SóProvas


ID
661087
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão por competências é uma prática estratégica que tem como objetivo

Alternativas
Comentários
  • Gestão por Competências:
    Modelo de gestão que visa orientar seus esforços para planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização as competências necessárias à consecução de seus objetivos.
    A adoção do modelo requer que a empresa identifique com clareza as lacunas (gaps) ou deficiências em seu quadro funcional que possam bloquear o alcance dos macro objetivos da organização.

    ***Anotações referentes à aula da professora Cristiana Duran no Eu Vou Passar
  • A Gestão por Competências pode ser entendida como um conjunto de práticas que tem como propósito diagnosticar os conhecimentos pessoais, experiências, o perfil psicológico (ou comportamental), a aptidão física e entre outros aspectos necessários a uma determinada função ou processo e um exercício crítico dessas competências dentro do universo da instituição.
    Essas técnicas se apresentam, basicamente, em apresentar balanços de necessidade e disponibilidade de requisitos de competência para apoiar decisões referentes às ações de treinamento, desenvolvimento, alocação, seleção, sucessão, demissão de profissionais e distribuição de recursos financeiros destinados às atividades de capacitação.
    Finalmente, a Gestão de Competências visa à contribuição efetiva dos recursos inerentes às pessoas para o desempenho da organização no exercício de suas atividades. 

  • A Gestão de Pessoas por competências é a maneira de administrar todos os processos de gestão de pessoas (seleção,desenvolvimento, movimentação interna, carreira, avaliação de desempenho,remuneração etc.) com base nas competências organizacionais e individuais,
    de forma a atingir o alcance dos objetivos da organização.
    Podemos afirmar, então, que o objetivo da aplicação de um modelo de gestão por competências é alinhar as práticas de gestão de pessoas para que as competências humanas possam sustentar competências organizacionais e, consequentemente, o alcance de objetivos e metas estratégicos.

    Extraído da Aula do Ponto dos COncursos: Flávio Pompêo.
  • Para conferência rápida do gabarito:
    Resposta: C.
  • Gestão por competência

    Metodologia de seleção de pessoas que tem por base a elaboração de um perfil de competências exigidas para o cargo. De posse desse perfil, o selecionador realiza sua entrevista buscando no candidato os comportamentos mais importantes para a melhor execução das suas funções. Dessa forma entende-se que o processo poderá ser mais objetivo e com isso assegurar os melhores resultados para a empresa.


    Gabarito C


    Vamo que vamo!!


  • As etapas básicas dentro do modelo de gestão por competências são (LEME,2005):

    •Mapear as competências organizacionais; 
    •Identificar as competências de que uma função precisa; 
    •Identificar as competências que o colaborador possui; 
    •Fazer o cruzamento das informações apuradas, identificando o gap de treinamento e desenvolvimento necessário para o funcionário.

    Fonte: PORTAL EDUCAÇÃO - Cursos Online : Mais de 1000 cursos online com certificado 
    http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/17326/conceitodegestao#ixzz3hDbTujiV


  • Gestão por competências propõe entender quais são as competências fundamentais para a organização, desdobrando-as em competências profissionais e desenvolvendo-as nos trabalhadores, com foco o mercado, o negócio e o desenvolvimento profissional contínuo. identifica os pontos fortes e fracos, suprindo lacunas e agregando conhecimento

  • GAB: LETRA C

    Complementando!

    Fonte: Rodrigo Rennó - Estratégia 

    Basicamente a gestão por competências é um modelo de gestão que, considerando a estratégia da organização como uma “bússola”, busca identificar e desenvolver as competências necessárias para que a mesma possa atingir seus objetivos estratégicos. 

    A letra A está errada, pois o objetivo principal não é o de melhorar o clima organizacional, mas sim atingir os objetivos estratégicos. O desenvolvimento das equipes e a contribuição social são interessantes, mas também não são os objetivos centrais da gestão por competências. Com isso, a letra B também está incorreta. 

    a letra C está perfeita. O objetivo é a melhora do desempenho da organização – para que esta possa atingir seus objetivos.

    No caso da letra D, o desenvolvimento pessoal dos membros não é o objetivo principal da Gestão por Competências, mas sim o desempenho da empresa.

    Finalmente, o oferecimento de ferramentas de gestão participativa também pode ocorrer, mas não é um objetivo.