SóProvas


ID
67069
Banca
ESAF
Órgão
Receita Federal
Ano
2009
Provas
Disciplina
Português
Assuntos

Assinale a opção que apresenta corretamente ideia contida no trecho abaixo.

O período a que, hoje, assistimos se caracteriza pela perda de legitimidade dos governos e dos modelos neoliberais, mas, ao mesmo tempo, por difi culdades de construção de projetos alternativos. Uma das barreiras para a construção de tais projetos é o próprio fato de esses governos estarem engajados em uma estratégia de disputa hegemônica contínua, convivendo com o poder privado da grande burguesia - das grandes empresas privadas, nacionais e estrangeiras, dos bancos, dos grandes exportadores do agronegócio, da mídia privada. Se essa elite econômica não dispõe de grande apoio interno, conta com grandes aliados no plano internacional, especialmente entre os países globalizadores.
(Emir Sader. A nova toupeira: os caminhos da esquerda latinoamericana. São Paulo: Boitempo, 2009)

Alternativas
Comentários
  • Concordo plenamente, na minha opinião a letra c deveria ser a certa
  • Também discordo do gabarito. Também marquei letra C.
  • No meu entendimento, a resposta correta é a letra C. Seria interessante alguém comentar a razão da alternativa A estar correta.
  • A resposta está em uma relação indireta existente no texto, conforme abaixo:O poderes hegemônicos dos países globalizadores oferecem apoio externo a elite econômica que se opõe a mudança de modelo.
  • A disputa hegemônica (por supremacia) dos países barra a superação dos modelos neoliberais (projetos alternativos)!
    Na vdd é simples! O problema é q esses escritores gostam de complicar! rsrs
  • Alguém pode explicar o erro da alternativa "A" ?

  • (...) perda de legitimidade (...) dos modelos neoliberais, (...) mesmo tempo, (...) dificuldades de construção de projetos alternativos. (...) barreiras para a construção de tais projetos (...) disputa hegemônica (...) com o poder privado da grande burguesia (...). Se essa elite (...) não dispõe de (...) apoio interno, conta com (...) plano internacional, (...) países globalizadores.


    Política neoliberais, no geral, são aquelas que tornam o governo mais aberto a relações com particulares. No caso de haver corrupção nessas relações, há perda de legitimidade das ações do governo que envolvem particulares. São necessários modelos alternativos de políticas, que sofrem dificuldades de se desenvolver devido à ação inibidora de particulares poderosos, que são apoiados por entidades internacionais, mesmo que não sejam apoiados pelo governo interno.
  • Alguém explica o erro da letra b? O professor Fabiano Sales diz que na letra b o examinador incorre em contradição... eu não entendi, porque no momento em que se diz no texto que " se essa elite Econômica não dispõe de grande apoio interno, conta com grandes aliados no plano internacional, especialmente entre os países globalizadores",  eu entendo que ela não precisa de apoio interno, porque ela tem grandes Aliados no plano internacional. Alguém aqui concorda comigo?