SóProvas


ID
664849
Banca
TRT 3R
Órgão
TRT - 3ª Região (MG)
Ano
2012
Provas
Disciplina
Direito Constitucional
Assuntos

I – São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva. 

II – A Constituição Federal fez previsão da existência da ação, quanto aos créditos e direitos resultantes  das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. A Constituição Federal só tem previsão de adicional de remuneração para as atividades insalubres ou perigosas, na forma da lei. 

III – A Constituição Federal tem previsão de que haja participação obrigatória dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho, mas também prevê que, nas empresas com mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores. 

IV - Os legitimados para propor ação direta de inconstitucionalidade são os mesmos para a propositura da arguição por descumprimento de preceito fundamental e a ação declaratória de constitucionalidade. Essas ações serão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal e, quando este apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado. 

V - A Constituição Federal prevê que a lei estabelecerá: o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens e o plano nacional de juventude, de duração quinquenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução das políticas públicas. 

Leias as afirmativas e assinale a alternativa correta:

Alternativas
Comentários
  • Letra correta: b
    Item I - errado - Art. 7º São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social:
    XIII - duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias e quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução da jornada, mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho;
    Item II - errado - Art. 7º XXIX - ação, quanto aos créditos resultantes das relações de trabalho, com prazo prescricional de cinco anos para os trabalhadores urbanos e rurais, até o limite de dois anos após a extinção do contrato de trabalho. XXIII - adicional de remuneração para as atividades penosas, insalubres ou perigosas, na forma da lei 
    Item III - correto - Art. 8º É livre a associação profissional ou sindical, observado o seguinte: VI - é obrigatória a participação dos sindicatos nas negociações coletivas de trabalho; Art. 11. Nas empresas de mais de duzentos empregados, é assegurada a eleição de um representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores.
    Item IV - correto - art. 103 § 3º - Quando o Supremo Tribunal Federal apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado. Só uma ressalva aqui: Marcelo Novelino, 5ªed, pag. 302 -> Sobre o AGU: Ao desempenhar a função de curador das normas infraconstitucionais, o AGU obrigatoriamente deverá defender a constitucionalidade do ato, seja ele de origem federal ou estadual, não lhe competindo opinar ou exercer função fiscalizadora, a qual foi atribuída ao PGR. De acordo com a jurisprudênca do STF, este munus deve ser entendido com temperamentos,
    não estando o AGU obrigado a defender tese jurídica se sobre ela já houve pronunciamento da Corte Suprema no sentido da insconstitucionalidade. Em casos nos quais o interesse da União coincide com o daquele que ajuizou a ADI, o Tribunal considerou que a exigência de defesa do ato impugnado pelo AGU implicaria a retirada de sua função primordial, qual seja defender os interesses da União
    Item V - errado - Questão pra quem está atualizado, tal parágrafo não existia antes de 2010: Art. 227 - § 8º A lei estabelecerá: I - o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens; II - o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas.(Incluído Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)
  • Só complementando a resposta do colega acima, o item I está errado porque fala " duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais", enquanto o art. 7o, XIII, da CRFB/1988 estabelece: "duração do trabalho normal não superior a 8 horas diárias E 44 semanais".

  • Não concordo com essa parte da alternativa IV "Essas ações serão julgadas pelo Supremo Tribunal Federal e, quando este apreciar a inconstitucionalidade, em tese, de norma legal ou ato normativo, citará, previamente, o Advogado-Geral da União, que defenderá o ato ou texto impugnado."

    Os tribunais de Justiça também podem julgar ADIN contra Lei estadual ou municipal, então essas ações não SERÃO julgadas pelo STF, contendo essa possibilidade...
  •  Logo vi! Poxa se fosse esse mesmo o erro do I. Só pq não tem trabalho no final da frase, mas ñ muda nada no entendimento, continuaria certa. Mas realmente, no art. 7o tem esse E, sendo q na questão colocou-se OU, e isso diferencia. Agora estar errado pq colocou convenção coletiva, e na lei fala convenção coletiva de trabalho?? Aí é esculacho rsrs. Vamos diminuir as estrelas do primeiro comentário ;D
  • Olá, pessoal!
    O gabarito foi atualizado para "D", conforme edital publicado pela banca e postado no site.
    Bons estudos!
  • Como é que pode isso Silvio?
    Como a alternativa D pode ser a correta, se a proposição V está errada? Conforme a emenda constitucional citada no primeiro comentário o plano é decenal e não quinquenal...
    Fiquei sem entender agora, me ajudem, por favor!
  • Pessoal.  Penso que essa retificação está equivocada. O último item está errado, porque o prazo é decenal.
  • O Luiz está correto, como já havia sido exposto no 1º comentário, o prazo é decenal e não quinquenal como afirma a questão.

