SóProvas


ID
667834
Banca
UEG
Órgão
PC-GO
Ano
2012
Provas
Disciplina
Medicina Legal
Assuntos

Verificou-se em um cadáver os seguintes fenômenos: rigidez generalizada, esboço de mancha verde abdominal, reforço da fragmentação venosa e desaparecimento das artérias do fundo de olho. Com base apenas nessas observações e desconsiderando outros fatores ambientais, a morte teria ocorrido

Alternativas
Comentários
  • Rigor Mortis (estado de contratura muscular), resultante de múltiplos fatores:baixa de oxigênio, glicólise anaeróbica, permeabilidade de membranas, etc.; começa 1 a 2 horas após a morte, atinge o máximo após 8 horas, desaparecendo depois de 24 h, devido a putrefação.

    Segundo a Lei de NYSTEN-SOMMER, a rigidez se manifesta primeiro na face, na mandíbula e no pescoço, seguindo-se os Membros Superiores (MMSS), o tronco e, finalmente, os Membros Inferiores (MMII); desaparecendo na mesma ordem.
  • Eu matei essa questão pois no caso diz: esboço de mancha verde abdominal.

    A doutrina majoritária fixa seu início entre 18 e 22 horas. Porém a autores que entendem ser de 24 horas. Vale ressaltar que a temperatura ambiente é de vital importância. Para Hélio Gomes, no tempo quente, a mancha ocorre entre 15 e 18 horas. Para Símonin, em 14 horas.

    OBS: Mancha verde em todo o corpo: para Celso Luiz Martins, de 3 a 4 dias; para C.Símonin, 8 dias. 

  • Segundo o quadro de ZACHARIAS & ZACHARIAS, retirado do livro Manual de Medicinal Legal do Jorge Paulete Vanrell, p . 160:
    - Rigidez: 
    6 a 8 horas - Rigidez do corpo todo
    48 horas - início do desaparecimento da rigidez
    - Mancha verde abdominal: 18 a 24 horas
    - Reforço de fragmentação venosa: ?
    - Perda da transparência da córnea: 24 horas

    Segundo Delton Croce, p. 447:
    - Rigidez:
    8 a 36 horas - rigidez generalizada
    36 a 48 horas: flacidez
    - Mancha verde abdominal: 18 a 24 horas
  • Conforme aulas do professor Roberto Blanco:

    Rigidez cadavérica:
    -menos que duas horas: corpo flacido;
    -maior que duas horas e menor que 6, rigidez de cima pra baixo, começando pelo masseter (mandibula);
    -Entre seis horas e 8 horas - corpo rigido acima dos pés;
    -Mais que 8 horas: Rigidez generalizada.

    Putefração: Começa depois de 24 horas. e faz o com que a rigidez desapareça, começando tbm pela cabeça e se estendendo pelos pés.
    Como matei a questao: A putefração começa depois de 24hrs, e a partir dai começa o desfazimento da rigidez (que na questao ainda está generalizada) - a questao fala de esborço de mancha verde abdominal, que é o primeiro sintoma da putefração, entao da pra se imaginar que a morte ocorreu em tempo menor que 24 horas pois ainda está COMEÇANDO a putrefazer e ainda nao deu tempo da rigidez desaparecer.

    Bons estudos!
  • A mancha verde aparece de 16 a 24 horas após a parada cardíaca, progride para as outras regiões abdominais e depois para o corpo todo, caracterizando a fase cromática da putrefação. Nos afogados a mancha verde pode aparecer no tórax.
  • CALENDÁRIO DA MORTE
    FENOMENOS
     
     
    CORPO FLÁCIDO, QUENTE E SEM LIVORES        MENOS DE 2 H
     
    RIGIDEZ DA NUCA E MANDÍBULA, ESBOÇO DE LIVORES E ESVAZIAMENTO DAS PAPILAS OCULARES NO FUNDO DE OLHO          DE 2 A 4 H
     
    RIGIDEZ DOS MEMBROS SUPERIORES, DA NUCA E DA MANDÍBULA, LIVORES RELATIVAMENTE ACENTUADOS E ANEL ISQUÊRNICO DE 1/2 DO DIÂMETRO PAPILAR NO FUNDO DE OLHO  DE 4 A 6 HORAS
     
    RIGIDEZ GENERALIZADA, MANCHAS DE HIPÓSTASE. NÃO SURGIMENTO DA MANCHA VENOSA ABDOMINAL E DESAPARECIMENTO DAS ARTÉRIAS DO FUNDO DE OLHO MAIS   DE 8 HORAS E MENOS DE 16HORAS
     
