-
ALTERNATIVA B
O índice de liquidez seca (LS) corresponde à divisão entre o Ativo Circulante (desconsiderando os estoques) e o Passivo Circulante, ou seja: (AC-ESTOQUES)/PC.
Assim, para que ele se reduza, é necessário que o numerador (AC-ESTOQUES) diminua, ou o numerador (PC) aumente ou uma combinação das duas hipóteses que implique uma redução do resultado.
A hipótese da alternativa a, por aumentar o ativo circulante (acréscimo de caixa), implica aumento do índice de liquidez seca.
Quanto à alternativa c, por se tratar de operação de longo prazo, não há reflexo no ativo nem no passivo circulante, inexistindo, pois, alteração no índice.
À alternativa d cabe o mesmo comentário da alternativa c.
A alternativa b provoca uma redução do numerador, via aumento do estoque, e um aumento do denominador, através do aumento do passivo circulante, resultando em uma redução do índice de liquidez seca. Para exemplificar, suponha que uma empresa apresente as seguintes informações, antes (1) e depois (2) da aquisição a prazo de 200 de estoque:
Momento 1
ATIVO CIRCULANTE........ 1.000
ESTOQUES....................... 400
PASSIVO CIRCULANTE.. 300
Momento 2
ATIVO CIRCULANTE........ 1.200
ESTOQUES....................... 600
PASSIVO CIRCULANTE.. 500
No momento 1, o índice de liquidez seca seria 2 [(1.000-400)/300]. No momento 2, o mesmo índice seria 1,2 [(1.200-600)/500], comprovando a redução.
Bons estudos!
-
Discordo do comentário com relação a letra B, a questão não fala que o financiamento é de LP, poderia tanto ser de CP quanto de LP, se analisarmos desta forma a alternativa poderia ser motivo de recurso para tal banca.
-
A resposta correta é a letra B. O emprestimo para pagamento dentro do exercicio subsequente deve ser classificado no passivo circulante.
ENTRETANTO...
A letra C não está totalmente errada.
"obtenção de financiamento para a compra de equipamento."
Pode gerar dimunioção da liquidez seca se o financiamento for contratado para pagamento dentro do exercicio subsequente.
Uma dívida de curto prazo para financiamento de imobilizado.
-
A letra C - não está totalmente errada. Logo, a questão deveria ser anulada por ter 2 respostas.
Quando se faz um financiamento para compra de equipamente, a conta Máquinas do ativo não circulante/ Imobilizado aumenta. não influenciando no indice de liquidez seca, pois só se trata de ativo circulante. Porém, parte do financiamente será pago no exercício subsequente. caso contrário, teria que se falar que havia uma carência de pagamento de pelo menos um ano, para não considerarmos que parte do financiamento estaria contabilizado em financiamento de curto prazo, assim diminuindo o resultado do índice, visto que o denominador aumentou da fórmula da liquidez seca.
-
Letra C - Obtenção de financiamento para a compra de equipamentos.
D- Equipamento ( Ativo Imobilizado)
C- Financiamento ( parte no passivo circulante, as prestações cobradas no exercício subsequente).
Logo, o aumento do passivo circulante influenciará o índice de liquidez seca. deixando-o menor, pois o denominador da razão aumentou.
Questão com 2 respostas.
-
A resposta correta e a letra b