SóProvas


ID
664942
Banca
FUNCAB
Órgão
MPE-RO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Um peixe 

            Virou a capanga de cabeça para baixo, e os peixes espalharam-se pela pia. Ele ficou olhando, e foi então que notou que a traíra ainda estava viva. Era o maior peixe de todos ali, mas não chegava a ser grande: pouco mais de um palmo. Ela estava mexendo, suas guelras mexiam-se devagar, quando todos os outros peixes já estavam mortos. Como que ela podia durar tanto tempo assim fora d'água?...

        Teve então uma ideia: abrir a torneira, para ver o que acontecia. Tirou para fora os outros peixes: lambaris, chorões, piaus; dentro do tanque deixou só a traíra. E então abriu a torneira: a água espalhou-se e, quando cobriu a traíra, ela deu uma rabanada e disparou, ele levou um susto – ela estava muito mais viva do que ele pensara, muito mais viva. Ele riu, ficou alegre e divertido, olhando a traíra, que agora tinha parado num canto, o rabo oscilando de leve, a água continuando a jorrar da torneira. Quando o tanque se encheu, ele fechou-a.

– E agora? – disse para o peixe. – Quê que eu faço com você?...

Enfiou o dedo na água: a traíra deu uma corrida, assustada, e ele tirou o dedo depressa.

        – Você tá com fome?... E as minhocas que você me roubou no rio? Eu sei que era você; devagarzinho, sem a gente sentir... Agora está aí, né?... Tá vendo o resultado?...

    O peixe, quieto num canto, parecia escutar.

    Podia dar alguma coisa para ele comer. Talvez pão. Foi olhar na lata: havia acabado. Que mais? Se a mãe estivesse em casa, ela teria dado uma ideia – a mãe era boa para dar ideias. Mas ele estava sozinho. Não conseguia lembrar de outra coisa. O jeito era ir comprar um pão na padaria. Mas sujo assim de barro, a roupa molhada, imunda? – Dane-se – disse, e foi.

        Era domingo à noite, o quarteirão movimentado, rapazes no footing , bares cheios. Enquanto ele andava, foi pensando no que acontecera. No começo fora só curiosidade; mas depois foi bacana, ficou alegre quando viu a traíra bem viva de novo, correndo pela água, esperta. Mas o que faria com ela agora? Matá-la, não ia; não, não faria isso. Se ela já estivesse morta, seria diferente; mas ela estava viva, e ele não queria matá-la. Mas o que faria com ela? Poderia criá-la; por que não? Havia o tanquinho do quintal, tanquinho que a mãe uma vez mandara fazer para criar patos. Estava entupido de terra, mas ele poderia desentupi-lo, arranjar tudo; ficaria cem por cento. É, é isso o que faria. Deixaria a traíra numa lata d'água até o dia seguinte e, de manhã, logo que se levantasse, iria mexer com isso. 

        Enquanto era atendido na padaria, ficou olhando para o movimento, os ruídos, o vozerio do bar em frente. E então pensou na traíra, sua trairinha, deslizando silenciosamente no tanque da pia, na casa escura. Era até meio besta como ele estava alegre com aquilo. E logo um peixe feio como traíra, isso é que era o mais engraçado.

        Toda manhã – ia pensando, de volta para casa – ele desceria ao quintal, levando pedacinhos de pão para ela. Além disso, arrancaria minhocas, e de vez em quando pegaria alguns insetos. Uma coisa que podia fazer também era pescar depois outra traíra e trazer para fazer companhia a ela; um peixe sozinho num tanque era algo muito solitário. 

A empregada já havia chegado e estava no portão, olhando o movimento. – Que peixada bonita você pegou...

– Você viu?

– Uma beleza... Tem até uma trairinha.

– Ela foi difícil de pegar, quase que ela escapole; ela não estava bem fisgada.

– Traíra é duro de morrer, hem?

– Duro de morrer?... Ele parou.

        – Uai, essa que você pegou estava vivinha na hora que eu cheguei, e você ainda esqueceu o tanque cheio d'água... Quando eu cheguei, ela estava toda folgada, nadando. Você não está acreditando? Juro. Ela estava toda folgada, nadando. 

    – E aí?

    –Aí? Uai, aí eu escorri a água para ela morrer; mas você pensa que ela morreu? Morreu nada! Traíra é duro de morrer, nunca vi um peixe assim. Eu soquei a ponta da faca naquelas coisas que faz o peixe nadar, sabe? Pois acredita que ela ainda ficou mexendo? Aí eu peguei o cabo da faca e esmaguei a cabeça dele, e foi aí que ele morreu. Mas custou, ô peixinho duro de morrer! Quê que você está me olhando? 

