SóProvas


ID
659926
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Engenharia de Software
Assuntos

A UML apresenta, em sua sintaxe e semântica, uma notação gráfica com elementos bem definidos. A linguagem categoriza quatro itens. Os pacotes são inseridos no contexto das partes organizacionais dos modelos e, portanto, categorizados como itens

Alternativas
Comentários
  • LETRA E.
    Definição 1: Pacote é um mecanismo de propósito geral para organizar elementos de modelo em grupos.
    Definição 2: Um pacote é um agrupamento de elementos semanticamente relacionados, que deve
    ter um nome associado.
  • Pacotes são estruturas que permitem agrupar qualquer construção da UML em estruturas de alto nível.
     
    Elementos da UML
        De estrutura:
            Classe
            Objetos
            Interface
            Componente
            Colaboração
            Nó

        De comportamento:
            Casos de uso
            Iteração
            Máquina de estados

        De agrupamento:
            Pacote
            Modelo
            Subsistema
            Framework

        De anotação:
            Notas

    http://pt.wikipedia.org/wiki/UML

  •  A UML é descrita por 3 elementos principais: 1. Blocos de construção básicos da UML; 2. Regras que determinam como esses blocos serão combinados; 3. Alguns mecanismos comuns aplicados na UML. Quanto aos Blocos de construção, a UML abrange 3 tipos: 1. Itens: abstrações identificadas como cidadãos de primeira classe em um modelo. 2. Relacionamentos: reúnem esses itens. 3. Diagramas: agrupam coleções interessantes de itens. 1.1 Itens Existem 4 tipos de itens na UML: * Itens estruturais: são os substantivos utilizados em modelos da UML. São as partes mais estáticas do modelo, representando elementos conceituais ou físicos. Coletivamente, os itens estruturais são chamados classificadores. São itens estruturais: classes, interface, colaborações, caso de uso, classes ativas, componentes, artefato e nó. * Itens comportamentais: são as partes dinâmicas dos modelos de UML. São os verbos de um modelo, representando comportamentos no tempo e no espaço. São itens comportamentais: interação, máquina de estado e atividade. * Itens de agrupamentos: são as partes organizacionais dos modelos de UML. São os blocos em que os modelos podem ser decompostos. Ao todo, existe apenas um tipo principal de itens de agrupamento: pacote. * Itens anotacionais: são as partes explicativas dos modelos de UML. Existe um único tipo de item anotacional, chamado nota.
  • Casos de uso não  entram como itens estruturais e sim comportamentais.
  • Os comentários de Luiz Cláudio foram extraídos do livro entitulado "Unified Modeling Language User Guide", cujos autores são os próprios desenvolvedores da UML, que são Grady Booch, James Rumbaugh, and Ivar Jacobson.
  • Uma coisa é falar de itens do UML que são os 4 tipos que o
    Luiz citou (e UC é estrutural), outra é falar dos tipo de diagramas(aqui UC é comportamental)


  • 64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=10 ttl=61 time=8.88 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=11 ttl=61 time=9.20 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=12 ttl=61 time=9.31 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=13 ttl=61 time=9.84 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=14 ttl=61 time=8.84 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=15 ttl=61 time=8.81 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=16 ttl=61 time=8.88 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=17 ttl=61 time=8.82 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=18 ttl=61 time=8.62 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=19 ttl=61 time=8.94 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=20 ttl=61 time=8.78 ms
    64 bytes from 8.8.8.8: icmp_seq=21 ttl=61 time=9.09 ms