SóProvas


ID
669901
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Arquivologia
Assuntos

Nas discussões sobre os valores primários e secundários ou sobre a utilização dos documentos permanentes, NÃO se pode ignorar que se refere às suas vertentes

Alternativas
Comentários
  • letra C 

    Vamos analisá-la:

    Primeiramente devemos entender a diferença entre valores primários e secundários dos documentos.

    Valor primário: refere-se ao valor que o documento apresenta para o funcionamento da instituição. É o valor pelo qual o documento foi criado (todo documento nasce com um objetivo administrativo) e por isso está presente em todo documento quando de sua criação. É um valor temporário, perdendo seu valor administrativo quando atingir todas as finalidades que se possam esperar do mesmo para o funcionamento da instituição.

    Valor secundário: refere-se à possibilidade de uso dos documentos para fins diferentes daqueles para os quais foram originariamente criados, quando passa a ser considerado fonte de pesquisa e informação para terceiros ou para a própria administração.

    Com isso temos que o documento, após perder seu valor administrativo, pode ou não adquirir valor histórico, e uma vez tendo-o adquirido, este se torna definitivo (permanente) não podendo jamais ser eliminado.

    Assim podemos concluir que, dependendo do tipo de arquivo, os documentos permanentes (de valor secundário) poderão ser utilizados como fontes de pesquisa científica, histórica, cultural, educacional entre outras.

    Entretanto, na utilização do documento como fonte de pesquisa, não poderá ser ignorado o motivo pelo qual o documento foi originalmente criado (valor primário ou administrativo).

    Dado o exposto, temos a letra C como correta.