-
a assertiva foi muito infeliz ao dizer: "é a forma mais precisa"
a média não é precisa, a curva de permanência é uma média das vazões de um corpo hídico ao longo dos dias, semanas, meses e anos
questão errada
-
Correlacionam valores de vazão com a sua probabilidade de ocorrência.
Normalmente, atendência é de ter pouca probabilidade para uma vazão muito alta.
-
Curva de permanência:
A curva de permanência (ou de duração) é a curva acumulativa de frequência da série temporal de vazões (não de vazões instantâneas). Na sua confecção, as vazões são arrumadas de forma decrescente (não em ordem cronológica).
É usada, por exemplo para avaliar o potencial de abastecimento de um rio (numa dada seção). Visando realizar o estudo de disponibilidade hídrica, para verificar se haverá água suficiente para o empreendimento, a curva que indica a porcentagem de tempo em que determinado valor de vazão foi igualado ou ultrapassado durante o período de observação. Não há tanta precisão nesse método.
-
Para a elaboração da curva de permanência, as vazões são ordenadas por sua grandeza e não de forma cronológica. Assim, esse método despreza a correlação entre as vazões. Ou seja, ao se traçar a curva de permanência, não se sabe mais de que forma a vazão de ontem interferiu na vazão de hoje ou como a de hoje interferirá na de amanhã.
PROFESSOR: REYNALDO LOPES
-
"Métodos para estimativa da disponibilidade hídrica
A escolha da variável ou função hidrológica que caracteriza a disponibilidade é questionável devido à capacidade de representatividade dos processos físicos e ambientais. As funções hidrológicas tradicionais são: o hidrograma que representa a vazão no tempo, mas não indica a probabilidade de sua ocorrência, apenas é descritivo do comportamento; a curva de permanência que representa uma forma de expressão da frequência de ocorrência das vazões do rio, mas tem como limitação a falta de representatividade da sequência temporal; a curva de probabilidade de vazões médias e mínimas que trabalham com valores médios, que não retratam a variância dos valores e a mínima, que trata de extremos e não a variação durante os períodos de estiagens."
Fonte: https://abrh.s3.sa-east-1.amazonaws.com/Sumarios/15/d10e0ca961a111adf95ca28c21078539_a24fb6762c28e81794b336c73d4e5121.pdf