SóProvas


ID
660100
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

Na flexibilização da gestão pública intentada nas últimas décadas percebeu-se nitidamente a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia, em que na primeira estabelece-se a racionalidade técnica ou plena, decidindo-se pelo melhor plano, enquanto na segunda são ponderadas as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a formular-se cenários que permitam a flexibilidade necessária às eventuais alterações nos programas governamentais. Assim, a descentralização administrativa com grande delegação de autoridade, tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população, gerar competição entre as organizações do setor público, com a extensão no fornecimento de serviços públicos entre o setor público, privado e voluntário, numa estrutura de pluralismo institucional, caracterizam na gestão pública o

Alternativas
Comentários
  • O consumismo é uma ordem social e econômica, baseada na promoção de um desejo de adquirir bens e serviços em quantidades cada vez maiores. O termo é freqüentemente associado com as críticas de consumo a partir de Thorstein Veblen . Assunto de Veblen do exame, a classe média recém-emergente que surge na virada do século XX, vem à fruição plena até o final do século XX através do processo de globalização . [1]

    O termo "consumismo" é usado para se referir ao movimento consumerists, defesa do consumidor ou o ativismo do consumidor , que visa proteger e informar os consumidores, exigindo práticas como a embalagem honesta e publicidade, garantias de produtos e normas de segurança melhoradas. Neste sentido, é um movimento ou um conjunto de políticas destinadas a regular os produtos, serviços, métodos e padrões dos fabricantes, vendedores e anunciantes nos interesses do comprador. [2]

    Na economia , o consumismo se refere a políticas econômicas que colocam ênfase no consumo. Em um sentido abstrato, é a crença de que a livre escolha dos consumidores deve ditar a estrutura econômica de uma sociedade (cf. Producerism , especialmente no sentido britânico do termo). [3]

    O "consumismo" termo foi usado pela primeira vez em 1915 para se referir a "defesa dos direitos e interesses dos consumidores" (Dicionário de Inglês Oxford), mas neste artigo o termo "consumismo" refere-se ao sentido usado pela primeira vez em 1960, "ênfase ou preocupação com a aquisição de bens de consumo "(Dicionário de Inglês Oxford).

  • Resposta LETRA B
    Consumerism - Podendo ser traduzido como "satisfação dos consumidores" introduzia a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento como incentivo à competição entre org. públicas e adoção de um novo modelo contratutal.

    As críticas mais pertinentes feitas ao modelo gerencial puro na Grã-Bretanha buscavam não a volta ao modelo burocrático weberiano, mas sim a correção do managerialism no sentido de incorporar novos significados. 
    A ênfase na flexibilidade da gestão foi uma das mudanças introduzidas. 
    No caminho da flexibilização da gestão pública, observa-se a passagem da lógica do planejamento para a lógica da estratégia. Na primeira, prevalece o conceito de plano, o qual estabelece, a partir de uma racionalidade técnica, o melhor programa a ser cumprido. Já na lógica de estratégia, são levadas em conta as relações entre os atores envolvidos em cada política, de modo a montar cenários que permitam a flexibilidade necessária para eventuais alterações nos programas governamentais.
    A utilidade da lógica de estratégia vai além da confecção dos programas governamentais. A busca da qualidade dos serviços públicos é outro conceito que o modelo gerencial vem incorporando. Foi na iniciativa privada que nasceu a abordagem da administração da qualidade total (Total Quality Management — TQM), que posteriormente foi introduzida no setor público. 
    No setor público aconteceu um fenômeno semelhante. A introdução da perspectiva da qualidade surgiu quase no mesmo momento em que a administração pública voltava suas atenções aos clientes/consumidores. Essa talvez tenha sido uma das principais revoluções no modelo gerencial. 
  • Para complementar os estudos:
    RESUMINDO:
    1)
    GERENCIALISMO PURO:
    Busca da eficiência, Eficácia e efetividade DEIXANDO CIDADÃO DE FORA.

