SóProvas


ID
664636
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Enfermagem
Assuntos

Melhorar as condições de higiene e de saneamento básico são medidas que previnem a hepatite do tipo

Alternativas
Comentários
  • Hepatite A é uma doença infecciosa aguda causada pelo vírus VHA que é transmitido por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.
  • Para enriquecer a questão:
    Hepatite B: O VHB pode ser encontrado no sangue, na saliva, no sêmen, na secreção vaginal, no fluxo menstrual e no leite materno. Todas essas secreções podem eventualmente transmitir o vírus, que é bastante resistente ao meio ambiente.
    Hepatite C: O VHC é transmitido quando o sangue contaminado por ele penetra na corrente sanguínea através de transfusões, agulhas ou seringas compartilhadas, tatuagens, piercings, instrumentos de manicure, ferimentos, entre outros.

  • Sandra, poderia ter postado outras dicas sobre as demais hepatites! :)
  • Bom dia! A hepatite "A" é uma patologia hepática causada pelo VHA, que tem como transmissão a via oral-fecal, desta forma o saneamento e a higiene é a melhor forma de prevenção da cadeia de transmissão.
  • H.A - através de alimentos ( frutos do mar tambem) e água contaminada

    H.B - está presente no sangue, na saliva, no sêmen e nas secreções vaginais da pessoa infectada

    H.C - através do compartilhamento de agulhas ou outros equipamentos utilizados para o uso de drogas injetáveis.

    H.D -  Pode ocorrer ao mesmo tempo em que a contaminação pelo vírus B ou atacar portadores de hepatite B crônica

    H.E - ocorre apenas em pacientes infectados pelo vírus da hepatite B e a infecção concomitante com o VHD acelera a progressão da doença crônica.

  • Como a hepatite A é transmitida?

    A hepatite pelo HAV apresenta distribuição mundial. A principal via de contágio é a fecaloral, por contato inter-humano ou por água e alimentos contaminados. A disseminação está relacionada às condições de saneamento básico, nível sócioeconômico da população, grau de educação sanitária e condições de higiene da população. Em regiões menos desenvolvidas as pessoas são expostas ao HAV em idades precoces, apresentando formas subclínicas ou anictéricas em crianças em idade pré-escolar. A transmissão poderá ocorrer 15 dias antes dos sintomas até sete dias após o início da icterícia.

    A transmissão sexual da hepatite A pode ocorrer com a prática sexual oral-anal (anilingus), pelo contato da mucosa da boca de uma pessoa com o ânus de outra portadora da infecção aguda da hepatite A. Também a prática dígito-anal-oral pode ser uma via de transmissão. Deve ser lembrado que um dos parceiros precisa estar infectado naquele momento e que a infecção pelo HAV não se cronifica, o que faz com que este modo de transmissão não tenha grande importância na circulação do vírus na comunidade, embora em termos individuais traga as conseqüências que justificam informar estas possibilidades aos usuários.

    Como prevenir a hepatite A?

    A hepatite A pode ser prevenida através da utilização da vacina específica contra o vírus A1 . Entretanto, a melhor estratégia de prevenção desta hepatite inclui a melhoria das condições de vida, com adequação do saneamento básico e medidas educacionais de higiene.

    Fonte: Programa Nacional para a Prevenção e o Controle das Hepatites Virais, Manual de aconselhamento em Hepatites Virais, Ministério da Saúde, página 19

  • A.

    -A transmissão da Hepatite A é por via fecal-oral, por contato entre indivíduos ou por meio de água ou alimentos contaminados pelo vírus.