SóProvas


ID
669760
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

A garantia à integridade administrativa do produtor do acervo arquivístico exige, como referência, numa hierarquização de prioridades, a(s)

Alternativas
Comentários
  • Gabarito C

    Princípio da organicidade: 

    Organicidade e Competência Administrativa: o acervo em formaçãoou em processo de arranjo nos arquivos permanentes devem refletir a estrutura interna e as competências/atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter relação dos conjuntos de um fundo.
  • c) correta
    Princípio da organicidade diz respeito à relação natural entre documentos de um arquivo, em decorrência das atividades da entidade que o acumulou. Os arquivos produzidos por entidade coletiva, pessoa jurídica ou física refletem a estrutura e as atividades da sua entidade mantenedora no contexto da organização  dos conjuntos documentais.
  • Princípio da organicidade: as relações administrativas orgânicas se refletem nos conjuntos documentais. A organicidade é a qualidade segunda a qual os arquivos espelham a estrutura, funções e atividades da entidade produtora/acumuladora em suas relações internas e externas.
  • Ué, pra mim a certa foi a b).
  • Eu também marquei C
    Mas acredito que consideraram a certa a letra B pela expressão: "numa hierarquização de prioridades", que está no final da questão. Me parece que faz referência a supremacia do princípio da Proveniência com relação à Organicidade.
  • Fiquei totalmente perdida agora. O Jorge Eduardo afirma se a C e que no gabarito está C. Porem aqui no site está como B. Qual é a certa então? 
    Eu marquei C

  • Pessoal, a resposta é a letra B, proveniência.

  • Gabartio: B;

    (DTA+CESPE) Integridade Arquivistica ou Administrativa - decorre do princípio da proveniência, consistindo em resguardar um fundo de: misturas com outros, de parcelamentos e de eliminações indiscriminadas, de forma que seja assegurado a integridade do acervo do produtor.

    (FUNCAB/MPOG/2015) O objetivo decorrente do prinçipio da proveniência que consite em resguardar um fundo para que ele não se misture a outros, não ocrra parcelamento e nem elimintação indiscriminadas, denomina-se: INETGRIDADE ARQUIVÍSTICA;

     

  • proveniência

    A definição do Dicionário de Terminologia Arquivística não se afasta muito
    disto:
    “Princípio básico da arquivologia segundo o qual o arquivo produzido
    por uma entidade coletiva, pessoa ou família não deve ser misturado aos de
    outras entidades produtoras.”

  • Gabarito letra B!

    POVENIÊNCIA: Por este princípio, os arquivos devem ser organizados em obediência à competência e às atividades da instituição ou pessoa legitimamente responsável pela produção, acumulação ou guarda dos documentos.

    No que diz respeito à organicidade, se refere enxutamente ao acervo ou biblioteca, sua organização interna.

    ORGANICIDADE :O acervo deve refletir a estrutura interna e as competências / atribuições de seu órgão produtor, mantendo a inter-relação dos conjuntos de um fundo

    De modo geral, se tratanto de Arquivística Integrada, pressupõe hierarquia!

    Fonte: Arquivologia Facilitada Prof. João Tiago

  • Todo o conjunto de documento arquivístico é formado por meio de um ou vários critérios. No caso do arquivo, o primeiro critério a ser observado é quanto à origem dos documentos.

    A primeira característica do arquivo é que ele é fonte de provas e informações sobre as atividades de uma determinada entidade. Sendo assim, os documentos possuem como primeiro e principal critério para a formação do conjunto o fato de pertencerem a uma mesma instituição, ou seja, fato ligado à sua origem e proveniência.

    Gabarito do professor: Letra "B"
  • proveniência.

  • Gabarito: B

    Conforme Rousseau e Couture, a Proveniência tem as seguintes vantagens:

    A aplicação garante a integridade administrativa dos arquivos e o pleno valor de testemunho. Permite-se saber a natureza dos documentos que serão tratados, pois os arquivos são produtos das atividades da instituição. A aplicação do princípio da proveniência e o fundo, seu resultado, considera os conjuntos documentais e não as peças. A acumulação dos documentos por meio das atividades é algo objetivo, assim, evita-se a interpretação e qualquer tipo de subjetividade que possa ser dada. Acrescenta-se que a recuperação da informação é favorecida e maximiza-se o processo de gestão de documentos. Ainda, o princípio em apreço permite a aplicação do princípio da universalidade, noção do geral ao particular, conferindo um método de trabalho, no qual considera-se as unidades de trabalho maiores e, em seguida, as menores. Ao final, elimina-se a possibilidade de dispersão dos documentos.

    Além disso, consoante Bellotto, “os fundos de arquivo devem ser preservados sem dispersão, mutilação, alienação, destruição não autorizada ou adição indevida. Esse princípio deriva do princípio da proveniência” (Bellotto, 2006, p. 88).

    Assim, fazemos o link da proveniência com a integridade.