-
Na década de 1980 o Brasil vivia o fim do regime militar e a volta da Democracia, ainda que em seus primeiros passos. A Arquivologia vinha ganhando força na sociedade, com a criação do Sistema Nacional de Arquivos - SINAR, e o primeiro curso de graduação em Arquivologia, além da formação da Associação de Arquivistas Brasileiros, ambos na década de 1970.
Neste contexto, teve forte influência em seu trajeto a revogação do Ato Institucional nº 5, em 1978. Este Ato permitia aos governantes militares perseguir, sem qualquer pudor, todos os que eram contra o governo. Com sua revogação, houve mais liberdade de expressão, inclusive a científica, cuja produção do conhecimento era alimentada pelas informações e pesquisa.
Gabarito do professor: Letra "D"
-
Gabarito d
-
Referência:
http://revista.arquivonacional.gov.br/index.php/revistaacervo/article/view/484/483
-
Resumindo:
AI 1 - Dava ao governo militar poder de cassar e suspender de direitos políticos dos "subversivos", e também o poder de alterar a Constituição. Eleição indireta pra Presidente da República.
AI 2 - Dissolveu todos os partidos políticos.
AI 3 - Eleição indireta para governadores.
AI 4 - Convocação extraordinária do Congresso Nacional - votação e outorga do Projeto de Constituição de 1967.
AI 5 - Endurecimento do regime. Aumentou consideravelmente os poderes do Presidente: poderia cassar mandatos; suspender direitos políticos etc. "Institui-se a tortura".