SóProvas


ID
661237
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Administração Pública
Assuntos

As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre as variáveis, objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização privada difere das organizações públicas devido

Alternativas
Comentários
  • A questão pede a diferença entre as organizaçoes privadas das publicas em relação à obtenção de recursos para sustentar o funcionamento de cada uma.

    Sabendo que na ORG PRIVADA - há sempre o cliente ( consumidor) que decide qual produto comprará, seja pela preferência da marca, da cor,modelo etc.

    Agora, na ORG PUBLICA - será que se o consumidor não gostar do produto oferecido, ele poderá trocar? é só pensar em casos reais, se eu nao gostar do serviço publico de coleta de lixo que fazem em minha rua, será que tenho outra opção?

    AH, se fosse assim o funcionamento dos serviços publicos seria uma maravilha !!!
  • Diferenças  entre  a  gestão  pública  e  a  gestão privada:
    A motivação  das  autoridades  públicas  é  a  reeleição,  dos  empresários  é  o lucro; Enquanto as empresas  se motivam pelo  lucro, a gestão pública  tem  como motivação a consecução do interesse público; As  empresas  recebem  seus  recursos  dos  clientes,  enquanto  o  governo recebe por meio de impostos; As  empresas  normalmente  trabalham  em  regime  de  competição;  os governos usam habitualmente o sistema do monopólio. O controle das empresas é feito pelo mercado; o da administração pública é feito pela sociedade mediante políticos eleitos;     A  administração  pública  gerencial  inspira-se  na  administração  de empresas, mas não pode ser confundida com esta última. Enquanto a receita das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços, a receita do Estado deriva  de  impostos,  ou  seja,  de  contribuições  obrigatórias,  sem contrapartida direta. Enquanto o mercado controla a administração das empresas,  a  sociedade  -  por  meio  de  políticos  eleitos  -  controla  a administração  pública.  Enquanto  a  administração  de  empresas  está voltada  para  o  lucro  privado,  para  a maximização  dos  interesses  dos acionistas, esperando-se que, através do mercado, o interesse coletivo seja  atendido,  a  administração  pública  gerencial  está  explícita  e diretamente voltada para o interesse público.
  • LETRA A 


    Conjunção DEVIDO AO indica CAUSA !



    A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização privada difere das organizações públicas devido

    TRADUZINDO : QUAL É A DIFERENÇA DA ORGANIZAÇÃO PRIVADA PARA A  PÚBLICA QUANDO O ASSUNTO É OBTENÇÃO DE RECURSOS ? 

    NA ORGANIZAÇÃO PRIVADA , TEM-SE UMA VANTAGEM COMPETITIVA , POIS ELA DETÊM A PREFERÊNCIA DO CONSUMIDOR , FAZENDO COM QUE ISSO CONTRIBUA PARA A OBTENÇÃO DE RECURSO - JÁ QUE O NÚMERO DE CLIENTES ARREGIMENTADOS É MAIOR .



  • Olhem esta questão: Resposta D. Legal para comparar.

     

    As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre os variáveis objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização pública difere da organização privada devido 

     a)à transformação de desejos em necessidades pela organização pública.

     b)ao poder de barganha dos fornecedores de serviços públicos.

     c)ao poder de barganha dos Clientes-cidadãos.

     d)ao poder extroverso.

     e)à liderança em custos dos entes públicos.

  • Não consigo concordar com esse gabarito.

    Nenhuma empresa detém essa vantagem da preferência do consumidor pelo simples fato de existir e ser privada. Essa vantagem precisa ser conquistada e mantida para que possa ser usada. Nada impede também que uma empresa pública conquiste essa vantagem.

    Por outro lado, é muito difícil para uma empresa privada conquistar monopólio em sua area de atuação, já uma empresa públicca pode conquistar isso pelo simples fato da lei definir uma atividade como exclusiva do Estado, aí sim "o número de clientes arregimentados é maior" como disse o colega Felipe Brandão

  • Díficil concordar com este gabarito...

  • eu não fui na que achei mais certa, e sim namenos errado

  • Complicado esse gabarito... a organização pública sempre tem vantagem sobre a privada porque detém o monopólio de praticamente tudo (e, incrivelmente, consegue dar prejuízo, vide Correios e Petrobras).

