SóProvas


ID
670900
Banca
CONSULPLAN
Órgão
TSE
Ano
2012
Provas
Disciplina
Estatística
Assuntos

A equipe de pesquisa de um laboratório farmacêutico está desenvolvendo um medicamento analgésico que promete aliviar a dor de cabeça em um tempo médio menor do que o tempo gasto pelo medicamento padrão, que é de 15 minutos, em média. Para liberar o novo medicamento com essa promessa, é necessário executar um experimento e analisar os dados coletados. Depois de planejar e executar o experimento com a nova droga, coletar os dados e processá-los, o teste estatístico apropriado, que adotou uma hipótese alternativa unilateral, resultou em um valor-p (ou probabilidade de significância) igual a 0,028. Na definição das hipóteses do teste, levou-se em conta que o erro de liberar o medicamento com uma falsa promessa de redução no tempo de alívio da dor de cabeça é mais grave do que deixar de liberar um novo medicamento que funcione em um tempo menor. Denotando por µ o tempo médio, em minutos, para o alívio da dor de cabeça do novo medicamento, considere que

I. as hipóteses nula e alternativa do teste estatístico são, respectivamente, (µ  ≥ 15) e (µ < 15).

II. adotando-se um nível de significância de 0,05, há evidências estatísticas suficientes contra a hipótese nula do teste.

III. se a hipótese alternativa do teste fosse bilateral, o valor- p seria igual a 0,014.

Assinale

Alternativas
Comentários
  • Se não foi fornecido o Desvio-Padrão, como se pode afirmar que a letra B está correta?

    Há como se calcular o DP com os dados do problema?

  • I - CORRETO. Pois a hipótese nula é a formulada pela equipe é o que queremos e a hipótese alternativa é o que vai de encontro com essa ideia, ou seja, da história contada percebemos que estamos investigando o caso mais grave é onde estamos interessado, por isso H0 é igual ou maior que 15.

    II - CORRETO. Se o (valor-p > alpha) eu rejeito a hipótese nula. A ideia é o seguinte, alpha é o seu nível de significância do teste (quem escolhe é o pesquisador) você pode ter até esse valor do valor-p para continuar aceitando H0, isto quer dizer que neste caso se eu tivesse um alpha de 2,8% e um valor-p de 2,8% eu aceitaria H0.

    III - ERRADO. Pois eu deveria multiplicar por dois o p-value unicaudal e o enunciado está dividindo.

    RESPOSTA B