SóProvas


ID
660097
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Fundamenta-se nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigência de formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade, avaliação sistêmica e principalmente recompensa por desempenho, ou resultados. São características deste paradigma de gestão pública

Alternativas
Comentários
  • Neste último ponto, como em muitos outros (profissionalismo, impessoalidade), a administração pública gerencial não se diferencia da administração pública burocrática. Na burocracia pública clássica existe uma noção muito clara e forte do interesse público. A diferença, porém, está no entendimento do significado do interesse público, que não pode ser confundido com o interesse do próprio Estado.Para a administração pública burocrática, o interesse público é freqüentemente identificado com a afirmação do poder do Estado.
  • O Paradigma Pós-Burocrático

    O paradigma gerencial contemporâneo, fundamentado nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exige formas flexíveis de gestão, horizontalização de estrturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade. Contrapõe-se à ideologia do formalismo e do rigor técnico da burocracia tradicional.”

    Fonte: Administração Geral e Pública
    Autor: Idalberto Chiavenato
  • Pq não é Ad hocrático?
  • Também gostaria de saber pq não se enquadra na letra E

    se poder me avisar no perfil sobre o comentário eu agradeço
  • O modelo adhocrático é voltado para a execução de projetos.

    Segundo MINTZBERG (1998), as organizações, em meio a um ambiente dinâmico e 
    mutável, necessitam de modelos inovadores que rompam com padrões pré-estabelecidos. Desta forma, o modelo Adhocrático propõe um sistema gerencial baseado em projetos, ou seja, sistema provisório, variável e adaptável, no qual as  equipes precisam ser enxutas e  multidisciplinares e ter um objetivo específico. Tal formato reduz burocracias, possibilitando  maior troca de informações, criando equipes coesas e comprometidas, nas quais os níveis  hierárquicos tornam-se horizontalizados, pois cada projeto terá um líder que possua as habilidades necessárias para cumprir os objetivos específicos de cada projeto
    (MINTZBERG, 
    2000).
  • Ainda não entendi por que não pode ser adhocrática!!
    Se alguém tiver uma luz e puder enviar uma msgm agradeço!!
  • A palavra “adhocracia” deriva do latim “adhoc”, que significa “para este fim”. A adhocracia é uma forma de organização baseada em numerosas unidades temporárias de trabalho, cuja composição, estrutura e dinâmica de funcionamento são extremamente flexíveis e estreitamente vinculadas aos desafios e necessidades de cada momento. Neste tipo de organização, manuais, normas escritas, descrições de cargo, organogramas e outros papéis tão valorizados no sistema burocrático perdem totalmente o sentido.
     
    A adhocracia é, portanto, um modelo de gestão bem diferente do modelo burocrático que têm dominado as organizações em geral. 
     
    A adhocracia é um modelo bem mais adequado às características e necessidades das organizações contemporâneas. Sua aplicabilidade é maior nas empresas que atuam no ramo de prestação de serviços. Isso porque as indústrias necessitam manter algumas rotinas padronizadas e preestabelecidas e funções produtivas constantes, características peculiares ao sistema burocrático. Como, porém, o setor terciário é cada vez mais preponderante nas economias mais desenvolvidas, podemos dizer que a adhocracia tem grandes possibilidades de crescimento.

    Agamêmnom Souza


  • GABARITO: C
     
    Todas as características mencionadas estão associadas à administração pública gerencial, ou simplemente “modelo pós-burocrático”, como também costuma ser conhecido!
  • Creio que as diferenças entre administração gerencial e adhocrática sejam sutis, mas um ponto importante seria a "temporalidade" de estruturas e funções nessa última.

    "Como exemplo de empresa adhocrática podemos citar uma empresa de consultoria cuja estrutura e funcionamento sejam adaptáveis às necessidades de cada momento. Ao fechar um determinado contrato com um cliente, a empresa monta uma estrutura, com consultores autônomos associados, trabalhadores temporários, equipamentos e instalações alugados ou cedidos pelo cliente. Quando o projeto chega ao fim, a estrutura é desmontada, podendo as pessoas envolvidas no projeto serem realocadas a outros serviços ou simplesmente ficar aguardando outra oportunidade, enquanto desenvolvem trabalhos em outras organizações.
    Neste tipo de empresa não há lugar para cargos pré-definidos. Uma mesma pessoa que atue em um projeto como Consultor pode, no projeto seguinte, ser designado Coordenador, voltando, em seguida, a atuar como simples membro da equipe em um terceiro projeto. A remuneração, logicamente, variará também, de acordo com a variação das funções exercidas. Organogramas? Manuais de organização? Normas detalhadas? Nada disso faz sentido em um ambiente adhocrático." (grifei)
    Fonte: http://riosulnet.globo.com/web/conteudo/7_255710.asp
  • pós-burocrático=gerencialismo

  • A Adhocracia é,  aplicável a qualquer organização que rompa com as tradicionais normas burocráticas, geralmente dominantes em empresas na sua fase de maturidade. ADHOACIA NAO CABE NA QUESTÃO, AO MEU VER, PORQUE AS NORMAS NÃO FORAM TODAS ROMPIDAS, CONFORME OS CONCEITOS CITADOS NA QUESTÃO ACIMA, POR EXEMPLO AVALIAÇÃO E RECOMPENSA ( meritocracia)

     

  • Questão bacana; citou todas as características da administração pós- burocrática ou gerencial no enunciado.
  • GABARITO C

    Pós - burocrático  -> o que vem após a burocracia ??? 

    a Adm gerencial que "Fundamenta-se nos princípios da confiança e da descentralização da decisão, exigência de formas flexíveis de gestão, horizontalização de estruturas, descentralização de funções, incentivos à criatividade, avaliação sistêmica e principalmente recompensa por desempenho, ou resultados..."

  • complentando...

     pós- burocrática 

    conjunto de ideias contrárias ás práticas burocráticas e é baseda nos seguintes princípios:

    confiança,descentralizaçao,flexibilidade,orientação para o cidadão e para o mercado de trabalho e busca por resultados.

    Boa tarde e bons estudos!

  • “O paradigma pós-burocrático corresponde a um conjunto de ideias contrárias às práticas burocráticas, e é baseado nos princípios da confiança, descentralização, flexibilidade, orientação para o cidadão e para o mercado e busca por resultados”

    - Augustinho Paludo (2013)

     

     

    GABARITO: C

  • Gerencial :

    Decisões : descentralizadas .

    Controles : centralizados.