    § 8º A lei estabelecerá: (Incluído Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)
    I - o estatuto da juventude, destinado a regular os direitos dos jovens; (Incluído Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)
    II - o plano nacional de juventude, de duração decenal, visando à articulação das várias esferas do poder público para a execução de políticas públicas. 
    (Incluído Pela Emenda Constitucional nº 65, de 2010)

    A
    ssim, como explicado pelo demais colegas:

    I - ERRADA. "não superior a oito horas diárias ou E quarenta e quatro semanais"

    II - ERRADA. O art. 7º, XXIII, prevê também o adicional para as atividades penosas.

    III - CERTA. Art. 8º, VI c/c art. 11. 

    IV - CERTA. Art. 103, caput c/c §§1º e 3º c/c Art. 2º, I, Lei 9882

    V - ERRADA. Decenal, conforme previsto no art. 227, §8º, II.

    Entendo que o gabarito deveria ser a letra B pelos motivos acima expostos. 
  • A CF é bastante clara no seu art. 227, II " O plano nacional de juventude, de duração decenal..." Dessa forma, não tem como o gabarito está certo, a alternativa correta seria a letra "b".
  • Galera, acredito q somente a alternativa III está correta:

    Alternativa I - ERRADA (Art. 7º, inc. XIII, CF) - "(...) oito horas diárias e quarenta e quatro semanais"

    Alternativa II - ERRADA (Art. 7
    º, inc. XXIII, CF) - "(...) penosas, insalubres ou perigosas"

    Alternativa III - CORRETA ( Art. 8
    º, VI e Art. 11,CF)

    Alternativa IV - ERRADA  (Art. 103, § 3º, CF) - " (...) apreciar a inconstitucionalidade (...)" -  Assim, atuação do AGU na ADC: Não !

    Alternativa V - ERRADA (aRT. 227, § 8º, inc. II) -  "(...) duração decenal (...)"
  • Pessoal,  a CF coloca no seu artigo 227 que o plano nacional de juventude terá duração decenal e não o estatuto da juventude!
  • Acho bastante válido a citação, feita pelo colega acima, da doutrina no professor MArcelo Novelino, porém devemos atentar que trata-se de questão objetiva e a regra geral é que o Advogado-Geral da União deverá sim defender a lei/ato impugnado nas ações citadas por presunção de legalidade.
    Conforme citado, em casos da decisão já  econtrar-se pacificada no STF poderá (exceção) o AGU escolher entre defender ou não o ato/lei impugnado, não estando obrigado a defender.
    Porém por tripla fundamentação acho que o AGU, na questão em análise, deverá defender o ato impugnado.
    1) por ser texto expresso da lei;
    2) por ser a regra geral (a doutrina prevê exceção);
    3) por estarmos diante de questão objetiva.
    Logo, nesse trecho da assertiva, não há, no meu entender, erro.
    Abraços
  • I – São direitos dos trabalhadores urbanos e rurais, além de outros que visem à melhoria de sua condição social: duração do trabalho normal não superior a oito horas diárias ou quarenta e quatro semanais, facultada a compensação de horários e a redução de jornada, mediante acordo ou convenção coletiva. 

    Cuidado! Porque a conjunção 'ou' também pode exercer a função do 'e'. Então é melhor optar pela falta de complemento, que no caso seria: mediante acordo ou convenção coletiva (de trabalho)
  • QUESTÃO SEM RESPOSTA CORRETA!



    Concordo com a Michele! O único item correto é o o III, de acordo com os argumentos já colocados aqui.
  • Que questão fuleira é essa!!!
  • ALGUÉM ENCONTROU ALGUMA JUSTIFICATIVA PARA ESSE GABARITO FINAL? OU SABEM SE ELA FOI ANULADA?
  • Eu encontrei uma saida é uma questão anulada, basta decorar  e marcar em algum concurso que cair, pronto...
  • Até agora não vi o erro da alternativa IV. Alguém pode me explicar, pois não concordo com a a Michele.

  • Questão que só mede a super, mega, hiper decoreba dos colegas! :-(

    Considerar o item I da questão está errado apenas porque suprimiu a expressão "de trabalho" que não retira o conteúdo material e constitucional da proposição, me parece, salvo melhor juízo (que deve tomar muito diazepan pra isso), não teve objetivo algum do que somente selecionar o cara mais safo e desenrolado na decoreba do país, porque só pode ser isso mesmo, tendo em conta que selecionar o vocacionado, nem de longe...

     

  • QUESTÃO ANULADA!