SóProvas


ID
667588
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
História e Geografia de Estados e Municípios
Assuntos

O povoamento branco de Goiás, no século XVIII, foi caracterizado pela prodigalidade na construção de igrejas. Só em Vila Boa, capital da capitania, foram construídas, no espaço de 50 anos, oito igrejas. Esse grande número de igrejas, no início do povoamento branco de Goiás, explica-se pelo fato de os templos servirem

Alternativas
Comentários
  • c) de locais de culto e de sepultamento de membros da população que estivessem integrados nas inúmeras irmandades existentes na época, sendo que os escravos não-cristianizados eram sepultados num cemitério rudimentar.
  • São os milagres e profecias que transformaram a adolescente Benedita Cipriano Gomes em “Santa Dica”, para aqueles que ali se achavam. Fez com que a propriedade rural se tornasse habitação permanente de um grande número de pessoas, originando mais tarde a “República dos Anjos” (atual Lagolândia).A influência de Dica incomodava os políticos de Goiás, que temiam um episódio semelhante a Canudos. A “República dos Anjos” era um lugar que não obedecia às leis. O povo não pagava tributo e as fazendas deixaram de ter limites. Era uma espécie de comunidade socialista. No episódio conhecido como o “fogo” no 14 de Outubro de 1925, a guarda estadual atacou o povoado e Dica ordenou que todos se lançassem nas águas do Rio do Peixe para se salvarem. O episódio só aumentou a fama de proteção celeste sobre a mulher.

  • Jakelyne, essa questão não tem nada a ver comigo e minha história, mas obrigado por me mencionar. bjim

  • Santa Dica , você precisa de um psicologo urgente, seus comentarios são uma perda de tempo para nós

  • A) Errada. Os templos eram construídos por irmandades religiosas ou aldeamentos Jesuíticos, e outras ordens menores na colônia. O Estado português relacionava-se com a Igreja Católica através do regime de Padroado (associação entre o Estado e a Igreja). Os templos serviam ao Estado como demarcação de fronteiras, cristianização dos indígenas, mas também de símbolos da religiosidade e do poder: Os homens mais poderosos que fizeram doações de terrenos ou outros materiais para a construção das igrejas, líderes de irmandades religiosas da elite eram sepultados no interior das Igrejas.

    B) Errada. As igrejas eram locais de culto para os mais ricos. Negros e indígenas eram relegados a um segundo plano, porém cristianizados. Marquês de Pombal foi um primeiro ministro português, que governou a colônia no século XVIII. Notabilizou-se pela administração da mineração, pelos tratados de demarcação de fronteiras e pela expulsão da Ordem Jesuítica do Brasil, sob o argumento que sua influência estava maior que a do Estado Português.

    C) Correta. As Igrejas eram locais de culto, normalmente construídas por doações de membros de irmandades religiosas. Os escravos e indígenas cristianizados não podiam frequentar as Igrejas dos brancos. Em geral existiam as irmandades de escravos. Notoriamente a maioria delas “irmandades de Nossa Senhora do Rosário dos pretos pobres”, que construíam igrejas e capelas para a oração dos negros escravizados. Entre os costumes coloniais era o de sepultar os membros ricos das irmandades no interior das igrejas. O espaço religioso reproduzia a profunda divisão social da época.

    D) Errada. A colonização do Brasil teve início durante a reforma religiosa, em que surgiu o protestantismo. O Estado português que era associado à Igreja Católica proibiu a vinda de protestantes e judeus. A contrarreforma explica a presença dos padres jesuítas para expandir a fé católica, mas não haviam trabalhadores ingleses, muito menos anglicanos nas minerações.

    Fonte: Estratégia Concursos

  • IGREJA ERA LOCAL DE CULTO E DE SEPULTAMENTO DE MEMBROS , NÃO ESQUEÇO MAIS

  • gabarito: C 

    De locaís de culto e de sepultamento de menbros da população !

    sendo que os escravos não - cristianizados eram sepultados num cemiterério rudimentar.

    fonte de informação alfa -com.