SóProvas


ID
670051
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Gestão de Pessoas
Assuntos

O processo de seleção de pessoas apresenta os seguintes modelos, a saber: modelo de classificação, modelo de seleção e modelo de colocação de candidatos. Os modelos de processo seletivo de classificação e colocação equivalem a, respectivamente,

Alternativas
Comentários
  • c) correta. O  processo  de  seleção  de  pessoas  apresenta  os  seguintes  modelos, a saber: modelo de classificação, modelo de seleção  e  modelo  de  colocação  de  candidatos.
    Modelo de Colocação. O número de vagas e de candidatos é o mesmo.
    Modelo de Seleção. O número de candidatos é maior que o de vagas.
    Modelo de Classificação. Há vários candidatos habilitados para várias vagas
  • MODELO DE COLOCAÇÃO: SO 1 CANDIDATO PARA 1 (UMA) VAGA
     
    MODELO DE SELEÇÃO: VÁRIOS CANDIDATOS PARA 1 (UMA) VAGA
     
    MODELO DE CLASSIFICAÇÃO: EXISTEM VÁRIOS CANDIDATOS PARA CADA VAGA E VÁRIAS VAGAS PARA CADA CANDIDATO.

    FONTE:  ADMINISTRAÇÃO GERAL E PÚBLICA, IDALBERTO CHIAVENATO.
  • Que idiotice de conceito inútil! Qual a necessidade de teorizar o bom-senso?
     

  • Modelos :

    1. Modelo de colocação: é quando só há um candidato e uma vaga a ser preenchida;

    2. Modelo de seleção: ocorre quando há vários candidatos para ocupar uma vaga específica. Assim, a organização escolhe o melhor candidato para a sua necessidade.

    3. Modelo de classificação: está relacionado à existência de múltiplas vagas para cada candidato e múltiplos candidatos para cada vaga. É uma abordagem ampla e eficaz para aproveitar as capacidades dos candidatos inscritos para a organização para os vários cargos disponíveis.

    4. Modelo de agregação de valor: é o modelo que busca comparar as competências individuais que os candidatos oferecem em relação às competências que interessam à organização, para que lhe agregue valor e aumente a sua competitividade.

    Fonte: Estratégia Concursos 
  • Modelo de Colocação: Há um só candidato e uma só vaga a ser preenchida por aquele candidato. Este modelo não inclui a alternativa de rejeitar o candidato. O candidato apresentado deve ser admitido sem sofrer qualquer rejeição. 



    Modelo de Seleção: Há vários candidatos e apenas uma vaga a ser preenchida. Cada candidato é comparado com os requisitos exercidos pelo cargo que se pretende preencher, ocorrendo duas alternativas, apenas: aprovação ou rejeição. Se aprovado, o candidato deverá ser admitido, se reprovado, o candidato é reprovado do processo seletivo, pois existem vários outros candidatos para o cargo e apenas um deles poderá ocupá-lo. 



    Modelo de classificação: Existem vários candidatos para cada vaga e várias vagas para cada candidato. Cada candidato é comparado com os requisitos exigidos pelo cargo que se pretende preencher. Ocorrem duas alternativas para o candidato: ser aprovado ou rejeitado para aquele cargo. Se aprovado é admitido. Se rejeitado, passa a ser comparado com os requisitos exigidos por outros cargos que se pretende preencher, até se esgotarem os cargos vacantes e as alternativas restantes. Daí a denominação classificação. Para cada cargo a ser preenchido ocorrem vários candidatos que o disputam, sendo que apenas um deles poderá ocupá-lo, se vier a ser aprovado. O modelo de classificação parte de um conceito ampliado de candidato: a organização não o considera interessado em um único e determinado cargo, mas como candidato da organização e que poderá ser posicionada no cargo mais adequado às suas características pessoais. É a abordagem mais ampla e eficaz.