SóProvas


ID
663427
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Noções de Informática
Assuntos

Sobre o Firewall do Windows XP, considere:

I. É um recurso para ajudar a impedir que hackers ou softwares mal-intencionados obtenham acesso ao seu computador através de uma rede ou da Internet.

II. Pode impedir, quando corretamente configurada, que o computador envie software mal-intencionado para outros computadores.

III. Pode analisar o conteúdo de mensagens enviadas por uma rede local e bloqueá-las, caso partes da mensagem apresentem conteúdo nocivo.

Alternativas
Comentários
  • O firewall não tem capacidade para analisar o conteúdo de uma mensagem, sua funcionalidade é baseada principalmente nos formatos dos arquivos, em suas extensões. Somente um software com capacidade de fazer leitura de conteúdo, que faria a comparação lógica com um banco de dados pré-existente em sua estrutura, teria condições de fazer tal análise, o que sabemos não ser o caso da ferramenta em questão.

    Comentem...
  • Os firewalls podem se apresentar sob duas formas: software e hardware. A primeira, mais comum, são programas que o usuário instala na máquina para realizar o controle das conexões e não de arquivos e conteúdos, tanto as que entram, como as que saem. 

    Um firewall trabalha controlando o tráfego em uma rede, usando para isso um conjunto de regras. Este determina qual o conteúdo poderá trafegar pela rede, bem como as conexões que serão aceitas ou negadas. Se, por exemplo, um hacker tentar acessar a sua rede, ou até mesmo um único computador ligado à Internet, e você possuir um firewall configurado adequadamente, o acesso dele será interceptado e bloqueado. O mesmo vale para os worms, pragas que utilizam a rede para se disseminarem.

    Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/182-o-que-e-firewall-.htm#ixzz1mNN6QtA1
  • Letra D.
    O item III está errado, porque não é o firewall quem faz a análise de conteúdo. Quem analisa o conteúdo é um software categoria sniffer (farejador) ou até mesmo um equipamento analisador de pacotes (packet shaper), método adotado por algumas empresas para descobrirem qual funcionário está usando indevidamente os recursos computacionais. Como citado no enunciado, e por definição, sniffer ou packet shaper precisam estar conectados em pontos da rede, como hubs, switches, bridges, roteadores, repetidores, e não no computador local (como é o caso do Firewall do Windows XP).
    E além dos sniffers/packet shaper, ainda existem os proxys, como o Squid, instalado na borda da rede, que pode analisar e bloquear os pacotes da rede.
  • Gostaria de acrescentar o seguinte sobre o item II

    A questão condiciona o envio de soft mal-intencionados para outros computadores, quando corretamente configurado (o firewal). 
    O erro está no seguinte, caso o computardor seja infectado, o fire wall poderá está corretamente configurado mas o virus ou malware enviará de qualquer maneira soft para outros micros, pois o "virus" ja dominou!.

    Assim o que impede o envio não é "a correta configuração do fire wall" e sim a não infecção do maquina!  

    Favor solicito informações e correções quanto ao exposto. 

  • Essa questão está sendo alvo de recurso.

    Observem que o texto não pede para considerarmos as afirmativas corretas nem as incorretas, o que torna difícil a resolução, já que
    temos duas respostas possíveis( D se considerarmos apenas as corretas; E se considerarmos a incorreta).
    A questão Q221142 aplicada na mesma prova tem estrutura idêntica e ao final pede a análise dos itens corretos.

    Acredito que a questão será anulada.

  • Não entendi pq o intem II está correto!

    Alguém pode explicar com mais detalhe??

    Obg
  • Olá Frank

    O firewall é um filtro para as portas de entrada (e saída). Se o usuário trouxer um pendrive infectado com um worm, ele tentará sair para o restante da rede. Por isto o item II está correto ao afirmar que ele impede uma propagação a partir da estação do usuário para o resto da rede, desde que devidamente configurado.
  • Olá Fernando!

    Fiquei na dúvida após ler tua última explicação, pois tenho no meu material que o firewall funciona como um filtro de rede, impedindo a transmissão e/ou recepção de acessos danosos ou não autorizados, ou seja, arquivos vindos de um pen drive não estariam protegidos. 
  • Ricardo, vou tentar responder a tua dúvida ...
    O que o colega quis dizer, não é que o firewall seria útil no caso de um pendrive infectado. Neste caso, o firewall não é eficaz. 
    Agora, considerando que eu teu computador seja infectado (seja por pendrive ou outro dispositivo) o firewall impediria que a praga se alastrasse pela rede.
    Acho que isso, me corrijam se eu estiver errado.
  •  Poxa vida, acabei de fazer 2 questões da FCC onde está, claramente, dizendo que  FIREWALL é medidas de PRECAUÇÃO, agora a questão vem e diz que firewall ajuda IMPEDIR  e, está certo? não entedi, sabemos que EM se tratando de sistema de segurança, nada é 100% seguro, imagina?
    alguém poderia me ajudar?
  • Sei que já passou bastante tempo. Mas acho que a questão deveria ser anulada, pois os "mal-intencionados" que invadem computadores são os CRACKERS e não os hackers. Com isso invalidaria o item "I" ficando sem gabarito.