-
O símbolo da mandala representa o novo centro deslocado do ego, o Self. Ela
se reveste de várias formas nos sonhos: o círculo, a esfera, o quadrado, a flor, a
quadratura do círculo, etc., ou objetos que se lhes assemelhem. A mandala,
-
C. G. Jung recorre à imagem da mandala para designar uma representação simbólica da psique, cuja essência nos é desconhecida. Observou que essas imagens são utilizadas para consolidar o mundo interior e para favorecer a meditação em profundidade.
Entre as representações do Self, quase sempre encontramos a imagem dos quatro cantos do Mundo, com um centro de um círculo dividido em quatro. Jung usou a palavra hindu mandala (círculo mágico) para designar esse tipo de estrutura, que pode ser compreendida como uma representação simbólica do átomo nuclear da pisque humana (Jung, 2002)
-
Jung propõe que os Arquétipos são a base dos complexos situados no inconsciente pessoal. Apesar de existirem inúmeros arquétipos, ele enfatiza os que estão em permanente contato com o EU. São eles a Persona, a Sombra, a Anima, o Animus e o Self.
Self: também denominado de ´si mesmo´, é o centro organizador não só do inconsciente (pessoal e coletivo), mas, também, de toda a psique. É do self que surge a consciência e o EU.
Persona: significa máscara. Esta associado ao comportamento de contato com o mundo exterior necessário a adaptação do indivíduo às exigências do meio social em que vive. Corresponde a identidade e ao desenvolvimento de papéis socialmente atribuídos a uma pessoa.
-
O Self é com freqüência figurado em sonhos ou imagens de forma impessoal, como um círculo, mandala, cristal ou pedra, ou de forma pessoal como um casal real, uma criança divina, ou na forma de outro símbolo de divindade. Todos estes são símbolos da totalidade, unificação, reconciliação de polaridades, ou equilíbrio dinâmico, os objetivos do processo de Individuação.
http://www.psiqweb.med.br/site/?area=NO/LerNoticia&idNoticia=192
-
GABARITO "D"
o self perfeito.
-
Mandala (círculo mágico)
--> representação simbólica da psique, cuja essência nos é desconhecida
--> O símbolo da mandala representa o novo centro deslocado do ego, o Self
--> imagens são utilizadas para consolidar o mundo interior e para favorecer a meditação em profundidade
--> representa o self perfeito
Self
--> também denominado de ´si mesmo´, é o centro organizador não só do inconsciente (pessoal e coletivo), mas, também, de toda a psique. É do self que surge a consciência e o EU
-
gab. D
“... as mandalas, como técnica projetiva, são a formação de um arquétipo de ordem, de integração psíquica, de desintegração e de re-integração ou fortalecimento do self; portanto a mandala é a representação simbólica do self.5”
fonte: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d3/Mandalas_Terap%C3%AAuticas.pdf