SóProvas


ID
669883
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Embora a qualidade de um profissional arquivista não esteja na capacidade de decorar regras, números e unidades de medidas diversas, é necessário dominar as terminologias e ter a clareza de que a fundamentação dos processos de avaliação é a

Alternativas
Comentários
  • Pergunta estranha parece que esta faltando complementação, acertei por exclusão...

    a) proveniência é o princípio base da Arquivologia que significa que o conjunto de documentos de alguém não deve se misturar aos de outras pessoas/entidades distintas.

    b) Função: Como as outras opções possuem respostas precisas ja descartei , essa como mais genérica e abrangente completa a resposta da afirmação.

    c) fase intermediária, segunda estágio da evolução dos documentos, guarda os documentos que não são consultados mais com tanta frequência, e que aguardam a sua destinação final em depósitos de armazenamento temporário. 

    d) Temporalidade: Instrumento de destinação ( Tabela de Temporalidade e Lista de eliminação) É um instrumento de destinação, aprovado pela autoridade competente, que determina os prazos em que os documentos devem ser mantidos nos arquivos correntes e intermediários, ou recolhidos aos arquivos permanentes, estabelecendo critérios para microfilmagem e eliminação (terminologia).



     
  • O que é função ?

    Para mim a resposta seria- temporalidade

    Alguém ajuda ?
  • Valeu seu madruga, nos ajudou muito!
  • A fundamentação do processo de avaliação pra mim é a temporalidade, não entendi o termo função

  • Muito bom seu Madruga, está de parabéns!

  • Eu tb coloquei temporalidade, mas vi que na ISDF (Norma internacional para descrição de funções) existe essa explicação:

     A análise das funções de entidades coletivas é importante como base para muitas atividades de arquivamento. Funções são reconhecidas, geralmente, como mais estáveis que estruturas, que são freqüentemente mescladas ou transferidas quando ocorre reestruturação. 

    Em conseqüência disso, funções são apropriadas para servir como: 

    - uma base para o arranjo, classificação e descrição de documentos; 

    - uma base para a avaliação de documentos; 

    - uma ferramenta para a recuperação e análise de documentos.

  • Questão estranha, não entendi por que a alternativa "função" ser a correta, porém, compreendi após a explicação da Marcelle. Obrigado.

  • Então função é a fundamentação dos processos de avaliação?

  • Simples e objetivo:

    a) PROVENIÊNCIA. É o princípio que norteia a criação e confecção de fundos arquivísticos. Independe da avaliação, pois este processo é posterior a identificação do fundo. (ERRADA)

    b) FUNÇÃO. Junto com a atividade, são os pilares da criação de um documento e fundamentam a avaliação e definição de temporalidades, dos períodos do ciclo vital e sedimentam a criação de arquivos permanentes. (CORRETA)

    c) FASE INTERMEDIÁRIA. É a idade que resulta da avaliação, sendo assim não a funadamenta. (ERRADA)

    d) TEMPORALIDADE. Surge da avaliação, mas não a fundamenta. Você classifica, avalia, define a temporalidade e os períodos do ciclo vital. (ERRADA).

  • Gabarito B

      

    Questão da Consulplan que, embora não complexa, requer uma certa atenção por parte do candidato. Para se atribuir um valor a um determinado conjunto documental, é imprescindível, antes de tudo, que seja identificada a sua efetiva função na instituição. Deve-se questionar sobre qual o real papel daquele registro no fundo arquivístico, e seu consequente nível de relevância. A partir daí, torna-se então possível a definição dos prazos de guarda e da sua destinação final. Portanto, a letra b é o gabarito. Observe-se também que a literatura arquivística recomenda que a avaliação documental seja realizada ainda na idade corrente, no sentido de maior eficiência de tal processo arquivístico.

     

    Fonte: Arquivologia Facilitada 2ª Ed.

     

    Tudo posso Naquele que me fortalece!