    RIGIDEZ GENERALIZADA, ESBOÇO DE MANCHA VERDE ABDOMINAL, E REFORÇO DA FRAGMENTAÇÃO VENOSA E DESAPARECIMENTO DAS ARTÉRIAS DO FUNDO DE OLHO MAIS DE 16 HORAS E MENOS DE 24 HORAS
     
    PRESENÇA DE MANCHA VERDE AHDOMINAL, INÍCIO DE FLACIDEZ C PAPILAS E MÁCULAS NÃO LOCALIL.ÁVEIS NO FUNDO DE OLHO MAIS    DE 24 HORAS E MENOS DE 48 HORAS
     
    EXTENSÃO DA MANCHA VERDE ABDOMINAL DE 48 HORAS E MENOS DE 72 HORAS
    FUNDO DE OLHO RECONHECÍVEL SÓ NA PERIFERIA      DE 72 HORAS E MENOS DE 96  HORAS
     
    FUNDO DE OLHO IRRECONHECÍVEL DESAPARECIMENTO DAS PARTES MOLES DO CORPO E PRESENÇA DE INSETOS          DE 2 A 3 ANOS
     
    ESQUELETIZAÇÃO COMPLETA    MAIS DE 3 ANOS
     
    Bibliografia
    FRANÇA, Genival Veloso de Medicina Legal. 9. Ed. P. 448
  • calma gente, deve-se olhar a doutrina que a banca adotou. por exemplo: frança diz ser a partir das 36 horas. muita calma nesta hora inocentes.

  • Pensei assim: RIGIDEZ (completa 8h e desaparece 24h); MANCHA VERDE (inicio - esboço - 24h a 36h), portanto entre 8 e 24h, tendo uma única alternativa.


    bons estudos...
  • Gabarito C -> fui confirmar na prova oficial, que é de 2008, inclusive (QC, seria bom corrigir essa informação)

    O esboço da mancha verde começa entre 16 e 24 horas após a morte. A partir da 24ª hora, teremos a mancha verde propriamente dita. 

    A rigidez cadavérica se instala a partir da 8ª hora e permanece assim até aproximadamente a 24ª hora, quando o cadáver começa e ficar flácido novamente. 

    Agora, vou fazer um pequeno desabafo. Cada autor diz uma coisa e já cansei de ver questões quase iguais com respostas diferentes. Então o negócio é tentar achar o que a banca do seu concurso escolhe como bibliografia e, se não encontrar, memorizar as teorias que fazem mais sentido. Eu gosto dos estudos do França, que parecem ser os mais considerados. 

     

    Boa sorte a todos. 

  • - RIGIDEZ GENERALIZADA: Cronologia da rigidez: inicia-se o processo de forma mais rápida nos cadáveres desidratados. Inicia-se com 2 horas, propagando-se com 6 horas-8 horas e permanecendo até 24 horas após o óbito, período em que se inicia a putrefação;

    - ESBOÇO MANCHA VERDE ABDOMINAL: Lembre-se que a questão falou em “esboço”, ou seja, início. A mancha verde aparece em cerca de 18 a 24 horas após a morte, nos meses de verão, podendo aparecer depois de 36 a 48 horas, no inverno e desde que o corpo não esteja exposto ao sol, nem esteja coberto.

    -REFORÇO FRAGMENTAÇÃO VENOSA: em torno de 15 horas;
    Lembre-se que o AUMENTO DA FRAGMENTAÇÃO VENOSA se dá com: 12 a 13 horas; 

    - DESAPARECIMENTO ARTÉRIAS FUNDO DE OLHO: Segundo Marshall, após 10 a 12 horas não é possível ver o fundo do olho com oftalmoscópio.

    Destaca-se que essa questão foi retirada do livro do Professor FRANÇA, Genival Veloso de. Medicina Legal, Editora Guanabara Koogan, 10ª edição, 2015, p. 1056 a 1057.

    A) de 2 a 4 horas – INCORRETO, nenhum dos fenômenos atende.
    B) mais de 8 e menos de 16 horas- INCORRETO, nenhum dos fenômenos atende.
    C) mais de 16 e menos de 24 horas.
    D) de 48 a 72 horas.- INCORRETO, excluem-se os fenômenos: “ESBOÇO MANCHA VERDE ABDOMINAL”, “REFORÇO FRAGMENTAÇÃO VENOSA” e “RIGIDEZ GENERALIZADA”.

    GABARITO DO PROFESSOR: LETRA C

  • A banca copiou GENIVALDO VELOSO DE FRANÇA.

