SóProvas


ID
660013
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre sistemas operacionais é INCORRETO afirmar:

Alternativas
Comentários
  • Um sistema operacional é um programa ou um conjunto de programas cuja função é servir de interface entre um computador e o usuário. Por isso a alternativa A está incorreta, pois afirma que o S.O. é um hardware. O hardware é a parte física do computador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas.
  • O sistema operacional é uma camada de hardware
  • Eis uma verdadeira questão de NOÇÕES de informática. Embora tenha envolvido conceitos de shell e kernel, não precisava ir tão longe pra respondê-la. Mas, por quê?
    Bom, vamos lá. Todo mundo sabe - ou já ouviu falar - o que é um sistema operacional. É, de forma bem superficial e leiga, a materialização do próprio computador. É nele que você futuca, interage, usa. Pra nós, usuários comuns, o sistema operacional é tudo, é o computador em si. Ele é um grande programa - software - gerenciador de todos os processos necessários ao funcionamento da máquina. Sem ele, o PC não é nada, apenas uma pilha de peças cibernéticas - ou hardware.
    Como exemplos de sistemas operacionais, cito os dois mais tradicionais: o Microsoft Windows e o Linux. Lembrou agora? Então, é isso mesmo, estes programinhas são os seus sistemas operacionais. É a partir deles que você mexe no computador.
    Então, pra não restar dúvida, o sistema operacional é um PROGRAMA, ou, na linguagem da informática, um SOFTWARE. Beleza.
    Por outro lado, temos as partes FÍSICAS do computador, ou no dialeto dos "nerds", o HARDWARE. Estes são as peças que compõem o computador em sua acepção material, como HD, Processador, Pente de Memória RAM, Drive de CD/DVD, Placa Mãe. Tudo isso que você pode pegar, pisar, cuspir, bater, jogar no chão, tudo isso é HARDWARE. Ok.
    Agora vamos à questão.
    Quando a alternativa A diz que "O sistema operacional é uma camada de hardware", já devemos ficar atentos, pois, como explicado, Sistema Operacional - software - é uma coisa e hardware é outra, que se complementam, é bem verdade, mas JAMAIS SE CONFUNDEM. Então, dizer que "O sistema operacional é uma camada de hardware" é absolutamente impróprio, sendo esta nossa resposta.

    Gabarito: alternativa A.
  • Ótima explicação dada pelo colega acima!


    Poderia nos explicar os conceitos de shell e kernell? Confesso que acertei a questão pelo fato de a alternativa "A" estar bem errada, mas as outras deixaram dúvidas.

    Bons estudos.
  • Por detrás de um Sistema Operativo existem duas constituições, das quais o Kernel e a Shell, mas o que são?
     

    Kernel é o núcleo de um Sistema Operativo, tem como cargo gerir todos os componentes de hardware instalados no computador.

    Shell é a interface gráfica, tudo o que nós vemos no nosso monitor é nos “dado pela Shell”, esta permite a interactividade entre o utilizador e a máquina.

  • O kernel de um sistema operacional é visto como se fosse o núcleo. Ele representa a camada de software mais próxima ao hardware. Segundo alguns autores, o kernel é o seu coração, sua mente e seu sistema nervoso. Ele é responsável exclusivamente pelo transporte das informações de mais baixo nível que tornam todas as outras tarefas possível. Fazendo malabarismos com diversos processos que ocorrem simultaneamente, gerenciando sua memória de forma que não interfiram uns nos outros, satisfazendo suas solicitações de acesso a um disco e muito mais.

    A tradução de shell é concha. O shell é a camada que envolve o kernel. Como dito antes, o kernel é o núcleo do sistema operacional. É ele quem conversa com o hardware indicando o que deve ser feito.

    O kernel abstrai a interface de hardware fazendo com que os processos utilizem os recursos do computador de forma organizada. O shell é a camada mais acima do kernel. É a camada que o usuário tem acesso para que ele possa fazer as requisições para o kernel para que este entre em contato com o hardware.

    Resumindo: o shell nada mais é que o interpretador de comandos que transmite ao kernel o que é para ser realizado. Vale lembrar que existe uma diferença gritante de poder entre os shells para Windows e os shells para Linux. O shell para Linux tem muito mais recursos e é onde um administrador de servidores pode trabalhar a maior parte de seu tempo. Pode-se realizar muitas tarefas usando o shell e criando scripts para o mesmo.
  • Componentes de um Sistema Operacional – Kernel e Shell
     
    Kernel
    O Kernel é o principal componente de um sistema operacional e também o seu núcleo. O Kernel é um software no qual está escrito o que o sistema pode e o que não pode fazer. Um sistema operacional sem o Kernel é que nem um ser humano sem o cérebro. Em outras palavras não existe sistema operacional sem Kernel. Todavia, para efeitos de provas, basta saber que o Kernel se trata do núcleo de um S.O.
     
    Shell
    O shell é o componente do sistema operacional responsável por criar uma interface (rosto) de comunicação no sistema operacional para o usuário. É graças ao shell que conseguimos manipular (criar pastas, abrir ou fechar janelas, etc. etc.) o sistema operacional. O Shell pode ter duas interfaces (duas caras) que são:


    ** Interface Gráfica: os principais sistemas operacionais (Windows e Linux) utilizam interface gráfica intuitiva, ou seja, permitem que os usuários manipulem o sistema de forma simples e amigável sem a exigência de decorar comandos complexos para manipular o sistema. 