  • Não concordo com esse gabarito

     

  • Gabarito (a) ao uso intenso da vantagem competitiva da preferência do consumidor.

     

     

     

    "Daqui a um ano, você vai desejar ter começado hoje."  Karen Lamb

  • Q220173 - Analista Judiciário- contabilidade: O CONTRÁRIO: " A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização PÚBLICA difere da organização privada devido: "

    GABARITO: B) ao poder de barganha dos fornecedores de serviços públicos.

  • Atenção à questão que Kamila se referiu no comentário abaixo (gabarito da banca não foi a letra B, e sim, a letra D):

     

    Q220173 - Analista Judiciário- contabilidade: O CONTRÁRIO: " A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização PÚBLICA difere da organização privada devido: "


    GABARITO: D) ao poder extroverso.

  • Repaginando o excelente comentário da Arielly Mergulhão, para melhor visualização:

     

    Diferenças entre a gestão pública e a gestão privada:


    ✓ A motivação das autoridades públicas é a reeleição, dos empresários é o lucro;

     

    ✓ Enquanto as empresas se motivam pelo lucro, a gestão pública tem como motivação a consecução do interesse público;

     

    As empresas recebem seus recursos dos clientes, enquanto o governo recebe por meio de impostos;

     

    As empresas normalmente trabalham em regime de competição; os governos usam habitualmente o sistema do monopólio;

     

    O controle das empresas é feito pelo mercado; o da administração pública é feito pela sociedade mediante políticos eleitos;

     

    A administração pública gerencial inspira-se na administração de empresas, mas não pode ser confundida com esta última; 

     

    Enquanto a receita das empresas depende dos pagamentos que os clientes fazem livremente na compra de seus produtos e serviços, a receita do Estado deriva de impostos, ou seja, de contribuições obrigatórias, sem contrapartida direta; 

     

    Enquanto o mercado controla a administração das empresas, a sociedade - por meio de políticos eleitos - controla a administração pública;

     

    Enquanto a administração de empresas está voltada para o lucro privado, para a maximização dos interesses dos acionistas, esperando-se que, através do mercado, o interesse coletivo seja  atendido, a administração pública gerencial está explícita e diretamente voltada para o interesse público.

     

    Fonte: Arielly Mergulhão, 10 de Junho de 2012, às 23h26.

     

    Gabarito A.

     

     

    ----

    Se acreditamos, tudo conspira a favor!”

  • Item A. Interessante essa questão. Uma mix de gestão estratégica com adm.pública.
  • Arrazou nos comentários, Gyzah Barros! Rsrs..

  • ENUNCIADO: As organizações humanas formais, sejam privadas ou públicas, representam uma espécie de arranjo entre as variáveis, objetivos, atividades e recursos, num processo de gestão conhecido como planejamento, organização, direção e controle, em que os paradigmas ou modelos de gestão são decididos e implantados para fazer funcionar a organização. A obtenção de recursos para sustentar o funcionamento da organização privada difere das organizações públicas devido 


    RESPOSTA: LETRA A


    --> Justificativa: O enunciado pede a diferença entre a empresa priva e pública em relação a obtenção de recursos para sustentar o funcionamento. Sabemos que a ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA habitualmente utilizada do meio coercitivo, ou seja, através de recursos derivados. Ex: Impostos. Já a ADMINISTRAÇÃO PRIVADA , seu meio de captação de recursos é quando o cliente compra o serviço ou objeto.


    Ou seja, diferente da ADM PÚB, caso a empresa privada não tenha qualidade no serviço ou objeto,eficiência, preço acessível ou dentro dos padrões, o cliente pode adquirir através de outra empresa.


    Ex: Quero comprar um notebook pela Submarino, entretanto nota-se que nas Lojas americanas o notebook além de estar mais barato chega em menos dias. Tenha a opção de comprar nas Lojas Americanas.


    Quando se trata de Adm Pública infelizmente nem sempre você pode optar pelo serviço. Como nossa colega Gyza Barros explicou nos comentários, se vc esta insatisfeito com a empresa que recolhe o lixo na sua rua você tomará qual medida?Não tem uma CONCORRÊNCIA.


  • LETRA A

  • arrasou, gyzah

  • não concordo com o gabarito, acho a 'c" mais plausível. e pode-se até concluir que ambas, a e c, tem a mesma lógica.