SóProvas


ID
664627
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

De acordo com o INCA - Instituto Nacional de Câncer, um dos fatores que aumenta o potencial de desenvolvimento do câncer de colo do útero é

Alternativas
Comentários
  • A infecção persistente pelo papilomavírus humano (HPV) tem papel importante no desenvolvimento do câncer do colo do útero. Estudos demonstram que o vírus está presente em mais de 90% dos casos de câncer cervical. A prevenção pode ser feita usando-se preservativos (camisinha) durante a relação sexual, para evitar o contágio pelo HPV.

    Os principais fatores de risco estão relacionados ao início precoce da atividade sexual e múltiplos parceiros. Deve-se evitar o tabagismo (diretamente relacionado à quantidade de cigarros fumados) e o uso prolongado de pílulas anticoncepcionais, hábitos também associados ao maior risco de desenvolvimento deste tipo de câncer.

    Alternativa E

  • Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) o principal fator que leva ao desenvolvimento do câncer uterino é a infecção persistente pelo Papilomavírus Humano, o vírus HPV. Existem mais de 100 tipos de HPV, embora poucos causem o câncer do colo do útero. A infecção pelo HPV é muito frequente e quase sempre cura-se espontaneamente. A principal forma de detecção da doença é o exame de citologia oncótica (Papanicolau).

    Em 2014 o Ministério da Saúde incluiu no calendário vacinal a vacina contra o HPV, que previne contra as principais subtipos que levam ao câncer de colo de útero (6, 11,16 e 18).


    Respsota E

    Bibliografia

    INCA. Diretrizes brasileiras para o rastreamento do câncer do colo do útero. Rio de Janeiro, 2011.

    www.inca.gov.br