Passiva tem o sentido de "negativa" ou "que causa efeito negativo" (exemplo, Ciclano da Silva é muito passivo, nao faz nada por conta própria)
Ativa tem o sentido de "algo bom", algo "que incrementa" ou "que cause um efeito positivo" (exemplo, Beltrano Junior é um cara ativo, não gosta de ficar parado)
Uma
Insubsistência Passiva é algo que, ao deixa de existir, provoca um efeito negativo ao patrimônio. (exemplo, roubo de um carro
sem seguro)
Já uma
Insubsistência Ativa é algo que, ao deixar de existir provoca um efeito positivo ao patrimônio. (exemplo, prescição de uma divida tributaria)
E uma
Superveniência Passiva é algo que, ao aparecer, provoca um efeito negativo ao patrimônio. (exemplo, uma multa de transito, ou juros incorridos por atraso no pagamento de uma divida)
Já uma
Superveniência Ativa é algo que, ao aparecer, provoca um efeito positivo ao patrimônio. (exemplo, o recebimento de uma herança, ou ser contemplado naquelas captalizações que os bancos empurram aos clientes)
Agora a pegadinha deles esta nos termos
Do Ativo e
Do Passivo Insubsistência DO ATIVO é quando algo que era DO ATIVO, some/desaparece, podemos tomar como exemplo o roubo do carro(ativo não circulante) sem o seguro, ou furto em caixa (ativo circulante)
Insubsistência DO PASSIVO é quando algo que era DO PASSIVO, some/desaparece, podemos tomar como exemplo a multa que deixou de existir, ou o perdão de uma divida de IPTU.
Superveniência DO ATIVO é algo DO ATIVO que aparece/surge, podemos tomar como exemplo a herança, ou ganhar na loteria.
Superveniência DO PASSIVO é algo DO PASSIVO que aparece/surge, podemos tomar como exemplo a multa de transito, ou uma divida trabalhista.
Podemos relacionar assim:
Insubsistência do Ativo, REDUZ o Ativo, é uma Insubsistência Passiva = Despesa
Insubsistência do Passivo, REDUZ o Passivo, é uma Insubsistência Ativa = Receita
Superveniência do Ativo, AUMENTA o Ativo, é uma Superveniência Ativa = Receita
Superveniência do Passivo, AUMENTA o Passivo, é uma Superveniência Passiva = Despesa
Espero ter ajudado