– Por nada.

– Você não está acreditando? Juro; pode ir lá na cozinha ver: ela está lá do jeitinho que eu deixei. Ele foi caminhando para dentro.

– Vou ficar aqui mais um pouco

– disse a empregada.

– depois vou arrumar os peixes, viu?

– Sei.

    Acendeu a luz da sala. Deixou o pão em cima da mesa e sentou-se. Só então notou como estava cansado.

 

(VILELA, Luiz. . O violino e outros contos 7ª ed. São Paulo: Ática, 2007. p. 36-38.) 

VOCABULÁRIO:

Capanga: bolsa pequena, de tecido, couro ou plástico, usada a tiracolo. 

Footing :passeio a pé, com o objetivo de arrumar namorado(a).

Guelra: estrutura do órgão respiratório da maioria dos animais aquáticos.

Vozerio: som de muitas vozes juntas. 

Nos primeiros parágrafos, o narrador descreve a cena em que o protagonista volta de uma pescaria. Logo em seguida, esse mesmo narrador dá ao leitor uma informação que vai alterar a situação inicial e mudar o rumo da trama. Assinale a alternativa que aponta qual é essa informação e por que muda o rumo da história.

Alternativas
Comentários
  • Gabarito - A

    Como a informação esta no início do texto e a empregada só aparece no final, descarta-se as alternativas D e E. 
    A alternativa B esta errada já que no texto este cita que tirou todos os peixes da pia menos a traíra.
    Por fim, a alternativa C nada tem a ver com a reviravolta factual que dá novo rumo a história.
  • Nos primeiros parágrafos, o narrador descreve a cena em que o protagonista volta de uma pescaria. Logo em seguida, esse mesmo narrador dá ao leitor uma informação que vai alterar a situação inicial e mudar o rumo da trama. Assinale a alternativa que aponta qual é essa informação e por que muda o rumo da história.

    a) Atraíra estava viva e, a partir domomento emque esse fato fica comprovado, o que fazer com ela é a questão que se segue.
    CORRETO. A ideia principal era pescar e comer. A partir do momento que o personagem descobre que o peixe esta vivo, ele se envolve sentimentalmente com o peixe e passa a querer criá-lo, ou seja, dá uma guinada na história mudando o rumo inicial (que seria comer o peixe).

  • QUestão de fácil entendimento. Exige apenas atenção.
  • Ele buscava uma resposta para suas atitudes, mesmo matando os outros peixes, ele buscou a resposta porque o peixe traira nao havia morrido, só assim alimentou uma esperança para entender porque o peixe era tão dificil de morrer.
  • Maldita empregada! até eu já tava gostando do peixe :/
  • Pq não a resposta não pode ser a letra-E?
    alguem sabe justificar? não ficou claro pra mim...
  • Nos primeiros parágrafos, o narrador descreve a cena em que o protagonista volta de uma pescaria.

    Só não é a letra E porque a banca não pediu nos Ultimos Parágrafos.
  •  a) Atraíra estava viva e, a partir do momento em que esse fato fica comprovado, o que fazer com ela é a questão que se segue.
     
    Correto!
     
     b) As guelras do peixe mexiam-se devagar e isso fez com que o protagonista enchesse o tanque para salvar todos os peixes, fato que impulsiona a narrativa.
     
    Errado, apenas a traira foi posta no tanque, não "todos os peixes".vide texto:"Dentro do tanque deixou só a traira".
     
     
     c) Virou a capanga de cabeça para baixo e essa atitude altera a construção da história em torno do grande pescador em mais uma façanha.
     
    Errado, não existe elementos que indique que o protagonista seja um "grande pescador em mais uma façanha", e ainda, o fato de virar a cabaça não provoca a alteração da construção da história, e sim o fato da traira estar viva.
     
     d) A empregada chegou e, ao matar a traíra, provocou no protagonista uma mudança de planos e de comportamento.
     
    Errado, apesar da a empregada ter provocado uma mudança de planos e de comportamento do protagonista, isso so acontece no fim da história(logo é  desfecho da trama). O ponto que muda o rumo da história é o fato da traíra estar viva.
     
     
     e) A empregada afirmou que conseguira matar a traíra e, a partir desse momento, o protagonista entristece e fica cansado.
     
    Errado, não existe nenhum elemento explícito, ou implícito que indique que o protagonista tenha se entristecido com o fato, apenas a constatação do cansaço, que inclusive fica entendido que não se deve a morte da traira("Só então notou...").