A partir da metade do século XX, ocorreu um  conjunto de transformações econômicas e sociais cuja  dimensão é difícil de ser mensurada: a chamada explosão  da informação. Embora essa expressão tenha surgido no  contexto da informação científica e tecnológica, seu  significado, hoje, em um contexto mais geral, atinge  proporções gigantescas.    
Por estabelecerem novas formas de pensamento  e mesmo de lógica, a informática e a Internet vêm gerando  impactos sociais e culturais importantes. A disseminação  do microcomputador e a expansão da Internet vêm  acelerando o processo de globalização tanto no sentido do  mercado quanto no sentido das trocas simbólicas possíveis  entre sociedades e culturas diferentes, o que tem  provocado e acelerado o fenômeno de hibridização  amplamente caracterizado como próprio da pós- modernidade. 
FERNANDES, M. F.; PARÁ, T. A contribuição das novas tecnologias da informação na  geração de conhecimento. Disponível em: http://www.coep.ufrj.br.   Acesso em: 11 ago. 2009 (adaptado). 
Considerando-se o novo contexto social e econômico  aludido no texto apresentado, as novas tecnologias de  informação e comunicação