-
Analisei as alternativas da seguinte forma:
a) Temos o enorme prazer de encaminhar a V. Sa. no devido prazo, este relatório que nos foi solicitado na semana passada, para que tomeis conhecimento da realização dos serviços próprios deste Setor, e do que precisamos para melhorá-lo ainda mais.
Vossa Senhoria é conjugado na terceira pessoa. Dessa forma, seria correto dizer "para que tome conhecimento".
b) Cabe-nos, cumprindo os devidos prazos, informar à V. Sa. de tudo o que deve ser conhecido sobre os nossos serviços de atendimento ao público neste Setor, e também, sendo-lhe possível, vossa atenção para os nossos pedidos de melhoria desse atendimento.
Pronomes de tratamento cujo gênero não pode ser identificado, como é o caso de Vossa Senhoria (pode-se falar com um homem ou mulher), não pode ser precedido de artigo. Por consequência, não pode haver crase antes do referido termo.
c) Encaminhamos a V. Sa. o relatório das atividades deste Setor, para dar-lhe conhecimento da prestação dos serviços e solicitar sua atenção quanto a algumas providências a serem tomadas no sentido de agilizar o atendimento ao público.
Frase correta!
d) Este relatório que encaminhamos deverá informarvos do que ocorre habitualmente em nosso Setor, é para a tomada de providências que se torna necessário no andamento dos nossos serviços e na melhoria do atendimento.
O erro está em utilizar o pronome "vos" unido ao verbo "informar". Poderia ser reescrito da seguinte forma: "informar-vos".
e) Para V. Sa. segue este relatório, cuja a avaliação de nosso Setor do que está sendo necessário para nossos serviços o acompanha, esperando que será tomado providências para melhorar os serviços prestados por este.
O primeiro erro desta alternativa está em "cuja a". Não existe esta formação, visto que o artigo já está incorporado no pronome relativo "cuja", não permitindo sua repetição posterior. Além disso, o trecho "será tomado providências" não segue as concordâncias nominal e verbal corretas. O ideal seria "...serão tomadas providências...".
-
Galera uma dúvida,
Na alternativa c não seria correto o vossa ao invés de sua
Encaminhamos a V. Sa. o relatório das atividades deste Setor, para dar-lhe conhecimento da prestação dos serviços e solicitar sua (vossa) atenção quanto a algumas providências a serem tomadas no sentido de agilizar o atendimento ao público.
Obrigado
-
Luiz,
Vossa Senhoria é pronome de tratamento e pertence sempre à 3ª pessoa. "Vosso" seria correto se estivesse combinado a "vós".
Há uma dica para facilitar a compreensão. Pense na palavra "você", que também é pronome de tratamento da 3ª pessoa:
Ex: "Encaminhamos a você o relatório (...) e solicitar sua atenção (...)"
Minha dúvida é a seguinte:
A letra b também não está errada por dizer "informar à V. Sa. de tudo"?
Quem informa, informa algo à alguém, correto?
O correto não seria "informar a V.Sa. tudo"?
Bons estudos!!
-
Rita o verbo INFORMAR, ademais NOTIFICAR, AVISAR, CIENTIFICAR, ANUNCIAR e ALERTAR, tem a mesma regência (VTDI), podendo tanto ter seu OI precedido da preposição 'a', quanto 'de', inclusive as invertendo na ordem: VTDI + OI + OD, ou ainda VTDI + OD + OI.
-
Na alternativa "a" tb está errada a concordância "...dos serviços próprios...para melhorá-lo" seria melhorá-los? ou tem alguma outra regra de concordância?
-
Cátia, na letra "a", o pronome "-lo" pode se referir ao relatório, e estar correto também!!
Se, contudo, estiver tratando da realização de serviços, seria "melhorá-la"; dos serviços próprios do Setor, "melhorá-los".
E gente, deixaram passar um outro erro crasso da letra "a": não se separa o sujeito do verbo com vírgula!
Temos o enorme prazer de encaminhar a V. Sa. no devido prazo, este relatório que nos foi solicitado na semana passada, para que tomeis conhecimento da realização dos serviços próprios deste Setor, e do que precisamos para melhorá-lo ainda mais.
Espero ter ajudado! Bons estudos!
-
Pessoal,
Os comentários acima estão ótimos, mas vale sempre acrescentar informações.
Segundo o professor Diogo Arrais, a maioria dos concursos utiliza o Manual de Redação Oficial da Presidência da República, em sua 2a edição.
- Vossa Excelência (usado para cargos de 1º escalão; basicamente de Prefeito a Presidente da República);
- Vossa Senhoria (usado para outros cargos; que não são de 1º escalão). É o caso da assertiva acima.
- Vossa Magnificência (usado para Reitor);
- Vossa Reverência (usado para cargos da Igreja).
* Nota: não ocorre crase antes dos quatro tratamentos oficiais da Presidência da República. É uma questão de padronização.
Pelo fato acima, conclui-se que a assertiva B está incorreta.
- Vossa Santidade (tratamento mundial para Papa).
Conhecimento + dedicação + equilíbrio = sucesso.
-
Cabe ressaltar ainda que a forma "Temos o enorme prazer de encaminhar a V. Sa." não está condizente com a redação oficial. Pois tais expressões pessoais não devem constar.
-
Colocação Pronominal
Verbo no Infinitivo Impessoal
Se o infinitivo impessoal vier precedido de preposição, é indiferente o uso da ênclise ou da próclise.
-
Letra C
Alguns erros nas demais afirmativas
Letra A - "Prazer" breguices e preciosismos devem ser evitados
Letra B - à V. Sa. Antes de pronomes de tratamentos não se usa CRASE
Letra C - Correta - segue as orientações da redação oficial
Letra D - informarvos - Errado
Letra E - cuja a - "Cujo, cuja, cujos, cujas " Refere-se a termo de valor possessivo - Equivale aos pronomes seu, seus, sua, suas. Não admite artigo após ele. Questão errada
-
Para acrescentar o estudo da questão, além dos erros de concordância apresentados nos demais comentários abaixo algumas regras da redação oficial do Manual de Redação da Presidência da República:
1) Impessoalidade: ausência de impressões individuais de quem comunica, da impessoalidade de quem recebe a comunicação, do caráter impessoal do próprio assunto tratado. (Caso apresentado na alternativa "a" - "é com enorme prazer").
2) Linguagem dos atos e comunicações oficiais: uso do padrão culto da lingua (todas as allternativas, com exceção da alternativa "c" apresentam erros de concordância.
3) Formalidade e Padronização: emprego correto dos pronomes de tratamento, uso de papéis uniformes e correta diagramação de texto.
4) Concisão e Clareza: transmitir o máximo de informações com o mínimo de palavras e permitir a imediata compreensão de quem lê. No meu ponto de vista as alternativas D e E apresentam este problema, o texto é confuso, com pontuação errada e que não permite a imediata compreensão.
Bons Estudos.
-
outro erro da letra B
Cabe-nos, cumprindo os devidos prazos, informar à V. Sa. de tudo o que deve ser conhecido sobre os nossos serviços de atendimento ao público neste Setor, e também, sendo-lhe possível, vossa atenção para os nossos pedidos de melhoria desse atendimento.
Deve ser usada a terceira pessoa do singular, no caso, SUA atenção.