SóProvas


ID
669481
Banca
FCC
Órgão
TCE-SP
Ano
2012
Provas
Disciplina
Auditoria Governamental
Assuntos

Na auditoria da administração pública, os testes realizados com o objetivo de obter evidências quanto à suficiência, exatidão e validação dos dados produzidos pelo sistema contábil e administrativo do ente público são denominados testes

Alternativas
Comentários
  • Resposta Correta: Letra B
    De acordo com a IN SFC/MF n° 01/2001 dispõe que em atendimento aos objetivos da atividade, o auditor deve realizar, na extensão indicada na ordem de serviço os testes (substantivos) nas circunstâncias, para obter evidências qualitativamente aceitáveis que fundamentem, de forma objetiva, seu trabalho.
    As evidências  (notas fiscais, faturas, manuais de operação da empresa, cálculos desenvolvidos pelo auditor, extratos bancários, entrevistas) de audiroria compreende as informações utilizadas pelo auditor para chegar às conclusões em que fundamentam, a um grau de razoável de convencimento, a opinião do auditor.

    Fonte: http://www.editoraferreira.com.br/publique/media/AU_04_Ricardo.pdf
    Os testes substantivos visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelo sistema contábil da entidade. Por intermédio dos testes substantivos, o auditor apura se os saldos das contas indicam adequadamente a situação do patrimônio e suas variações, procurando identificar se há contas com saldos subavaliados ou superavaliados.
    Os testes substantivos são divididos em:
    1 - testes de transações e saldos;
    2 - procedimentos de revisão analítica.
    Nos testes de transações e saldos, o auditor verifica se os fatos contábeis foram adequadamente registrados, de forma que as contas apresentem uma avaliação correta dos elementos patrimoniais e de suas variações no período considerado. Com a adoção dessa medida, o auditor poderá indicar no parecer se as informações divulgadas nas demonstrações contábeis são adequadas quanto ao conteúdo.
    A quantidade de transações e saldos que o auditor examinará depende da avaliação que ele tenha feito dos controles internos, durante os testes de observância. Se os controles internos forem ruins, a quantidade de testes substantivos será maior. Caso os controles internos sejam bons, a quantidade de testes substantivos será menor.
  • LETRA B

    Testes de observância ou aderência
    visam a obtenção de uma razoável segurança de que os controles internos estabelecidos pela administração estão em efetivo funcionamento, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários da Entidade.

    Testes substantivos
    visam à obtenção de evidência quanto à suficiência, exatidão e validade dos dados produzidos pelos sistemas de informações da Entidade.


    Fé!

  • testes de observância (=testes de controle) visam à obtenção de razoável segurança de que os CONTROLES INTERNOS estabelecidos pela administração estão em EFETIVO FUNCIONAMENTO, inclusive quanto ao seu cumprimento pelos funcionários e administradores da entidade.

    Os testes substantivos (=procedimentos substantivos) visam à obtenção de evidência quanto à SUFICIÊNCIA, EXATIDÃO E VALIDADE DOS DADOS produzidos pelos sistemas de informação da entidade.