    ** Interface Textual: foi largamente usada por sistemas operacionais mais antigos como o MS-DOS e Unix. Sistemas operacionais com interface textual eram manipulados por meio de comandos de textos nada intuitivos, por isso perderam espaço para os S.O. com interface gráfica. 
     
    Obs.: embora os sistemas operacionais Windows e Linux possuam um Shell gráfico, ambos ainda permitem ser manipulados por meio de comandos de texto, todavia continuam sendo S.O. com interface gráfica intuitiva.
  • Excelente comentário Felipe Freire.
  • Excelentes as contribuicoes de todos os colegas! Sou um zero à esquerda em informatica. Quanto mais estudo, menos sei... Por isso fui fazer Direito...
  • gostei das explicações do companheiros, do shell e kernel
  • Parei quando li: a) O sistema operacional é uma camada de Hardware! Questão ultra rápida.

  • Comentário sobre a letra B (que está certa, logo, NÃO é o gabarito)...


    Sistemas operacionais (S.O.) são os softwares que funcionam como intérpretes entre o computador e o usuário. Os S.O. são formados por um cjto. de programas que tem por finalidade o gerenciamento do uso dos recursos disponíveis, bem como o funcionamento adequado, a independência e a proteção de todos os processos que estão em execução.
    No início, os S.O. eram extremamente simples. Eram utilizados apenas por um usuário de cada vez e quase não havia técnicas para a proteção dos processos, até porque, na maioria dos casos, só havia um proc. por vez. Com o passar do tempo e o desenvolvimento da tecnologia, os hardwares passaram a ser cada vez mais sofisticados e mais velozes, e os S.O. tiveram que se adaptar a essa nova situação, tornando-se cada vez mais velozes e mais abrangentes. Hoje, os módulos do S.O. se encarregam de diversas tarefas como o gerenciamento, alocação e comunicação dos mais variados recursos, dentre os quais gerenciar os recursos de hardware (teclado, vídeo, etc.), alocação da CPU (Scheduling) e gerenciamento do tempo de utilização de cada proc.; alocação de memória; permitir e gerenciar a comunicação entre os processos; controlar as entradas e as saídas (I/O - Input/Output); gerenciamento do sistema de arquivos; gerenciamento da comunicação via rede; gerenciamento do sistema de segurança (nível de prioridade e acesso permitido a cada usuário, geração de relatórios de segurança baseados em registros feitos nas operações); manutenção da interface adequada ao desenvolvimento de programas.

    (Fonte: Emanuelle Gouveia)
  • Camada hardware?  Questão presente eh uma dessa que quero na minha prova


  • LETRA A

     

    Complementando

     

    O sistema operacional é composto por 3 camadas

     

    1 – Hardware ( Memória , Periférico e CPU) → MPC

     

    2 – Kernel (Executa funções de BAIXO NÍVEL) → núcleo que gerencia usuários a processos (como gerenciamento de memória, de processos, dos subsistemas de arquivos e suporte aos dispositivos e periféricos conectados ao computador.)

     

    3 – Shell ( Executa funções de ALTO NÍVEL) → Um usuário interage com o sistema operacional via uma ou mais aplicações de usuário e, muitas vezes, por meio de uma aplicação especial denominada shell ou interpretador de comandos.

     

    Macete :  Shell → interage com uSuárioS

                    keRnel → interage com haRdware

  • Prezados,

    A letra A afirma que o sistema operacional é uma camada de hardware, e isso está errado pois sabemos que o sistema operacional é um software responsável por gerenciar os recursos de hardware do computador.

    Portanto a alternativa correta é a letra A.

  • O sistema operacional é o software responsável por gerenciar os recursos do hardware para o usuário, para que este não tenha que interagir diretamente sobre os dispositivos. O S.O. é consituído basicamente por duas camadas: O Shell (ou interpretador de comandos) e o Kernel (ou núcleo).

    Fonte: https://chasqueweb.ufrgs.br/~paul.fisher/apostilas/inform/sis_op.htm

    1. Shell
    • O shell é o componente do sistema operacional responsável por criar uma interface (rosto) de comunicação no sistema operacional para o usuário. É graças ao shell que conseguimos manipular (criar pastas, abrir ou fechar janelas, etc. etc.) o sistema operacional. O Shell pode ter duas interfaces (duas caras) que são:

    • ** Interface Gráfica: os principais sistemas operacionais (Windows e Linux) utilizam interface gráfica intuitiva, ou seja, permitem que os usuários manipulem o sistema de forma simples e amigável sem a exigência de decorar comandos complexos para manipular o sistema. 

    • ** Interface Textual: foi largamente usada por sistemas operacionais mais antigos como o MS-DOS e Unix. Sistemas operacionais com interface textual eram manipulados por meio de comandos de textos nada intuitivos, por isso perderam espaço para os S.O. com interface gráfica. 

    1. Kernel
    • O Kernel é o principal componente de um sistema operacional e também o seu núcleo. O Kernel é um software no qual está escrito o que o sistema pode e o que não pode fazer. Um sistema operacional sem o Kernel é que nem um ser humano sem o cérebro. Em outras palavras não existe sistema operacional sem Kernel. Todavia, para efeitos de provas, basta saber que o Kernel se trata do núcleo de um S.O.