SóProvas


ID
661615
Banca
FCC
Órgão
TRE-CE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquitetura de Computadores
Assuntos

A potência fornecida por uma fonte de alimentação pode ser degradada, perdendo potência por um fator chamado "derating curve", que atua devido

Alternativas
Comentários
  • Derating (ou de-classificação ou de-sintonização) é a operação de uma máquina de menos do que a sua potência máxima, a fim de prolongar a sua vida. O termo é comumente aplicado à elétricas edispositivos eletrônicos e motores de combustão interna .
  • O que é a temperatura de operação de uma fonte?
    Pode-se dizer que um dos maiores fatores limitantes de uma fonte é a temperatura de operação.

    Quando os componentes da fontes esquentam, sua eficiência começa a diminuir abaixo do nível desejado ou especificado e as tensões também podem diminuir abaixo dos níveis mínimos do padrão ATX (variação permitida de ±5% nas tensões positivas e de ±10% nas tensões negativas).

    Essencialmente, poder tirar mais "suco" da fonte é similar à linha de pensamento quando fazemos overclock no processador. Você não consegue overclockar um processador se não conseguir manter baixa a sua temperatura, e você não vai conseguir energia estável e de boa qualidade se a sua fonte esquenta facilmente e não suporta altas temperaturas. A vantagem dos processadores é que há sistemas de proteção que podem reduzir a sua velocidade, mas e a fonte? Se ela não suprir a energia que o sistema demanda, ou este trava ou irá desligar. E se estivermos falando de fontes genéricas, cujos sistemas de proteção são deficientes, alguns de seus componentes podem ser danificados irreversivelmente e até queimar a placa mãe ou algum periférico do computador.

    O efeito da temperatura no desempenho da fonte de alimentação é chamado de Curva de Degradação (Derating Curve). Quanto mais quente a fonte fica, menor será sua capacidade de fornecer energia.