SóProvas


ID
659911
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

Permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas com o processo e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa e mostra as características do sistema tais como: I. Agentes que se comunicam com o sistema; II. Dados que o sistema aceita e deve processar; III. Dados que o sistema produz para o ambiente e IV. Fronteira do sistema com o ambiente. Trata-se do diagrama de

Alternativas
Comentários
  • O diagrama de contexto é uma forma de representar o objeto do estudo (projeto), com relação ao ambiente em que se insere. Uma definição para o Diagrama de Contexto seria: Um diagrama que mostra as entradas e saídas externas de uma organização / área funcional (em estudo: Compras) e os relacionamentos internos (produtos e serviços fornecidos por uma área funcional a outra).

    Um diagrama de contexto permite identificar os limites dos processos, as áreas envolvidas com o processo e os relacionamentos com outros processos e elementos externos à empresa (ex.: clientes, fornecedores)

    Fonte: http://www.sarga.com.br/artigo1.htm

  • Em outros 'miudos' o diagrama de contexto é um diagrama de casos de uso que mostra as interfaces do produto com seu ambiente de aplicação. Os diversos tipos de usuários e outros sistemas com os quais o produto deva interagir são representados por atores situados fora de um retângulo que marca a fronteira do produto.
  • Diagrama de Contexto não faz parte da UML, faz parte da análise estruturada. 
  • Achei estranhíssimo, porque pelo menos da UML 2.2 não faz parte o diagrama de contexto, mas bom saber que eles usam como sinônimo do de caso de uso.

  • O diagrama de contexto deve mostrar as relações estabelecidas entre o sistema e o meio ambiente, apresentando o sistema com um único processo. As entradas do sistema são produzidas pelas entidades externas e as saídas pelo próprio sistema. O diagrama de contexto pode ser considerado um caso especial dos diagramas de fluxo de dados, correspondente ao nível superior. Apresenta uma visão mais geral das principais funções do sistema, assim como das principais interfaces entre o sistema e o meio ambiente.

  • Correta a letra B. No livro do Martin Fowler em UML Essencial ele deixa bem claro "a melhor maneira de pensar em um diagrama de caso de uso é como um sumário gráfico do conjunto de casos de uso. Ele também é semelhante ao diagrama de contexto". 

    procurando a mais certa entre as alternativas, a letra B é a que se encaixa.

    Se você descordar ou não, lembre-se que temos que dançar de acordo com a música da banca.