    CALENDÁRIO DA MORTE


    Com os fenômenos cadavéricos estudados, poderemos sugerir um calendário da morte:

     

    * corpo flácido, quente e sem livores: menos de 2 h;


    * rigidez da nuca e mandíbula, esboço de livores e esvaziamento das papilas oculares no fundo de olho: de 2 a 4 h;


    * rigidez dos membros superiores, da nuca e da mandíbula, livores relativamente acentuados e anel isquêmico de 1/2 do diâmetro papilar no fundo de olho: de 4 a 6 h;


    * rigidez generalizada, manchas de hipóstase, não surgimento da mancha verde abdominal e desaparecimento das artérias do fundo de olho: mais de 8 e menos de 16 h;


    * rigidez generalizada, esboço de mancha verde abdominal, e reforço da fragmentação venosa e desaparecimento das artérias do fundo de olho: mais de 16 e menos de 24 h;


    * presença de mancha verde abdominal, início de flacidez e papilas e máculas não localizáveis no fundo de olho: de 24 a 48 h;


    * extensão da mancha verde abdominal e fundo de olho reconhecível só na periferia: de 48 a 72 h;


    * fundo de olho irreconhecível: de 72 a 96 h;


    * desaparecimento das partes moles do corpo e presença de insetos: de 2 a 3 anos esqueletização completa: mais de 3 anos;

  • FENÔMENOS ABIÓTICOS MEDIATOS/TARDIOS/CONSECUTIVOS: ocorrem progressivamente após a morte.

    Exemplos da questão:

    Livores de hipóstase: nas regiões de declive, devido ao acúmulo sanguíneo por atração gravitacional. Apresentam-se na forma de placas (geralmente cor azul-púrpura) e permanecem até o surgimento dos fenômenos da putrefação. CRONOLOGIA: há divergência, começando para uns em 10 minutos, e para outros em 30 minutos. Em 3 horas são formadas manchas esparsas. De 6/8 horas há a difusão. Entre 6/12 horas as manchas ficam fixas e são visíveis até a putrefação;

    OBS: técnica de BONNET: corta-se a pele e o sangue pinga, diferente nas equimoses, em que o sangue fica dentro dos tecidos e não pinga.

    Rigor: aumento do teor ácido lático nos músculos e consequente coagulação da miosina, que resulta em endurecimento muscular. Atinge inicialmente a musculatura da mandíbula, para em seguida comprometer os músculos do pescoço, tórax, membros superiores, abdome e membros inferiores (e desaparece na mesma ordem). Em regra, inicia com 2 horas, com 5/8 generaliza (corpo todo) e vai até 24h, com o início da putrefação.

    OBS: classificação de DELTON CROCE, o corpo resfria 0,5ºC nas primeiras 3 horas (a cada hora), e em seguida 1ºC por hora, até encontrar o equilíbrio térmico com o meio.

    TENHÖFFER-ROCHA-VALVERDE: constituem lâminas cristaloides frágeis, que são encontradas a partir do 3º dia no sangre putrefeito, podendo permanecer até 35 dias após a morte.

    Desaparecimento artérias fundo de olho: após 10 a 12 horas não é possível ver o fundo do olho com oftalmoscópio.

    DESTRUTIVOS

    2)     Putrefação:

    a)      Mancha verde abdominal (difere de livores): nas primeiras 18/24h, sinal mais precoce da putrefação. Comumente iniciada na fossa ilíaca direita e que se difunde por todo abdomen;

    @iminente delta.

  • Cronologia da rigidez cadavérica (grande variação):

    • 1-2 horas: pequenos músculos da face (masseter) e da nuca O primeiro é o masseter.
    • 2-4 horas: músculos dos ombros superiores
    • 4-6 horas: músculos do tórax e do abdômen.
    • 6-8 horas: músculos dos membros inferiores
    • 8-12 horas: rigidez generalizada
    • Após esse prazo, inicia-se a putrefação, retornando-se ao estágio de flacidez, que ocorre na mesma progressão crânio-caudal. A flacidez começa entre 36 e 48 horas após a morte.

    Fase de coloração ou cromáticamancha verde abdominal, que se localiza, na maior parte dos casos, na fossa ilíaca direita (enxofre). Surge em torno de 20 a 24 horas de morte, podendo ser visualizada antes desse período em casos, por exemplo, de locais com climas muito quentes. A mancha verde estende-se a todo o corpo com cerca de 3 a 5 dias depois da morte.

    • Cadáver que apresenta rigidez sem verde abdominal: tem entre 8 e 20 horas de morte.
    • Cadáver que apresenta flacidez e mancha verde abdominalentre 36 e 48 horas de morte.
    • Mancha verde no pescoço e no tórax: afogados e recém-nascidos (pois não se alimentou ainda)
    • Mancha verde ao redor de lesões: ocorre devido à proliferação de bactérias no sangue.

    Fonte: Lu Gazzola