SóProvas


ID
669865
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Considerados enquanto manifestação de vontade de autoridade suprema que deve ser acatadas por seus subordinados, os documentos normativos são emanados pelo

I. Poder Executivo.
II. Poder Legislativo.
III. Poder Judiciário.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Eu não sou de ficar criticando questões, muito menos as Bancas. Posso discordar do gabarito, injuriar pacificamente algum colega aqui do QC (rs)... Mas a pergunta que não quer calar é a seguinte: que por%$# de pergunta que é essa? Parece que pegaram trecho de um livro e colaram na prova... Não tem nem pé nem cabeça.
    Respondendo a questão que afetou o meu emocional e, se eu tivesse feito esta prova, incapacitar-me-ia de redigir a dissertação:  os três poderes são capazes de emanar os documentos normativos acima descritos.
    Segundo a Wikipedia, documento normativo é um documento que estabelece regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados. Portanto, os três poderes são capazes emaná-los, assim como empresas privadas e organizações diversas. (A parte sublinhada está sujeita a confirmação).
    Gabarito: Letra D
  • Segundo Bellotto, os atos normativos são os de cumprimento obrigatório, sendo de manifestação de vontade de autoridades supremas e devendo ser acatados pelos subordinados. Emanam do Poder Legislativo ou de autoridade administrativa. Incluem: leis, decretos-leis, estatutos, regimentos, resoluções, portarias, instruções normativas, ordens de serviço, decisões, acórdãos, despachos, quando decisórios.

    Obs: Não entendi o gabarito da questão. 

    Bellotto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. Página 49

  • Eu concordo com a colega Tatiana mas penso que a questão usou a palavra "normativos" da forma mais simples que poderia usar e fez menção às atividades atípicas que, de fato, os três poderem realizam. ;)

  • Segundo Bellotto, os atos normativos são os de cumprimento obrigatório, sendo de manifestação de vontade de autoridades supremas e devendo ser acatados pelos subordinados. Emanam do Poder Legislativo ou de autoridade administrativa (funções atípicas)*. Incluem: leis, decretos-leis, estatutos, regimentos, resoluções, portarias, instruções normativas, ordens de serviço, decisões, acórdãos, despachos, quando decisórios.

    Bellotto, Heloísa Liberalli. Arquivos permanentes: tratamento documental. 3. ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2005. Página 49

    * grifo nosso

    GAB: letra E