SóProvas


ID
661090
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

A gestão por competências permite a implantação de processos que objetivam estimular e criar condições para o desenvolvimento das pessoas, principalmente pela possibilidade de definir o desenvolvimento profissional, como a capacidade

Alternativas
Comentários
  • LEMBRAR QUE  ATRIBUIÇOES E RESPONSABILIDADE ESTAO INTERLIGADAS.
  • Qual o erro do item E?
    Agradeço uma reposta.
  • Também não compreendi o erri do item E, já que a gestão por competências visa treinar/desenvolver as competências dos colaboradores a partir da identificação das lacunas e, depois definir a estratégia da organização.
    Alguna teóricos apenas divergem sobre a ordem. Alguns dizem que primeiro se definem as estratégias da organização para depois mapear se as competências para atingí-las estão presentes.
  • Por que a E está errada??? Alguma alma bondosa?
  • Olá vencedores!!

    Bom, tentando ajudar algumas dúvidas que surgiram, lá vou eu.

    Creio que a letra "e", questionada pelo pessoal, não esteja errada.

    Só que o enunciado da questão fala excpliciamente em "desenvolvimento  de pessoas" e "desenvolvimento  profissional". Então, creio eu, que seja somente a letra "a" correta, pois a letra "e" se refere mais a um nível organizacional do  que individual.

    Nessas questões da FCC devemos nos ater fortemente ao enunciado (em todas as matérias, do direito a administração) para nos ajudar.

    Quaisquer outros entendimentos ou sugestões,  favor mandar recado.

    Muito sucesso a todos!
  • Oi gnt, acho q isso ajuda um pouco:
    Dutra (2004, p.64 a 69):
    Em referência ao processo de Desenvolvimento de pessoasajustado a uma dimensão por competências, Dutra (2004, p.64 a 69) apresenta os aspectos a seguir, como justificativas para utilização desta abordagem:

    a) permite assumir atribuições e responsabilidades em níveis crescentes de complexidade;

    b) possibilita acoplar os conceitos de competência, complexidade e espaço ocupacional à trajetória profissional;

    c) cria bases para adequação das expectativas da pessoa às da organização, pois observa a trajetóriaa ser ocupada e não o cargo ocupado;  foco na trajetória

    d) permite construir um sistema de gestão do desenvolvimento baseado numa análise da individualidade; das deficiências; da efetividade das ações de capacitação e da ênfase nos pontos fortes de cada um; 

    e) possibilita preparar as pessoas para o processo  sucessório conforme os níveis de complexidade crescentes;

    f) favorece o aprimoramento das entregas individuais ou a ampliação da complexidade das atribuições;

    g) aprimora a forma de avaliação das pessoas na organização, uma  vez que distingue aspectos como desenvolvimento, esforço e comportamento
     
  • Como o companheiro falou acima, acho que o item "E" está errado por não tratar do tema Desenvolvimento Profissional

    Ao meu ver, este item "E" refere-se à questão motivacional das pessoas, que aumenta na medida em que elas percebem que suas atribuições estão ligadas aos objetivos estratégicos da organização, ou seja, quando elas percebem que suas ações geram resultados importantes para a empresa, ficam mais motivadas.

    Como disse, não tem a ver com o tema, mas é a viagem que eu fiz aqui.

    abs
  • Oi

    A Letra "E", quando enuncia elevando sempre e continuamente o nível de produção, remete tal raciocínio ao modelo de gestão de pessoa da época dos departamentos de pessoal (primórdios da Adm cientifica, 1930..).Gestão por competencia é um modelo contemporaneo de gestão de pessoas.

    Maiores informações para aprofundamento da questão com "o papa"
    Gestão de Pessoas - 3ª Ed. 2009

    Ea Profª Andréia Ribas tambem tem um excelente material em vídeos no youtube.