    2)
    CONSUMERISM:
    CIDADÃO CONSUMIDOR DOS SERVIÇOS PÚBLICOS;

    3)
    PUBLIC SERVICE ORIENTED ( PSO):
    CRITICA O CONSUMERISMO, PRESTAÇÃO DE CONTAS (
    ACCOUNTABILITY),RESGATOU OS CONCEITOS DE TRANSPARÊNCIA, DEVER-SOCIAL DE PRESTAÇÃO DE CONTAS, PARTICIPAÇÃO POLÍTICA, INTRODUZINDO NOVAS IDÉIAS DO GERENCIALISMO PURO.

    1)
    Managerialism – traduzido como “gerencialismo puro”, tinha como eixo central o conceito de produtividade e sua utilização visava buscar a diminuição e otimização dos gastos públicos em uma era de escassez, em um contexto que tinha como ponto central à busca da eficiência, com clara definição das responsabilidades dos funcionários, dos objetivos organizacionais e maior consciência acerca do valor dos recursos públicos.  - Consumerism – podendo ser traduzido como “satisfação dos consumidores” introduzia a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o poder público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, como incentivo à competição entre organizações públicas e adoção de um novo modelo contratual. - Public Service Orientation – PSO – tendo uma ótica de “serviço orientado para o público”, é um conceito que levanta novas questões e põe em xeque antigos valores, não estando, ainda, com seu arcabouço teórico fechado. Tem como uma de suas idéias-chave a conjugação entre a accountability e o binômio justiça/equidade. Embora contenha críticas ao managerialism e ao consumerism, a PSO não descarta as idéias desenvolvidas no seu âmbito. O grande problema desta corrente é ter sido pensada segundo os parâmetros do poder local, sem oferecer uma ótica em âmbito nacional.
    Segundo professor Wagner Rabello de Administração Pública.





     
  • Modelo Gerencial Puro Consumerism Public Service Orientation Economia/Eficiência Efetividade/Qualidade Accountability/Equidade Taxpayers (contribuintes) Clientes/Consumidores Cidadãos
  • "Tendo por princípio estar mais próximo do consumidor do serviço público e ser mais fiscalizado pela população".  Imaginei que fosse o "PSO", por conta da fiscalização da população, como afirma o enunciado da questão. :(
  • "Consumerism - Este segundo estágio gerencial passa a direcionar suas ações com foco no cliente: o cidadão. Flexibilizou a gestão e introduziu-se a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o Poder Público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, (...) " Paludo, Adm. Geral e Pública, 2ª ed, 2013.

  • Errei a questão pelo mesmo motivo da Carolinne... Falou em Accountability (ainda que implcitamente), marquei PSO, apesar de o  conceito se adequar mais a Consumerism mesmo.. Enfim, um pouco confusa a questão, mas serve para pegar mais bagagem na matéria!

  • O enunciado aborda conceitos de consumerismo, PSO e empreendedorismo - questão do mal, o candidato tem que adivinhar.

  • Ótima Questão!!

    A resposta está em "...consumidor do serviço público..." - Termo chave do Consumerism

  • Letra (b)

     

    O conceito de consumidor também não responde adequadamente ao problema da eqüidade, valor fundamental na administração pública. A primeira pergunta não respondida pelo consumerism é “quem são os consumidores/clientes?” Em grande medida, são aqueles que se organizam para atuar onde os serviços são prestados —o que, no limite, pode se constituir num grupo de interesse.

     

    Prof. Carlos Ramos

     

  • B) CORRETA.

     

    CONSUMERISM:

     

    Foco de atuação:

    Efetividade/qualidade/eficácia

     

    Características:

    - Competitividade e qualidade;

    - Descentralização (poder aos governos locais);

    - Contratualização (para a definição de resultados);

    - Competição entre equipamentos sociais;

    - Flexibilidade;

    - Planejamento estratégico.

     

    Responsáveis:

    Clientes/consumidores.

