SóProvas


ID
660499
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Segundo as normas de auditoria do TCU, adotadas a partir da Portaria no 280/2010, alterada pela Portaria 168/2011, em relação à classificação das auditorias, aquela que "objetiva examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública" classifica-se como auditoria

Alternativas
Comentários
  • LETRA C CORRETA CONFORME A PORTARIA SUPRACITADA, SENÃO VEJAMOS:
    "CLASSIFICAÇÃO DAS AUDITORIAS
    Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:
    Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão  dos  responsáveis  sujeitos  à  jurisdição  do  Tribunal,  quanto  aos  aspectos  contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias
    de conformidade e as auditorias contábeis.
    Auditorias  operacionais,  que  objetivam  examinar  a  economicidade,  eficiência,  eficácia  e efetividade  de  organizações,  programas  e  atividades  governamentais,  com  a  finalidade  de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. "

  • auditoria opeeeeracional - economicidade, eficiência, eficácia e efetividade.

    auditoria reguLLaridade - legalidade e legitimidade.

  • Segundo as NAT, quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:

    Auditorias operacionais: que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    Gabarito: alternativa C

  • GAB; LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Estratégia Concursos

    Questão aborda o conceito de auditoria operacional, segundo as Normas de Auditoria do TCU (Portaria no 280/2010, alterada pela Portaria 168/2011) - NAT (2011, p.16). Veja: 

    Quanto à natureza, as auditorias classificam-se em:  

    Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis.  

    Auditorias operacionais, que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública.

    Comentário das demais alternativas:  

    Letra A: de conformidade ou de regularidade: conceito exposto acima.  

    Letra B: contábil: “compreende o exame dos registros e documentos e na coleta de informações e confirmações, mediante procedimentos específicos, pertinentes ao controle do patrimônio de uma unidade, entidade ou projeto ...”(IN nº01/2001/CGU).

    Letra D: de sistema: visa verificar a conformidade não dos aspectos contábeis da organização, mas sim do próprio ambiente informatizado, garantindo a integridade dos dados manipulados pelo computador. Assim, ela estabelece e mantém procedimentos documentados para planejamento e utilização dos recursos computacionais da empresa, 

    verificando aspectos de segurança e qualidade”. [NBR ISO n.º 19.011/2012]  

    Letra E: interna: “compreende os exames, análises, avaliações, levantamentos e comprovações, metodologicamente estruturados para a avaliação da integridade, adequação, eficácia, eficiência e economicidade dos processos, dos sistemas de informações e de controles internos integrados ao ambiente, e de gerenciamento de riscos, com vistas a  assistir à administração da entidade no cumprimento de seus objetivos.” *NBC TI 01+  

  • As NAT classificam as auditorias em dois tipos: as auditorias de regularidade e as auditorias operacionais. 

    • Auditorias de regularidade, que objetivam examinar a legalidade e a legitimidade dos atos de gestão dos responsáveis sujeitos à jurisdição do Tribunal, quanto aos aspectos contábil, financeiro, orçamentário e patrimonial. Compõem as auditorias de regularidade as auditorias de conformidade e as auditorias contábeis. 

    • Auditorias operacionais, que objetivam examinar a economicidade, eficiência, eficácia e efetividade de organizações, programas e atividades governamentais, com a finalidade de avaliar o seu desempenho e de promover o aperfeiçoamento da gestão pública. 

    Como a questão falou em “economicidade, eficiência, eficácia e efetividade”, ela está se referindo à auditoria operacional.

    Resposta: C