SóProvas


ID
669040
Banca
FCC
Órgão
TRE-PR
Ano
2012
Provas
Disciplina
Contabilidade Pública
Assuntos

Uma receita extraorçamentária caracteriza-se por

Alternativas
Comentários
  • Gabarito letra D
    A receita extraorçamentária nunca conterá no orçamento, porém, o fato de uma receita não conter na orçamento não a caracteriza de imediato com receita extraorçamentária, exemplo de  uma receita orçamentária que não consta no orçamento Operação de crédito, conforme art. 57 da Lei 4.320/1964.
    "Ressalvado o disposto no parágrafo único do artigo 3º (Operações de Crédito por Antecipação da Receita - ARO) desta lei serão classificadas como receita orçamentária, sob as rubricas próprias, tôdas as receitas arrecadadas, inclusive as provenientes de operações de crédito, ainda que não previstas no Orçamento."
    Então:
    Receita orçamentária pode não conter no orçamento.
    Receita extraorçamentária não conterá no orçamento.

    A receita extraorçamentária são receitas transitórias, ou seja, serão restitídas em época própria. Em princípio, não causam impacto no saldo patrimonial, mas aumentam as disponibilidades financeiras.
  • Receitas Extraorçamentárias
    São recursos financeiros de caráter temporário e não integram a Lei Orçamentária Anual. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa. Exemplos: depósitos em caução, fianças, operações de crédito por antecipação de receita orçamentária – ARO3, emissão de moeda e outras entradas compensatórias no ativo e passivo financeiros.
    fonte:PCOrcamentário 2012
  • Mais e como fica entendido no caso de doações recebidas? pq não terá a obrigação de pagamento e será uma Receita efetiva extraorçamentária, correto?
  • GABARITO: D

    Devemos considerar que as receitas extraorçamentárias: não trazem impacto sobre a situação líquida patrimonial; não modificam contas que não pertençam ao ativo circulante e ao passivo circulante; não afetam o superávit financeiro, por envolver lançamentos contábeis que se anulam. O correto é afirmar que elas não são previstas no orçamento e devem ser restituídas aos legítimos proprietários posteriormente.

    As receitas extraorçamentárias não integram o orçamento público e constituem passivos exigíveis do ente, de tal forma que o seu pagamento não está sujeito à autorização legislativa. Isso ocorre porque possuem caráter temporário, não se incorporando ao patrimônio público.

  • Olá Rogério, 

    Doação, apesar de não constar na LOA, é uma receita Orçamentária. Pois  Receitas Orçamentárias são aquelas que estão disponíveis para cobertura das despesas orçamentárias, independente de estarem ou não previstas no orçamento.
    Já as Receitas Extra-Orçamentárias são recursos financeiros de caráter temporário, não se incorporam ao patrimônio público e não integram a Lei  Orçamentária Anual. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa.

    Espero ter ajudado. abraço
  • Segundo o MTO 2020, receitas extraorçamentárias são recursos financeiros que apresentam caráter temporário e não integram a LOA. O Estado é mero depositário desses recursos, que constituem passivos exigíveis e cujas restituições não se sujeitam à autorização legislativa.

    Agora analisemos as alternativas:

    a) Errada. Receitas extraorçamentárias não pertencem ao Poder Público, somente transitam momentaneamente pela conta da Administração Pública, que possui a obrigação de devolvê-los. Por isso, constituem passivos exigíveis. O ativo aumenta, mas o passivo também. Assim, a situação líquida patrimonial permanece inalterada.

    b) Errada. As receitas extraorçamentárias modificam as contas do ativo circulante (AC) e do passivo circulante (PC).

    c) Errada. Mais uma vez: as receitas extraorçamentárias modificam as contas do ativo circulante (AC) e do passivo circulante (PC).

    d) Correta. As receitas extraorçamentárias ficam fora do orçamento! Elas não integram a LOA!

    E, como não pertencem ao Poder Público, devem ser restituídas em época própria.

    e) Errada. Superávit Financeiro é o ativo financeiro menos o passivo financeiro (SF = AF – PF).

    Como a receita extraorçamentária é um fato permutativo (aumenta o ativo, mas também aumenta o passivo) o Superávit Financeiro permanece inalterado.

    Gabarito: D