     

     

    Elisabete de Abreu e Lima, "Administração Geral e Pública" (2017), p. 81

  • "...e ser mais fiscalizado pela população" = PSO

    ¯\_(ツ)_/¯

  • Com todo respeito aos que acertaram, acredito que o enunciado misturou os conceitos e esperou que as pessoas se apegassem apenas ao termo 'consumidor' para resolver a questão. Acho esse tipo de questão um pouco complicado, pois muitas vezes ficamos "nas mãos" da banca, haja vista que por vezes ela opta por definir o seu gabarito por este termo em questão. Já outras vezes, ela utiliza esse termo como "pegadinha". Desta forma, fica um pouco difícil saber quando ela está usando uma ou outra linha de raciocínio.

    Fala pessoal, no intuito de ajudar os colegas, eu criei um insta só com questões de Adm. Geral e Pública para compartilhar um pouco da minha experiência na área.

    @bizuadm

    Caso alguém ache será de alguma valia, será bem-vindo. Um grande abraço.

    (Caso discorde de algum comentário, discutiremos e aprenderemos juntos)

  • Realmente, esse "ser mais fiscalizado pela população" contribuiu pro meu (e nosso) erro.

    Mas trechos como "descentralização administrativa", "consumidor" e "competição entre as organizações do setor público" dão mais crédito ao Consumerism. Errei por não lembrar dessas "palavras-chave".

     

    Bons estudos!!!

  • Essa parte é a que mais entrega a resposta: gerar competição entre as organizações do setor público

     

    Cogitar competição entre organizações públicas se assemelha bastante àquela que ocorre entre empresas no setor privado, as quais, por sua vez, focam no consumidor.

     

    Resposta: Letra B

  • Vou fazer TRT 15 e estou em pânico com Adm. Pública. Isso não entra na minha cabeça limitada!!!!

    Cansei! Vou largar os concursos, virar hippie e vender tererê na praia.  : )

  • meio complicado

    porém acertei essa com base no termo ''consumidor'' e ''gerar competição'' no qual o texto aponta

    no gerencialismo puro não há introdução de novas alternativas ainda para o cidadão na utilização do serviço público

    e sim monópolio através de ministérios , a quebra de monópolio começou a ser ''quebrada'' no consumerism pela introdução

    de novas alternativas no serviço público e mais competição no interior do estado ,mais recursos serão dados a quem mais serviço oferecer

     

  • No consumerism ocorreu a flexibilização da gestão e introduziu-se a perspectiva da qualidade como uma estratégia voltada para a satisfação do consumidor, através de medidas que visavam tornar o Poder Público mais leve, ágil e competitivo: descentralização administrativa, criação de opções de atendimento, incentivo à competição entre organizações públicas e adoção do modelo contratual na prestação dos serviços. O planejamento estratégico começa a ser utilizado pelas organizações públicas. Abrucio (1997) menciona ainda a contratualização dos serviços públicos, como forma de obter melhores resultados na utilização dos recursos públicos. O foco da administração passa a ser o cliente-consumidor dos serviços públicos, e a qualidade é tida como a satisfação de suas necessidades.

    ➥ Fonte: Prof. Heron Lemos - Estudo Dirigido para UFC – Vol 01 (Adm. Pública)

  • Gerencialismo puro ou managerialism: economia, eficiência, taxplayer(contribuinte)

    Consumerismo ou consumerism: efetividade, qualidade, clientes, consumidores

    PSO: Accontaubility, equidade, cidadãos.

  • Questão complicadíssima. Mistura vários conceitos. Não dá pra concordar nem discordar do Gabarito.

    Podia ser qualquer coisa.

  • O enunciado fala de fiscalização pela população, e isso é Accountability Vertical, que está incluso na fase PSO.

    Questão muito mal elaborada, passível de anulação.

  • GABARITO: LETRA B

    Managerialism (Gerencialismo Puro)

    • Eficiência e Redução de custos
    • Taxpayers (contribuintes)

    Consumerism (Consumidor)

    • Foco no cliente e qualidade
    • Clientes/Consumidores

    Public Service Orientation (PSO)

    • Cidadania, Accountability, Equidade
    • Cidadãos

    FONTE: Administração Geral e Pública para AFRF e AFT, Augustinho Paludo.