SE IDENTIFICAM E RESOLVEM OS RISCOS
    4-DESENVOLVIMENTO E VALIDAÇÃO DO PRODUTO DO PRÓXIMO NÍVEL


    Segue abaixo modelo espiral:

    http://www.google.com.br/imgres?q=MODELO+ESPIRAL&um=1&hl=pt-BR&sa=N&biw=1280&bih=685&tbm=isch&tbnid=p43dtyFRVfsPkM:&imgrefurl=http://sistemasdeinformacao.wikispaces.com/Quest%25C3%25B5es%2BModelos%2BPrescritivos%2Bde%2BSoftware&docid=8FMfwhJjvcdBNM&imgurl=http://sistemasdeinformacao.wikispaces.com/file/view/boehm.jpg/67988173/boehm.jpg&w=560&h=459&ei=0CZhT9G-M5Ttggfw4PirAg&zoom=1&iact=hc&vpx=187&vpy=115&dur=495&hovh=203&hovw=248&tx=176&ty=121&sig=102721703787985606906&page=1&tbnh=143&tbnw=174&start=0&ndsp=15&ved=1t:429,r:10,s:0
  • O modelo espiral foi proposto por Barry Boehm em 1988. O modelo original em espiral organiza o desenvolvimento como um processo iterativo em que vários conjuntos de quatro fases se sucedem até se obter o sistema final. Um ciclo se inicia com a determinação de objectivos, alternativas e restrições (primeira tarefa)onde ocorre o comprometimento dos envolvidos e o estabelecimento de uma estratégia para alcançar os objectivos. Na segunda tarefa, avaliação de alternativas, identificação e solução de riscos, executa-se uma análise de risco. Prototipação é uma boa ferramenta para tratar riscos. Se o risco for considerado inaceitável, pode parar o projeto. Na terceira tarefa ocorre o desenvolvimento do produto. Neste quadrante pode-se considerar o modelo cascata. Na quarta tarefa o produto é avaliado e se prepara para iniciar um novo ciclo.

    Variações do modelo espiral consideram entre três e seis tarefas ou sectores da espiral, que podem ser:
    - comunicação com o cliente;
    - planeamento;
    - análise de risco;
    - engenharia;
    - construção e liberação;
    - avaliação do cliente.

    A questão se refere ao modelo original, logo a resposta é a letra A.
  • Pessoal,

    questão retirada da página 45 do Sommerville. Segundo o livro, o desenvolvimento em espiral é dividido em 4 setores:
    • Definição de objetivos: São definidos os objetivos específicos para essa fase do projeto. São identificadas as restruções e os riscos do projeto;
    • Avaliação e redução de riscos: para cada um dos riscos identificados, é realizada uma análise detalhada e são tomadas providências para reduzir esses riscos;
    • Desenvolvimento e validação: É escolhido um modelo de desenvolvido para o sistema;
    • Planejamento: o projeto é revisto e é tomada uma decisão sobre continuar com o próximo loop da espiral.